1. ENSP lamenta morte do advogado Antônio Modesto da Silveira

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca lamenta a morte do advogado Antônio Modesto da Silveira, no dia 22/11 (terça-feira), aos 89 anos, no Rio de Janeiro. Modesto era considerado por juristas o advogado que mais defendeu presos políticos e familiares de desaparecidos e sequestrados pelo regime ditatorial brasileiro de 1964-1985. Ele esteve na ENSP/Fiocruz, em março deste ano, para participar da Tribuna livre: em defesa da democracia e dos direitos sociais. O evento buscou dar voz a diversos atores brasileiros que, já naquela ocasião, demonstravam preocupação com a conjuntura política e econômica do país. O velório ocorreu nesta quarta-feira, na sede da OAB-RJ. Veja, a seguir, o depoimento do advogado na Tribuna Livre.

  2. Instituições lamentam falecimento do filósofo e ativista, Jean Pierre Leroy

    A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), através do seu Grupo de Trabalho Saúde e Ambiente, e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), lamentam o falecimento de Jean Pierre Leroy e expressam suas condolências para toda sua família. Pesquisadores, profissionais da saúde, ambientalistas e movimentos sociais são profundamente gratos por toda sua obra e legado. Nascido em 1939, francês naturalizado brasileiro, filósofo com mestrado em Educação, Jean Pierre foi um aguerrido ambientalista, lutador pelos direitos dos povos tradicionais, pela Amazônia e pela justiça ambiental. Em 2014, Jean Pierre Leroy foi o grande destaque da noite de abertura do 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente (Sibsa), presidido pelo diretor da ENSP, Hermano Castro. Na ocasião ele defendeu a resistência aos processos de desterritorialização e desapropriação dos territórios tradicionais, que, em nossa sociedade, são respaldadas pelos interesses governamentais e pela política do crescimento econômico.

  3. Portal ENSP temporariamente fora do ar

    Por motivos técnicos, o Portal ENSP ficará fora do ar nesta sexta-feira (23/10), entre 9h30 e 14horas. O Portal do EAD/ENSP não será afetado. Aqueles que desejarem acessar o webmail ENSP poderão digitar diretamente a URL http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/webmail/.

  4. Sites da ENSP, EAD e Plataforma Siga fora do ar nesta quinta-feira

    Em decorrência de alguns problemas de lentidão e possíveis riscos ao ambiente computacional onde estão instalados, o Portal ENSP, o site do EAD, a Plataforma Siga e o Ambiente Virtual EAD Viask estarão fora do ar nesta quinta-feira (25/8), das 13 às 17 horas, por motivo de migração dos seus bancos de dados para um novo servidor no datacenter Fiocruz. Por isso, o Informe ENSP não circulará na referida data.

  5. Documento da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose reivindica ações de controle da TB nos jogos Rio 2016

    Frente à iminência do início dos Jogos Olímpicos e a necessidade da organização dos serviços de saúde para garantir assistência à saúde de todos os torcedores - brasileiros e estrangeiros - em conjunto com o estado e município do Rio de Janeiro, que sedia a competição, a Parceria Brasileira Contra a Tuberculose (Stop TB Brasil) vem se manifestar no sentido de garantir que o tema da TB venha a compor o rol das ações previstas por meio dos Centros Integrados de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), visando, principalmente, dar maior visibilidade à doença, sobretudo no que diz respeito à forma de transmissão e aos sintomas e o desenvolvimento de atividades relacionadas ao fortalecimento da vigilância epidemiológica da tuberculose nesse período. 

  6. Informe ENSP não circulará nesta sexta-feira (8/7)

    Por motivo de reunião interna da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP (CCI), o Informe ENSP não circulará nesta sexta-feira, dia 8/7. O informativo da Escola circulará normalmente na segunda-feira, dia 11/7.

  7. Clementino Fraga Filho: um ícone da medicina brasileira

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca lamenta o falecimento do médico e professor Clementino Fraga Filho. O primeiro diretor-geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) morreu no dia 10 de maio, aos 98 anos, e será lembrado por todos como um dos principais responsáveis pela construção da história da unidade e comprometimento com as causas da saúde. Ele fazia parte da Academia Nacional de Medicina. "Além de ser um ícone da história da medicina, o professor Clementino representa a modernidade da profissão; de uma medicina mais humana, mais próxima da população, do paciente e de toda equipe profissional", afirmou a pesquisadora da ENSP Maria Helena Machado, que o entrevistou durante a elaboração de sua tese de doutorado que buscava entender as transformações da profissão médica.

  8. Seca altera local da entrega de documentação para os cursos de inverno na tarde de sexta-feira (6/5)

    O Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP (Seca) informa que devido a dedetização do andar térreo do prédio Ernani Braga (principal da ENSP), o horário de funcionamento do Seca na próxima sexta-feira, 6 de maio, será das 8h30 às 13 horas. Para os interessados nos Cursos de Inverno, toda a documentação necessária poderá ser entregue das 13h às 17 horas na recepção da ENSP, aos cuidados de Carmem, do Seca.

  9. Seca altera local da entrega de documentação para os cursos de inverno na tarde de sexta-feira (6/5)

    O Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP (Seca) informa que devido a dedetização do andar térreo do prédio Ernani Braga (principal da ENSP), o horário de funcionamento do Seca na próxima sexta-feira, 6 de maio, será das 8h30 às 13 horas. Para os interessados nos Cursos de Inverno, toda a documentação necessária poderá ser entregue das 13h às 17 horas na recepção da ENSP, aos cuidados de Carmem, do Seca.