1. ENSP perde o pesquisador Sergio Koifman

    A Escola Nacional de Saúde Pública lamenta o falecimento, na quarta-feira (21/5), do pesquisador Sergio Koifman, aos 64 anos, decorrente de câncer. Koifman era médico formado pela Uerj, com mestrado em Medicina Social na área de Epidemiologia, pela Universidad Nacional Autónoma de México, doutorado em Medicina Preventiva, pela USP, e pós-doutorado na School of Ocupational Health, McGill University, em Montreal (Canadá). Pesquisador titular da Fiocruz, o professor desenvolveu e também coordenava o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP criado em 2006, o qual recebeu nota seis na última avaliação trienal da Capes (2010-2012).

  2. Informe ENSP não circulou na sexta-feira (9/5)

    A Coordenação de Comunicação Institucional (CCI) informa que, em virtude de problemas no servidor de e-mails da Escola, o boletim Informe ENSP não circulou na sexta-feira (9/5). Pedimos desculpas aos nossos leitores.

  3. Pane no serviço de e-mails impede circulação do Informe ENSP

    A edição de quinta-feira (20/3) do Informe ENSP não circulou em função dos problemas apresentados no serviço de correio eletrônico da ENSP. Segundo informações da equipe da Coordenação de Tecnologia da Informação da Escola, houve uma pane no servidor, mas os problemas já foram solucionados.

  4. Jornalismo ENSP em recesso no final do ano

    Após a publicação de 234 edições em 2013 do boletim Informe ENSP, o setor de jornalismo da Escola Nacional de Saúde Pública entrará em recesso de final de ano até o dia 6 de janeiro de 2014. Neste período de paralisação (21/12/13 - 05/1/14) o trabalho de assessoria de imprensa será mantido. Ao todo, neste ano, foram 2.700 matérias publicadas, abordando os mais variados assuntos de interesse da saúde coletiva brasileira.

  5. Saúde Pública perde Elsa Ramos Pain

    Faleceu, na madrugada de sexta-feira (1º/11), a pesquisadora aposentada do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP Elsa Ramos Pain. O enterro ocorreu no dia 2 de novembro, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju (RJ).

  6. Alerta: o SUS precisa de mais recursos públicos. Os planos de saúde, não!

    A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), por ocasião do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, vêm a público repudiar a utilização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como intermediário da concessão de créditos às cooperativas médicas Unimeds, conforme anúncio do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, durante a Convenção Nacional Unimed, dia 20 de setembro, em Belo Horizonte.

  7. Proibição dos aditivos de produtos do tabaco em risco

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) julgou, na terça-feira (30/7), o adiamento da implantação da RDC 14/2012, que proíbe aditivos nos produtos do tabaco brasileiros, responsáveis pelo aumento da atratividade de cigarros (incluindo os indianos e balineses), cigarrilhas, charutos, fumo de narguilés, entre outros. A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), por meio de artigo assinado pelo diretor, Hermano Castro, e a coordenadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP), Vera da Costa e Silva, expõe os riscos que a extensão do prazo de implantação da resolução traz, deixando crianças e jovens expostos a serem aliciados pelos sabores nos produtos de tabaco. O artigo revela também que o uso de cigarros com sabor entre jovens no Brasil é elevado quando comparado a outros países. Leia o texto na íntegra.

  8. Informe ENSP não circulou na segunda-feira (24/6)

    A Coordenação de Comunicação Institucional (CCI) informa que, em virtude de problemas no servidor de e-mails da Escola, o boletim Informe ENSP não circulou na segunda-feira (24/6). Pedimos desculpas aos nossos leitores.