1. CNPq lança 35° edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica

    Destinado às iniciativas que contribuam significativamente para tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas do grande público, o prêmio é concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) desde 1978. As inscrições seguem abertas até 22 de maio. O Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica é individual e é atribuído em um sistema de rodízio a uma das três categorias: "Jornalista em Ciência e Tecnologia", "Instituição ou Veículo de Comunicação" e "Pesquisador e Escritor".

  2. Câmara municipal de Campinas homenageia Paulo Amarante

    Em solenidade realizada no dia 25 de fevereiro, o pesquisador da ENSP e presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), Paulo Amarante, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Campinas por sua vida dedicada em defesa do ‎Sistema Único de Saúde e pela atuação na luta antimanicomial no Brasil e pelo mundo. No mesmo dia, Amarante proferiu a aula inaugural para os recém-ingressantes do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Coletiva da Faculdade de Ciências (FCM) da Unicamp. O evento marcou, também, a conclusão da primeira turma de residentes. A homenagem - Voto de Aplausos da Câmara de Vereadores de Campinas -, foi articulada pelo vereador Pedro Tourinho.

  3. Prêmio Nacional da Biodiversidade: inscrições até 22/2

    Estão abertas, até o dia 22 de fevereiro, as inscrições para o Prêmio Nacional da Biodiversidade, que visa destacar as iniciativas que buscam a melhoria ou a manutenção do estado de conservação das espécies da biodiversidade brasileiras, contribuindo para a implantação das metas de Aichi para a biodiversidade.

  4. Artigo que avalia Ambiente Virtual de Aprendizagem recebe prêmio internacional

    Com uma estratégia inovadora, o artigo Assessment of the use of online communities to integrate educational processes development teams: an experience in popular health education in Brazil foi premiado na Conferência Internacional e-Learning 2014, em Lisboa, Portugal. Escrito pelos pesquisadores da ENSP Elomar Barilli, Stenio de Freitas Barreto, Carla Moura e Marco Antonio Menezes, ele trata do levantamento e análise quanti-qualitativa do uso de Ambientes Virtuais no Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde - uma iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (Sgep/MS), em parceria com a ENSP e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

  5. Pesquisadora da ENSP agraciada com Prêmio Direitos Humanos 2014

    A pesquisadora da ENSP e coordenadora científica do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), Maria Cecília de Souza Minayo, é uma das 21 personalidades que receberão, no dia 10 de dezembro, o Prêmio Direitos Humanos 2014, oferecido pela Presidência da República. Esta é a 20ª edição do Prêmio, que consiste na mais alta condecoração do governo brasileiro às pessoas e instituições que desenvolvem ações de destaque nas áreas de promoção e defesa dos Direitos Humanos. Cecília Minayo receberá a honraria na categoria Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa.

  6. Tese da ENSP ganha menção honrosa em premiação do SUS

    A tese O arranjo público-privado no Brasil e a qualidade da assistência hospitalar em São Paulo e no Rio Grande do Sul, da aluna de doutorado em Saúde Pública da ENSP Juliana Pires Machado, ganhou menção honrosa na categoria 'doutorado' do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS do Ministério da Saúde 2014. A pesquisa, orientada pelos pesquisadores Mônica Martins e Iuri da Costa Leite, tem como pressuposto que os indicadores de resultado, mensurado pela mortalidade hospitalar ajustada, variam conforme fonte de pagamento das internações e arranjo de financiamento adotado por cada hospital. O estudo observou maior chance de morte entre pacientes internados em hospitais de natureza pública, de arranjo de financiamento somente SUS e de maior porte.

  7. Pesquisadores da Fiocruz vencem Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS

    Pesquisadores da Fiocruz Pernambuco e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) foram vencedores do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS). A cerimônia de entrega do Prêmio foi realizada no dia 12/11, em Brasília, durante a abertura do evento Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: Resultados e Avanços de Pesquisas Estratégicas para o SUS. A aluna de doutorado da ENSP Juliana Pires Machado recebeu menção honrosa por sua tese no referido prêmio.

  8. Abertas as inscrições para o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade 2014

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o edital conjunto nº 60/2014, referente à edição 2013 do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade, que seleciona as melhores teses e dissertações defendidas em 2013 nos grupos "Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia"; "Aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos"; "Redução de Gases do efeito estufa (GEE)"; e "Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate a pobreza". 

  9. Ex-ministra da Saúde de El Salvador é homenageada na Fiocruz

    Em solenidade realizada na ENSP no dia 17 de outubro, a Fundação Oswaldo Cruz outorgou o título de Doutora Honoris Causa a uma mulher que sempre trabalhou em prol de uma saúde pública integral e de qualidade para os povos da América Latina: María Isabel Rodríguez. Emocionada, a médica e ex-ministra da Saúde de El Salvador disse estar sem palavras por receber tal honra de uma instituição que sempre atuou pela ciência a serviço da saúde e estando em uma casa que leva o nome de um amigo pessoal: Sergio Arouca.