1. Curso capacitará profissionais de saúde das polícias

    O tradicional curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP está com inscrições abertas para formação de profissionais que apoiem a implementação das ações de Saúde do Trabalhador no âmbito das policias civil e militar do Rio de Janeiro. O curso tem por objetivo qualificar aqueles que atuam na atenção à saúde dos policiais, visando a incorporação das relações entre produção, ambiente e saúde às práticas de saúde, de maneira a solucionar problemas cotidianos, considerando o processo produtivo como determinante do processo saúde-doença e da degradação ambiental. Ao todo, 40 vagas estão disponíveis e os interessados devem se inscrever até 11 de agosto através do site da EAD/ENSP.

  2. Inscrições abertas para diversos cursos na ENSP

    Com o objetivo de aprofundar conhecimentos e habilidades técnicas em setores específicos do saber, a ENSP está com chamadas abertas para Seleção Pública 2015 (mestrado e doutorado) - exclusiva para candidatos estrangeiros, dois cursos de atualização, sendo um em políticas de controle de tabagismo e outro em serviços farmacêuticos na Atenção Básica de Saúde e, por fim, uma especialização na modalidade a distância voltada à gestão de redes de atenção à saúde. Confira as todas as oportunidades e saiba como se inscrever.

  3. Webconferência inicia curso sobre Educação Alimentar e Nutricional

    Nesta terça-feira (24/6) acontecerá a aula inaugural do curso em Educação Alimentar e Nutricional no Programa Bolsa Família no Contexto da Intersetorialidade, na modalidade a distância, através de webconferência entre a Fiocruz Rio de Janeiro e a Fiocruz Brasília. A atividade está marcada para 14 horas, com o tema A Educação Alimentar e Nutricional no contexto das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional e terá como palestrante a diretora do Departamento de Estruturação e Integração de Sistemas Públicos Agroalimentares da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional/MDS, Michele Lessa.

  4. Webconferência inicia curso sobre Educação Alimentar e Nutricional

    Nesta terça-feira (24/6) acontecerá a aula inaugural do curso em Educação Alimentar e Nutricional no Programa Bolsa Família no Contexto da Intersetorialidade, na modalidade a distância, através de webconferência entre a Fiocruz Rio de Janeiro e a Fiocruz Brasília. A atividade está marcada para 14 horas, com o tema A Educação Alimentar e Nutricional no contexto das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional e terá como palestrante a diretora do Departamento de Estruturação e Integração de Sistemas Públicos Agroalimentares da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional/MDS, Michele Lessa.

  5. Livro articula teoria e prática na atuação contra TB

    Controle da Tuberculose: uma proposta da integração do ensino-serviço é tema de uma publicação produzida pela ENSP, por meio da Educação a Distância da Escola em parceria com o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF). A coletânea, organizada pela médica sanitarista Maria José Procópio de Oliveira, foi publicada pela Editora Fiocruz. O livro é voltado aos trabalhadores da saúde e traz conteúdos e debates atualizados para o controle e a assistência da tuberculose, uma das doenças infecciosas que mais causam mortes no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos 22 países com alta carga de tuberculose e onde o enfrentamento da doença deve ser considerado prioridade. 

  6. Nova formação voltada para gestão de medicamentos da biodiversidade

    Com o objetivo de qualificar profissionais para atuarem como gestores em qualquer segmento da cadeia produtiva de medicamentos de origem vegetal, estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade. As oportunidade são voltadas tanto para alunos quanto para tutores, com, respectivamente, 30 e 3 vagas. O curso, oferecido na modalidade à distância, tem carga horária de 360 horas, sendo 320 horas realizadas à distância e 40 horas de forma presencial. As inscrições vão até o dia 9 de junho.

  7. EAD/ENSP com inscrição aberta para mais dois cursos

    Dois cursos da Educação a Distância da ENSP tiveram suas inscrições abertas. O curso de aperfeiçoamento Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa teve prorrogação de inscrições, que poderão ser feitas até o dia 30/5. Já o curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, dedicado aos profissionais da Secretaria Municipal de São Paulo (SMS/SP) e funcionários do Departamento de Saúde do Servidor, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Dess/Sempla), da Prefeitura Municipal de São Paulo, teve a reabertura de suas inscrições, que podem ser feitas até o dia 4 de junho.

  8. Chamada de trabalhos para congresso internacional sobre EAD

    Estão abertas as inscrições de trabalho para o 20º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância. Este ano, o encontro traz como eixo central a EAD e a internacionalização da aprendizagem no Brasil. Os trabalho podem ser enviados até o dia 18 de maio e podem ser desenvolvidos em duas categorias Investigação Científica (IC) e Experiência Inovadora (EI). O congresso tem como objetivo ser um espaço de debate para que pesquisadores, educadores e dirigentes organizacionais possam apresentar seus trabalhos científicos baseados em investigação e apresentar relatos de experiências inovadoras. Os participantes terão a oportunidade de assistir mesas-redondas com especialistas nacionais e internacionais, realizar palestras, inserir-se em grupos de trabalho de diferentes linhas de atuação e trocar experiências com diversos profissionais da área. 

  9. Seis cursos EAD/ENSP seguem ofertando vagas

    Estão abertas as inscrições para diversos cursos da ENSP na modalidade a distância (EAD), tanto para alunos como para tutores. Entre as oportunidades desta semana estão o curso de atualização em Fortalecimento de Redes de Atenção e Prevenção à Violência no Território. Também foram abertas vagas para o curso de aperfeiçoamento em Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Rua, além do lançamento do novo edital do curso de aperfeiçoamento em Vigilância do Óbito Materno Infantil e Fetal e de atuação em Comitês de Mortalidade. Ainda continuam abertas as chamadas para os cursos de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (SP) e em Gestão de Redes de Atenção à Saúde. Ao todo são 3.607 vagas. As inscrições devem ser feitas pela internet. Confira todos os detalhes nos editais.