1. Informe sobre a violência em Manguinhos

    O expediente da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca está suspenso na tarde desta terça-feira (11/4), em virtude dos conflitos na comunidade da Varginha. A Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic) orienta a saída dos estudantes e trabalhadores pela portaria da Avenida Brasil e pede atenção aos motoristas com veículos estacionados na orla ou em frente ao Politécnico. O Centro de Saúde Germano Sinval Faria segue atendendo os usuários presentes na unidade, mas aguarda novas informações da Presidência sobre como proceder. 

  2. CD Ampliado ENSP sobre violência acontecerá nesta tarde, às 14h

    Os constantes episódios de violência na cidade do Rio de Janeiro, em particular no território de Manguinhos, onde encontra-se a Fundação Oswaldo Cruz, estimularam a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca a convocar, na próxima terça-feira (4/4), reunião do CD Ampliado, às 14 horas, no Salão Internacional (4° andar). O objetivo é discutir os impactos e desdobramentos da violência na sociedade e na comunidade ENSP. A direção da Escola convidou diversas unidades, a Asfoc e a presidência da Fiocruz para o debate. 

  3. CD Ampliado ENSP sobre violência acontecerá nesta tarde, às 14h

    Os constantes episódios de violência na cidade do Rio de Janeiro, em particular no território de Manguinhos, onde encontra-se a Fundação Oswaldo Cruz, estimularam a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca a convocar, na próxima terça-feira (4/4), reunião do CD Ampliado, às 14 horas, no Salão Internacional (4° andar). O objetivo é discutir os impactos e desdobramentos da violência na sociedade e na comunidade ENSP. A direção da Escola convidou diversas unidades, a Asfoc e a presidência da Fiocruz para o debate. 

  4. Médica esclarece reportagem sobre vacinação contra febre amarela na ENSP; campanha inicia neste sábado (25/3)

    A médica Celina Boga, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, unidade de saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fiocruz, rebateu, na quarta-feira, a reportagem veiculada em jornal de grande circulação do Rio de Janeiro, cujo texto mencionou a indisponibilidade de vacinas nos postos de saúde da instituição para seus próprios funcionários. Segundo a médica, o CSEGSF “não integra a rede de vacinação contra a FA e segue estritamente os protocolos técnicos das autoridades sanitárias competentes”. Ainda de acordo com ela, a unidade de saúde estará integrada à rede de postos que iniciará a campanha de vacinação contra febre amarela no próximo sábado.

  5. ENSP lamenta morte do advogado Antônio Modesto da Silveira

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca lamenta a morte do advogado Antônio Modesto da Silveira, no dia 22/11 (terça-feira), aos 89 anos, no Rio de Janeiro. Modesto era considerado por juristas o advogado que mais defendeu presos políticos e familiares de desaparecidos e sequestrados pelo regime ditatorial brasileiro de 1964-1985. Ele esteve na ENSP/Fiocruz, em março deste ano, para participar da Tribuna livre: em defesa da democracia e dos direitos sociais. O evento buscou dar voz a diversos atores brasileiros que, já naquela ocasião, demonstravam preocupação com a conjuntura política e econômica do país. O velório ocorreu nesta quarta-feira, na sede da OAB-RJ. Veja, a seguir, o depoimento do advogado na Tribuna Livre.

  6. Instituições lamentam falecimento do filósofo e ativista, Jean Pierre Leroy

    A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), através do seu Grupo de Trabalho Saúde e Ambiente, e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), lamentam o falecimento de Jean Pierre Leroy e expressam suas condolências para toda sua família. Pesquisadores, profissionais da saúde, ambientalistas e movimentos sociais são profundamente gratos por toda sua obra e legado. Nascido em 1939, francês naturalizado brasileiro, filósofo com mestrado em Educação, Jean Pierre foi um aguerrido ambientalista, lutador pelos direitos dos povos tradicionais, pela Amazônia e pela justiça ambiental. Em 2014, Jean Pierre Leroy foi o grande destaque da noite de abertura do 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente (Sibsa), presidido pelo diretor da ENSP, Hermano Castro. Na ocasião ele defendeu a resistência aos processos de desterritorialização e desapropriação dos territórios tradicionais, que, em nossa sociedade, são respaldadas pelos interesses governamentais e pela política do crescimento econômico.

  7. Portal ENSP temporariamente fora do ar

    Por motivos técnicos, o Portal ENSP ficará fora do ar nesta sexta-feira (23/10), entre 9h30 e 14horas. O Portal do EAD/ENSP não será afetado. Aqueles que desejarem acessar o webmail ENSP poderão digitar diretamente a URL http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/webmail/.

  8. Sites da ENSP, EAD e Plataforma Siga fora do ar nesta quinta-feira

    Em decorrência de alguns problemas de lentidão e possíveis riscos ao ambiente computacional onde estão instalados, o Portal ENSP, o site do EAD, a Plataforma Siga e o Ambiente Virtual EAD Viask estarão fora do ar nesta quinta-feira (25/8), das 13 às 17 horas, por motivo de migração dos seus bancos de dados para um novo servidor no datacenter Fiocruz. Por isso, o Informe ENSP não circulará na referida data.

  9. Documento da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose reivindica ações de controle da TB nos jogos Rio 2016

    Frente à iminência do início dos Jogos Olímpicos e a necessidade da organização dos serviços de saúde para garantir assistência à saúde de todos os torcedores - brasileiros e estrangeiros - em conjunto com o estado e município do Rio de Janeiro, que sedia a competição, a Parceria Brasileira Contra a Tuberculose (Stop TB Brasil) vem se manifestar no sentido de garantir que o tema da TB venha a compor o rol das ações previstas por meio dos Centros Integrados de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), visando, principalmente, dar maior visibilidade à doença, sobretudo no que diz respeito à forma de transmissão e aos sintomas e o desenvolvimento de atividades relacionadas ao fortalecimento da vigilância epidemiológica da tuberculose nesse período.