1. Problemas na internet afetam circulação do Informe ENSP

    Nos dias 10 e 11 de março a Fiocruz teve problemas de conexão de internet em seu campus por conta dos serviços prestados pela Rede Rio (rede de computadores integrada por universidades e centros de pesquisa localizados no Estado do Rio de Janeiro). Em virtude disso, duas edições do boletim Informe ENSP circularam de forma precária, as matérias não puderam ser acessadas e nem o Portal da Escola. Nesta quinta-feira (12/3), a equipe de jornalismo da CCI/ENSP está publicando uma versão diferenciada do informativo, com as notícias veiculadas anteriormente.

  2. Saúde Pública perde o médico Mario Chaves

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca comunica o falecimento de seu ex-professor Mario Magalhães Chaves. Conhecido por Mario Chaves, trabalhou na Fundação SESP (Serviço Especial de Saúde Pública), na Organização Pan-Americana da Saúde e na Organização Mundial da Saúde. Na ENSP/Fiocruz chefiou o Departamento de Administração de Saúde. Formado em odontologia e medicina, foi diretor da Associação Latino-americana de Faculdades de Odontologia e da Federação Pan-Americana de Associações de Faculdades de Medicina. Mario Chaves faleceu no sábado, 28 de fevereiro, tendo a família ao seu lado. Na terça-feira, 10 de março, será celebrada missa em sua memória, às 18h30, na igreja Cristo Redentor, localizada na rua das Laranjeiras 519, Rio de Janeiro.

  3. Oficina de trabalho interrompe circulação do boletim Informe ENSP

    No dia 22 de janeiro, a equipe de jornalismo da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP estará reunida no Palácio Itaboraí, em Petrópolis, para uma oficina de trabalho que visa reorganizar as ações de comunicação oferecidas pela Escola. Em virtude da atividade, que terá participação do diretor da Escola, Hermano Castro, o boletim Informe ENSP não circulará nos dias 22 e 23 de janeiro. As atividades voltam ao normal na segunda-feira (26/1).

  4. Serviço de Gestão Academica atenderá no 2º andar durante período de obras

    O Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP (Seca) informa que em virtude das obras no espaço onde se encontra o Setor, no período de 15 de dezembro de 2014 a 10 de fevereiro de 2015, a Equipe ocupará as Salas de Aula 1 e 2 do Serinf, localizado no 2º andar da Escola. O Seca lamenta o transtorno e agradece a todos pela compreensão.
     
     
     
     

  5. Horário de funcionamentos das secretarias dos Programas ENSP

    No período de 11 de agosto até 15 de setembro, as secretarias dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da ENSP (Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, e Epidemiologia em Saúde Pública), localizadas na sala 317 do prédio principal da Escola, estão funcionando ao público nas terças e quintas-feiras, de 8h às 17 horas.

  6. Saúde Coletiva perde Benedictus Philadelpho de Siqueira

    A ENSP lamenta informar o falecimento do ex-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Benedictus Philadelpho de Siqueira, aos 77 anos, na última terça-feira, 15 de julho, vítima de um acidente vascular cerebral. Professor aposentado, foi ex-diretor da Faculdade de Medicina da UFMG e compôs a segunda diretoria da Abrasco, eleita para o triênio 1981-1983. O velório ocorreu em Divisa Nova (MG).

  7. Saúde Coletiva perde Gilson Carvalho

    O médico pediatra e especialista em Financiamento de Saúde, Gilson Carvalho, faleceu nesta quinta-feira (3/7) pela manhã e o corpo será velado na Câmara Municipal de São José dos Campos, em São Paulo. Em setembro de 2013, Gilson participou do debate Para onde vai o SUS? na ENSP.  A mesa redonda, que também contou com a presença da pesquisadora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Iesc/UFRJ), Ligia Bahia, foi realizada no âmbito das comemorações dos 59 anos da ENSP. A fala de Gilson Carvalho foi permeada por questionamentos sobre o futuro do SUS. "Cadê vocês? O que os intelectuais da academia estão fazendo para ajudar os profissionais da prática, amarrados com o cotidiano. Vocês precisam nos ajudar a construir o SUS!" Gilson atuou por mais de cinquenta anos no campo da saúde e foi um dos idealizadores do Sistema de Único de Saúde.

  8. Morre o epidemiologista Ciro de Quadros

    A ENSP lamenta o falecimento, na quarta-feira (28/5), em Washington (DC), do epidemiologista brasileiro Ciro de Quadros, aos 74 anos. Nomeado “Herói das Américas em Saúde Pública” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ciro de Quadros se notabilizou por sua luta pela erradicação da poliomielite em países da América Latina e no Caribe.

  9. ENSP perde a pesquisadora Cibele Verani

    A ENSP informa o falecimento, nesta segunda-feira (26/5), da pesquisadora Cibele Barretto Lins Verani, aos 59 anos, decorrente de câncer. Cibele Verani era cientista social com mestrado em Antropologia Social pelo Museu Nacional. Pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde, coordenou o Núcleo de Estudos em Saúde de Povos Indígenas (Nespi/Demqs/ENSP).