1. Reunião do Comando de Mobilização da ENSP divulga nota de esclarecimento

    O Comando de Mobilização da ENSP se encontrou na tarde de quinta-feira (3/9) para uma reunião extraordinária sobre a pós-graduação e voltou a se reunir na manhã de sexta-feira (4/9) para discutir a conjuntura atual. Como fruto das reuniões, o Comando da ENSP redigiu uma nota com algumas questões que serão encaminhadas ao Comando Geral de Mobilização da Fiocruz. Outro ponto debatido foi a aprovação, como atividade de greve, de mais um encontro da série Encontros com o ensino na ENSP, que terá como tema Formação profissional em saúde: o papel dos formadores. A atividade está programada para o dia 16 de setembro, a partir das 13 horas, no salão internacional da ENSP. Leia a nota de esclarecimento na íntegra. 

  2. Reunião do Comando de Mobilização ENSP de quarta-feira (2/9)

    Após deliberação dos trabalhadores da Fiocruz pela manutenção da greve na instituição, o Comando de Mobilização da ENSP voltou a se encontrar, nesta quarta-feira (2/9), para fazer um balanço da assembleia geral, ocorrida na terça-feira (1/9), e definir as ações futuras a serem adotadas pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Além de uma análise da conjuntura atual, o encontro resultou na marcação de uma reunião ampliada do Comando ENSP, na tarde de quinta-feira (3/9), para reiniciar as discussões sobre questões relevantes no âmbito da Pós-Graduação da Escola. São convidados a participar, às 14 horas, na sala 410, os trabalhadores da Escola, representantes da Pós-Graduação e alunos dos programas ofertados pela instituição. Ainda na tarde de quarta-feira (2/9), o Fórum dos Estudantes da ENSP debaterá a construção de uma pauta específica para este grupo, em encontro na sala 404 da Escola, a partir das 17 horas.

  3. Reunião do Comando de Greve da ENSP de segunda-feira (31/8)

    O Comando de Greve da ENSP se reuniu, nesta segunda-feira (31/8), para debater temas relativos à paralisação dos trabalhadores da Fiocruz. O encontro analisou a conjuntura que vem se desenhando neste período de greve e informa que haverá a assembleia geral dos trabalhadores na terça-feira, 1º de setembro, às 13h30, na quadra Jorge Careli (quadra de Esportes da Asfoc). Após o encontro desta segunda (31/8), os presentes se dirigiram para a vigília e a reunião do Comando de Mobilização Geral nas escadarias do Castelo Mourisco.

  4. Reunião do Comando de Greve da ENSP sexta-feira (28/8)

    O Comando de Greve da ENSP se reuniu na sexta-feira (28/8) para uma discussão que avaliou a conjuntura atual, destacando dois pontos: a reunião com os Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPFs) e a reunião com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), nos dias 30 e 31 de agosto, respectivamente, a partir das 10 horas, em Brasília. Na ocasião a Direção da Escola apresentou também uma reestruturação para a programação de seu aniversário de 61 anos. O Comando de Greve incorporou dois debates como atividades de greve, que terão como tema o enfrentamento da violência e seu contexto atual e violência e saúde.

  5. Fiocruz em Movimento: ENSP participará da ação que apresentará motivos da greve na Fundação à população

    Na quinta-feira, 27 de agosto, o Comando de Greve Geral da Fundação promoverá mais uma ação: o Fiocruz em Movimento. A atividade, que ocorrerá na Praça das Nações, em Bonsucesso, vai levar à população um diálogo sobre o que é realizado na instituição e os motivos pelos quais a Fiocruz está em greve. O Comando de Greve da ENSP participará deste momento, com faixas, cartazes e panfletos e uma das atividades programadas é a realização de mais uma edição do projeto Livro em movimento, campanha iniciada em outubro de 2013 na Escola que visa a promoção da leitura e a troca de livros e que já doou mais de seis mil obras. Ainda sobre a greve da Fiocruz, o Fórum de Estudantes da ENSP realizou, na terça-feira (25/8), uma assembleia tendo como tema a Construção de pauta estudantil em contexto de greve e que resultou numa carta - que pode ser conferia em anexo -, apoiando a greve da instituição.

  6. Comando de Greve da ENSP analisa conjuntura e levará propostas ao Comando de Greve da Fiocruz

    Em mais uma reunião ocorrida nesta segunda-feira, 24 de agosto, o Comando de Greve da ENSP voltou a debater temas relativos à paralisação dos trabalhadores da Fiocruz. O encontro que trouxe posicionamentos diversos dos cerca de 50 servidores presentes, analisou a conjuntura da greve e definiu alguns pontos que serão apresentadas no encontro de terça-feira (25/8) do Comando de Greve Geral da Fundação. Mais do que a proposta de reposição das perdas salariais, a greve na Fiocruz segue discutindo os cortes de recursos para a Saúde, é contra o ajuste fiscal proposto pelo governo, debate para quem serve a Agenda Brasil, e ressalta a luta contra o desmonte dos serviços públicos.

  7. Comando de Greve da ENSP se reúne para debater temas da paralisação

    O Comando de Greve da ENSP se reuniu, nesta sexta-feira (21/8), para debater temas relativos à paralisação dos trabalhadores da Fiocruz. O encontro foi uma reflexão sobre os assuntos que têm preocupado professores, gestores e alunos da ENSP. As questões levantadas voltarão a ser discutidas na próxima semana (24 a 28 de agosto). Segunda-feira, dia 24 de agosto, haverá reunião do Conselho Deliberativo da ENSP, seguida de novo encontro do Comando de Greve da Escola. Um dos temas da reunião desta sexta foi a necessidade de se discutir a volta das disciplinas eletivas dos cursos stricto sensu da ENSP. Até o momento, só as disciplinas obrigatórias têm sido realizadas. A avaliação do Comando é de que se essas aulas não forem retomadas até o dia 31 de agosto, a situação se tornará insustentável.

  8. Comando de Greve Geral da Fiocruz debate agenda futura de atividades

    Nesta quarta-feira (19/8), o Comando de Greve Geral da Fiocruz esteve reunido na sede da Asfoc-SN e o Comando de Greve da ENSP participou do debate. Entre os pontos discutidos, o Comando da Fiocruz fez uma avaliação da conjuntura política geral do país e do movimento de greve dos Servidores Públicos Federais (SPFs), além de abordar a pauta específica com as reivindicações dos servidores da instituição. Ficou acertado que o Comando de Greve Geral da Fiocruz fará um ato de ocupação na quinta-feira (20/8), às 9h30, na Residência Oficial da Fundação, durante reunião do Conselho Deliberativo da Fiocruz. Já na próxima sexta-feira (21/8), o Comando de Greve da ENSP promoverá, às 10 horas, mais um encontro para dar continuidade aos debates sobre a conjuntura política e econômica nacional e as perspectivas para a greve da Fiocruz, sinalizando sempre a importância da mobilização de todos para o debate. Entre os pontos de pauta, o Comando receberá os representantes do Fórum de Estudantes da ENSP para informá-los sobre o movimento e seguir na luta pela defesa da saúde, da cidadania e de direitos sociais conquistados. Ainda na sexta-feira (21/8), o Comando de Greve Geral da Fiocruz volta a se encontrar, às 14 horas, na sede da Asfoc-SN, tendo como ponto de pauta a Pós-Graduação na Fundação, além da agenda futura de atividades.

  9. Comando de Greve ENSP promoverá debate sobre prioridade dos gastos em saúde

    O Comando de Greve da ENSP voltou a se reunir nesta segunda-feira, dia 17/8, para discutir a conjuntura política e econômica nacional e as perspectivas para a greve da Fiocruz, sinalizando a importância da mobilização de todos para o debate. Ficou definido, ao final do encontro, a agenda para esta semana (17 a 21/8), começando com a participação na atividade Greve na Praça, para compor o Ato do Servidores Públicos Federais (SPF) do Estado do Rio de Janeiro, na terça-feira (18/8), na Cinelândia, e com a realização do Ceensp de Greve que terá como tema Prioridades do Gasto e(m) Saúde, na quarta-feira (19/8), às 14 horas, no salão internacional da Escola. Confira todos os destaques da mobilização nesta semana.

  10. Comando de greve realiza ato no Fiocruz pra Você

    O Comando de Greve da ENSP voltou a se reunir nesta sexta-feira, dia 14/08, e a principal atividade definida será o ato dos trabalhadores da Fundação, que ocorrerá no sábado (15/8) durante a 22ª edição do Fiocruz Pra Você. A ideia é que, além dos serviços habitualmente oferecidos à população, os participantes do ato esclareçam à sociedade os motivos da greve e o trabalho que a Fundação desenvolve para a população. O Fiocruz pra Você dará início à primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e sua proposta é criar um ambiente atrativo, que estimule as famílias a vacinar as crianças menores de 5 anos contra a paralisia infantil, por meio da participação em atividades de lazer, culturais, educativas e de promoção da saúde e cidadania. A abertura do evento está prevista para as 8h e o ato dos trabalhadores acontecerá às 10h30.