1. CD Ampliado ENSP sobre violência acontecerá nesta tarde, às 14h

    Os constantes episódios de violência na cidade do Rio de Janeiro, em particular no território de Manguinhos, onde encontra-se a Fundação Oswaldo Cruz, estimularam a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca a convocar, na próxima terça-feira (4/4), reunião do CD Ampliado, às 14 horas, no Salão Internacional (4° andar). O objetivo é discutir os impactos e desdobramentos da violência na sociedade e na comunidade ENSP. A direção da Escola convidou diversas unidades, a Asfoc e a presidência da Fiocruz para o debate. 

  2. Médica esclarece reportagem sobre vacinação contra febre amarela na ENSP; campanha inicia neste sábado (25/3)

    A médica Celina Boga, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, unidade de saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fiocruz, rebateu, na quarta-feira, a reportagem veiculada em jornal de grande circulação do Rio de Janeiro, cujo texto mencionou a indisponibilidade de vacinas nos postos de saúde da instituição para seus próprios funcionários. Segundo a médica, o CSEGSF “não integra a rede de vacinação contra a FA e segue estritamente os protocolos técnicos das autoridades sanitárias competentes”. Ainda de acordo com ela, a unidade de saúde estará integrada à rede de postos que iniciará a campanha de vacinação contra febre amarela no próximo sábado.

  3. ENSP lamenta morte do advogado Antônio Modesto da Silveira

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca lamenta a morte do advogado Antônio Modesto da Silveira, no dia 22/11 (terça-feira), aos 89 anos, no Rio de Janeiro. Modesto era considerado por juristas o advogado que mais defendeu presos políticos e familiares de desaparecidos e sequestrados pelo regime ditatorial brasileiro de 1964-1985. Ele esteve na ENSP/Fiocruz, em março deste ano, para participar da Tribuna livre: em defesa da democracia e dos direitos sociais. O evento buscou dar voz a diversos atores brasileiros que, já naquela ocasião, demonstravam preocupação com a conjuntura política e econômica do país. O velório ocorreu nesta quarta-feira, na sede da OAB-RJ. Veja, a seguir, o depoimento do advogado na Tribuna Livre.

  4. Instituições lamentam falecimento do filósofo e ativista, Jean Pierre Leroy

    A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), através do seu Grupo de Trabalho Saúde e Ambiente, e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), lamentam o falecimento de Jean Pierre Leroy e expressam suas condolências para toda sua família. Pesquisadores, profissionais da saúde, ambientalistas e movimentos sociais são profundamente gratos por toda sua obra e legado. Nascido em 1939, francês naturalizado brasileiro, filósofo com mestrado em Educação, Jean Pierre foi um aguerrido ambientalista, lutador pelos direitos dos povos tradicionais, pela Amazônia e pela justiça ambiental. Em 2014, Jean Pierre Leroy foi o grande destaque da noite de abertura do 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente (Sibsa), presidido pelo diretor da ENSP, Hermano Castro. Na ocasião ele defendeu a resistência aos processos de desterritorialização e desapropriação dos territórios tradicionais, que, em nossa sociedade, são respaldadas pelos interesses governamentais e pela política do crescimento econômico.

  5. Portal ENSP temporariamente fora do ar

    Por motivos técnicos, o Portal ENSP ficará fora do ar nesta sexta-feira (23/10), entre 9h30 e 14horas. O Portal do EAD/ENSP não será afetado. Aqueles que desejarem acessar o webmail ENSP poderão digitar diretamente a URL http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/webmail/.

  6. Sites da ENSP, EAD e Plataforma Siga fora do ar nesta quinta-feira

    Em decorrência de alguns problemas de lentidão e possíveis riscos ao ambiente computacional onde estão instalados, o Portal ENSP, o site do EAD, a Plataforma Siga e o Ambiente Virtual EAD Viask estarão fora do ar nesta quinta-feira (25/8), das 13 às 17 horas, por motivo de migração dos seus bancos de dados para um novo servidor no datacenter Fiocruz. Por isso, o Informe ENSP não circulará na referida data.

  7. Documento da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose reivindica ações de controle da TB nos jogos Rio 2016

    Frente à iminência do início dos Jogos Olímpicos e a necessidade da organização dos serviços de saúde para garantir assistência à saúde de todos os torcedores - brasileiros e estrangeiros - em conjunto com o estado e município do Rio de Janeiro, que sedia a competição, a Parceria Brasileira Contra a Tuberculose (Stop TB Brasil) vem se manifestar no sentido de garantir que o tema da TB venha a compor o rol das ações previstas por meio dos Centros Integrados de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), visando, principalmente, dar maior visibilidade à doença, sobretudo no que diz respeito à forma de transmissão e aos sintomas e o desenvolvimento de atividades relacionadas ao fortalecimento da vigilância epidemiológica da tuberculose nesse período. 

  8. Informe ENSP não circulará nesta sexta-feira (8/7)

    Por motivo de reunião interna da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP (CCI), o Informe ENSP não circulará nesta sexta-feira, dia 8/7. O informativo da Escola circulará normalmente na segunda-feira, dia 11/7.

  9. Clementino Fraga Filho: um ícone da medicina brasileira

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca lamenta o falecimento do médico e professor Clementino Fraga Filho. O primeiro diretor-geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) morreu no dia 10 de maio, aos 98 anos, e será lembrado por todos como um dos principais responsáveis pela construção da história da unidade e comprometimento com as causas da saúde. Ele fazia parte da Academia Nacional de Medicina. "Além de ser um ícone da história da medicina, o professor Clementino representa a modernidade da profissão; de uma medicina mais humana, mais próxima da população, do paciente e de toda equipe profissional", afirmou a pesquisadora da ENSP Maria Helena Machado, que o entrevistou durante a elaboração de sua tese de doutorado que buscava entender as transformações da profissão médica.