1. Palestra de Eugênio Vilaça enfoca atenção primária

    A palestra Redes de atenção à saúde e gestão da clínica, ministrada pelo consultor em saúde pública Eugênio Vilaça Mendes, na aula inaugural do mestrado profissional em Atenção Primária, na sexta-feira (30/3), foi marcada por grande expectativa por parte dos mestrandos. O vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Francisco Braga, abriu o evento salientando a contribuição de Vilaça para o "aprendizado intelectual da saúde pública pela sua capacidade de trazer discussões a um plano macro (epidemiologia), meso (organização da rede de atenção à saúde) e micro (gestão clínica em cada unidade de saúde)".

  2. Problemas no servidor afetam informativo da Escola

    O servidor que armazena o banco de dados do Informe ENSP apresentou problemas técnicos na terça-feira, 12 de abril. Por conta disso, o informativo não circulou para os leitores. Todas as notícias da referida edição serão publicadas nesta quarta-feira, 13 de abril. Pedimos desculpas e compreensão aos nossos assinantes pelo problema ocorrido.

  3. Problemas no servidor afetam informativo da Escola

    O servidor que armazena o banco de dados do Portal ENSP apresentou problemas técnicos na segunda-feira, 27 de dezembro. Por conta disso, todas as notícias publicadas na edição de segunda do boletim Informe ENSP foram perdidas. A equipe responsável pelo reparo do servidor migrou toda a base de dados para uma nova máquina, restaurando assim o sistema. Desta forma, a edição de terça-feira (28/12) traz as matérias publicadas originalmente no dia 27/12. Pedimos desculpas e compreensão aos nossos assinantes pelo problema.

  4. Informe ENSP não circulará nesta quinta e sexta (30/9 e 1/10)

    A Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP informa que nesta quinta e sexta-feira, 30/9 e 1/10, não haverá o envio do boletim eletrônico Informe ENSP. Isso ocorrerá porque estão sendo realizadas obras no setor. As atividades serão normalizadas a partir de segunda-feira (4/10), quando o boletim eletrônico voltará a ser enviado normalmente.

  5. Contas de e-mails com problemas para receber o Informe ENSP

    A Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP), responsável pela publicação do Informe ENSP, avisa que o envio de e-mails para os assinantes dos domínios Yahoo! e Hotmail estão sendo bloqueados novamente, pois alguns usuários estão respondendo a mensagens de phishing (fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir informações sigilosas, tais como senhas de acesso ao e-mail ou dados pessoais) solicitando que enviem seus e-mails, logins e senhas para recadastramento no boletim. Em nenhum momento a ENSP, ou o Informe ENSP, solicita tais informações aos seus assinantes. Portanto, não respondam a esse tipo de e-mail.

  6. Ministério da Saúde alerta sobre sintomas de gripe e resfriados durante o inverno

    Desde o início da semana (12/7), o país tem registrado temperaturas baixas em quase todas as regiões. A previsão para os próximos dias, de acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, é de muito frio. Com as temperaturas em queda, a população deve ficar atenta, pois, durante o inverno, é comum o aumento de doenças respiratórias transmissíveis, como gripes e resfriados. A queda de temperatura, o ar mais seco e a maior concentração de pessoas em ambientes fechados favorecem a circulação dos diversos tipos de vírus respiratórios, como os vírus influenza, que causam gripe tanto a gripe comum, também chamada de influenza sazonal, quanto a gripe H1N1, que surgiu no mundo em 2009.

  7. Problemas técnicos deixam Portal e Informe ENSP fora do ar

    Por mais de 48 horas o Portal ENSP e o Informe ENSP estiveram fora do ar devido a uma série de problemas técnicos no servidor de banco de dados da Fiocruz, tornando assim inoperantes todos os serviços oferecidos pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

  8. Ferramenta de comentários garante espaço para leitores

    O Portal da ENSP proporciona aos seus usuários uma ferramenta que possibilita maior interação entre as notícias divulgadas através do Informe e da Intranet ENSP. Nosso objetivo é garantir espaço para que todos possam expressar suas opiniões e trocar experiências.