1. Pesquisadora da ENSP agraciada com Prêmio Direitos Humanos 2014

    A pesquisadora da ENSP e coordenadora científica do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), Maria Cecília de Souza Minayo, é uma das 21 personalidades que receberão, no dia 10 de dezembro, o Prêmio Direitos Humanos 2014, oferecido pela Presidência da República. Esta é a 20ª edição do Prêmio, que consiste na mais alta condecoração do governo brasileiro às pessoas e instituições que desenvolvem ações de destaque nas áreas de promoção e defesa dos Direitos Humanos. Cecília Minayo receberá a honraria na categoria Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa.

  2. Tese da ENSP ganha menção honrosa em premiação do SUS

    A tese O arranjo público-privado no Brasil e a qualidade da assistência hospitalar em São Paulo e no Rio Grande do Sul, da aluna de doutorado em Saúde Pública da ENSP Juliana Pires Machado, ganhou menção honrosa na categoria 'doutorado' do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS do Ministério da Saúde 2014. A pesquisa, orientada pelos pesquisadores Mônica Martins e Iuri da Costa Leite, tem como pressuposto que os indicadores de resultado, mensurado pela mortalidade hospitalar ajustada, variam conforme fonte de pagamento das internações e arranjo de financiamento adotado por cada hospital. O estudo observou maior chance de morte entre pacientes internados em hospitais de natureza pública, de arranjo de financiamento somente SUS e de maior porte.

  3. Pesquisadores da Fiocruz vencem Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS

    Pesquisadores da Fiocruz Pernambuco e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) foram vencedores do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS). A cerimônia de entrega do Prêmio foi realizada no dia 12/11, em Brasília, durante a abertura do evento Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: Resultados e Avanços de Pesquisas Estratégicas para o SUS. A aluna de doutorado da ENSP Juliana Pires Machado recebeu menção honrosa por sua tese no referido prêmio.

  4. Abertas as inscrições para o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade 2014

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o edital conjunto nº 60/2014, referente à edição 2013 do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade, que seleciona as melhores teses e dissertações defendidas em 2013 nos grupos "Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia"; "Aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos"; "Redução de Gases do efeito estufa (GEE)"; e "Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate a pobreza". 

  5. Ex-ministra da Saúde de El Salvador é homenageada na Fiocruz

    Em solenidade realizada na ENSP no dia 17 de outubro, a Fundação Oswaldo Cruz outorgou o título de Doutora Honoris Causa a uma mulher que sempre trabalhou em prol de uma saúde pública integral e de qualidade para os povos da América Latina: María Isabel Rodríguez. Emocionada, a médica e ex-ministra da Saúde de El Salvador disse estar sem palavras por receber tal honra de uma instituição que sempre atuou pela ciência a serviço da saúde e estando em uma casa que leva o nome de um amigo pessoal: Sergio Arouca.

  6. María Isabel Rodríguez recebe título de Doutora Honoris Causa na sexta-feira (17/10)

    Uma senhora com pouco mais de noventa anos, um metro e meio de altura e olhos cobertos por enormes óculos. Esta é a Dra. María Isabel Rodríguez, incansável na luta por uma saúde pública de qualidade, pela educação médica, pela universalidade em saúde, entre tantos outros campos da área. Por tudo que esta salvadorenha representa, não só para seu país, mas também para o Brasil e o mundo, a Fundação Oswaldo Cruz vai outorgar a ela o título de Doutora Honoris Causa. A solenidade ocorrerá no dia 17 de outubro, às 10 horas, no salão internacional da ENSP.

  7. María Isabel Rodríguez recebe título de Doutora Honoris Causa na sexta-feira (17/10)

    Uma senhora com pouco mais de noventa anos, um metro e meio de altura e olhos cobertos por enormes óculos. Esta é a Dra. María Isabel Rodríguez, incansável na luta por uma saúde pública de qualidade, pela educação médica, pela universalidade em saúde, entre tantos outros campos da área. Por tudo que esta salvadorenha representa, não só para seu país, mas também para o Brasil e o mundo, a Fundação Oswaldo Cruz vai outorgar a ela o título de Doutora Honoris Causa. A solenidade ocorrerá no dia 17 de outubro, às 10 horas, no salão internacional da ENSP.

  8. Abertas inscrições para o Prêmio InovaSUS 2014

    Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Prêmio InovaSUS, promovido pelo Ministério da Saúde, por intermédio do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Degerst/SGTES). O objetivo é identificar, valorizar e premiar experiências inovadoras em gestão do trabalho. Podem ser inscritas experiências implementadas nos últimos cinco anos pelos governos estaduais, municipais e do Distrito Federal e também por consórcios públicos e fundações públicas de saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

  9. Informação em saúde silvestre: sistema é premiado

    O Sistema de Informação em Saúde Silvestre (Siss-Geo) - uma ferramenta informatizada para o registro, em aparelhos mobile, de observações de animais no campo - acaba de ser premiado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), na categoria Saúde. O Siss é uma plataforma computacional essencial e inerente ao funcionamento do Centro de Informação em Saúde Silvestre (Ciss) da Fiocruz. Ele foi desenvolvido para registrar observações de animais na natureza, por parte de especialistas ou pela participação cidadã, e gerar alertas de eventos de emergência de doenças na fauna, com possível acometimento humano. O Ciss/Fiocruz é coordenado pela pesquisadora da ENSP, Márcia Chame, que também é responsável pelo Programa Institucional Biodiversidade e Saúde da Fundação.