1. Jornalismo ENSP em recesso no final do ano

    Após a publicação de 234 edições em 2013 do boletim Informe ENSP, o setor de jornalismo da Escola Nacional de Saúde Pública entrará em recesso de final de ano até o dia 6 de janeiro de 2014. Neste período de paralisação (21/12/13 - 05/1/14) o trabalho de assessoria de imprensa será mantido. Ao todo, neste ano, foram 2.700 matérias publicadas, abordando os mais variados assuntos de interesse da saúde coletiva brasileira.

  2. Saúde Pública perde Elsa Ramos Pain

    Faleceu, na madrugada de sexta-feira (1º/11), a pesquisadora aposentada do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP Elsa Ramos Pain. O enterro ocorreu no dia 2 de novembro, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju (RJ).

  3. Alerta: o SUS precisa de mais recursos públicos. Os planos de saúde, não!

    A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), por ocasião do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, vêm a público repudiar a utilização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como intermediário da concessão de créditos às cooperativas médicas Unimeds, conforme anúncio do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, durante a Convenção Nacional Unimed, dia 20 de setembro, em Belo Horizonte.

  4. Proibição dos aditivos de produtos do tabaco em risco

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) julgou, na terça-feira (30/7), o adiamento da implantação da RDC 14/2012, que proíbe aditivos nos produtos do tabaco brasileiros, responsáveis pelo aumento da atratividade de cigarros (incluindo os indianos e balineses), cigarrilhas, charutos, fumo de narguilés, entre outros. A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), por meio de artigo assinado pelo diretor, Hermano Castro, e a coordenadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP), Vera da Costa e Silva, expõe os riscos que a extensão do prazo de implantação da resolução traz, deixando crianças e jovens expostos a serem aliciados pelos sabores nos produtos de tabaco. O artigo revela também que o uso de cigarros com sabor entre jovens no Brasil é elevado quando comparado a outros países. Leia o texto na íntegra.

  5. Informe ENSP não circulou na segunda-feira (24/6)

    A Coordenação de Comunicação Institucional (CCI) informa que, em virtude de problemas no servidor de e-mails da Escola, o boletim Informe ENSP não circulou na segunda-feira (24/6). Pedimos desculpas aos nossos leitores.

  6. Morre o médico argentino Carlos Bloch

    O campo da saúde coletiva perdeu, na última terça-feira (11/6), o médico sanitarista Carlos Bloch. Figura de destaque na Argentina, o fundador do Centro de Estudios Sanitarios y Sociales (CESS), em Rosário, foi reconhecido pela intensa e importante atividade na área da medicina social. Bloch manteve estreitos laços de cooperação em toda a América Latina, especialmente com a Fundação Oswaldo Cruz, por meio de parcerias com pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública.

  7. Palestra de Eugênio Vilaça enfoca atenção primária

    A palestra Redes de atenção à saúde e gestão da clínica, ministrada pelo consultor em saúde pública Eugênio Vilaça Mendes, na aula inaugural do mestrado profissional em Atenção Primária, na sexta-feira (30/3), foi marcada por grande expectativa por parte dos mestrandos. O vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Francisco Braga, abriu o evento salientando a contribuição de Vilaça para o "aprendizado intelectual da saúde pública pela sua capacidade de trazer discussões a um plano macro (epidemiologia), meso (organização da rede de atenção à saúde) e micro (gestão clínica em cada unidade de saúde)".