1. Bolsista da ENSP recebe menção honrosa na XVI Raic da Fiocruz

    Projeção da mortalidade por mesotelioma no Brasil de 1980 a 2003 - Estimativas para as próximas décadas foi o tema do trabalho apresentado pela aluna do Provoc Patrícia de Oliveira da Silva, que recebeu menção honrosa na XVI Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic) da Fiocruz. O objetivo do trabalho foi descrever e analisar os dados de mortalidade por mesotelioma tipo raro de câncer de pleura, pericárdio ou peritôniono, causado, predominantemente, pelo amianto (asbestos) nas regiões, estados e capitais brasileiras, segundo os sexos.

  2. DST/Aids: Congresso de Prevenção abre inscrições para prêmio de fotografia

    O Programa Nacional de DST e Aids lança pela primeira vez um concurso nacional de fotografia. As inscrições estão abertas até 28 de março de 2008. O Prêmio Município-Mundo de Fotografia faz parte da programação cultural do VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, que acontecerá em Florianópolis, Santa Catarina, no período de 25 a 28 de junho de 2008.

  3. Portal ENSP ganha Grand Prix do Prêmio Intranet Portal

    O Portal ENSP ganhou o Grand Prix da primeira edição do Prêmio Intranet Portal, superando os concorrentes Itaú e Oi. Anunciado na sexta-feira (14/11), durante a conferência "Colaboração, Conteúdo e Integração", em São Paulo, o prêmio foi concedido ao Portal ENSP, que melhor se posicionou nos quesitos integração, colaboração, conteúdo e entreprise 2.0. A coordenadora de Comunicação Institucional da Escola, Ana Furniel, apresentou o Portal ENSP na palestra Por dentro do melhor case do Brasil em 2008, encerrando o evento. Acesse a apresentação na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  4. Últimas semanas para se inscrever no prêmio de ações socioculturais com ênfase na promoção da saúde do Governo Federal

    Os Ministérios da Saúde e da Cultura irão premiar iniciativas que contribuam para o fortalecimento de ações integradas entre as duas áreas. As inscrições para o Prêmio Cultura e Saúde vão até o dia 20 de setembro. Podem participar entidades sem fins lucrativos e instituições governamentais estaduais, distritais e municipais que tenham propostas sócio-culturais que tenham como ênfase ações de promoção da saúde. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde e da Cultura. O objetivo da premiação - que está inserida no conjunto de ações do Programa Cultura Viva do MinC - é identificar, mapear, divulgar e estimular práticas inovadoras que desenvolvam ações de promoção da saúde por intermédio de atividades culturais, reconhecendo o ser humano como ser integral e a saúde como qualidade de vida.

  5. Prêmio Sergio Arouca de gestão participativa: prazo termina no dia 30 de julho

    O prazo para envio de trabalhos para a terceira edição do Prêmio Sergio Arouca de Gestão Participativa no SUS encerra no dia 30 de julho. O Prêmio tem por objetivo incentivar a gestão participativa por meio do reconhecimento, da premiação e da divulgação de trabalhos que relatem e analisem experiências exitosas de gestão participativa em serviços, organizações ou sistemas de saúde, e de trabalhos acadêmicos sobre o tema da gestão participativa no Sistema Único de Saúde.

  6. Pesquisador da ENSP integra painel ganhador do Nobel da Paz

    O pesquisador Ulisses Confalonieri, do Departamento de Ciências Biológicas (DCB/ENSP/Fiocruz), está entre os cerca de três mil pesquisadores que integram o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, agraciados junto com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore com o Prêmio Nobel da Paz 2007. A premiação foi divulgada na sexta-feira (12/10) e enfatiza a importância que o meio ambiente ganhou nos últimos anos. A concessão do Prêmio Nobel dá credibilidade universal aos resultados do relatório e tem o sentido de validar, de forma mais definitiva e expressiva, o trabalho que o IPCC vem realizando há quase vinte anos. A premiação vai possibilitar o aumento do conhecimento dos impactos e terá um resultado positivo no próximo relatório daqui a cinco anos , de modo que ele terá uma força mais transformadora, com um pacto maior da população com os processos de mudança, resumiu Confalonieri.

  7. Portal corporativo da ENSP é escolhido um dos três melhores e ganha prêmio na categoria conteúdo

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) acaba de vencer o prêmio Intranet Portal, na categoria melhor conteúdo. Iniciativa do sítio Intranet Portal, o prêmio considera quatro quesitos de avaliação, com critérios e júri especializado. O prêmio será entregue aos vencedores no dia 14/11 num evento em São Paulo, com a apresentação dos cases por categoria e dos três melhores portais escolhidos pela comissão organizadora: ENSP, Banco Itaú e Oi.

  8. Pesquisadora da ENSP recebe Prêmio de Incentivo para o SUS

    A tese de doutorado da pesquisadora Luciana Dias de Lima, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP (Daps/ENSP), que busca explorar as relações entre o federalismo fiscal e as regras específicas do financiamento público da saúde no Brasil, venceu o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS na categoria doutorado do ano de 2007. A premiação tem o objetivo de promover a produção científico-tecnológica, com alto potencial de aplicação ao SUS, além de reconhecer o mérito científico dos pesquisadores, estudiosos e profissionais de saúde e áreas afins, visando sua incorporação pelo sistema e serviços de saúde. O ex-aluno do mestrado profissional em gestão de C&T da ENSP, Márcio Mello, recebeu menção honrosa com a dissertação A gestão estratégica de recursos humanos em uma instituição pública de C&T: o caso Fiocruz, sob orientação do pesquisador Antenor Amâncio (Daps/ENSP).

  9. MinC e ENSP/Fiocruz lançam Prêmio Loucos pela Diversidade

    Premiar iniciativas artísticas culturais inovadoras, com foco em fortalecer e dar visibilidade ao trabalho que vem sendo realizado por pessoas, grupos, organizações ou instituições envolvidas com aqueles que têm algum sofrimento psíquico, é o objetivo do primeiro Prêmio Loucos pela Diversidade - edição Austregésilo Carrano. O editalé uma iniciativa da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, e do Laps/ENSP/Fiocruz, coordenado pelo pesquisador da Escola Paulo Amarante. As inscrições foram prorrogadas até 27 de agosto de 2009.