1. Prêmio SUS 2007: ENSP recebe quatro prêmios

    Quatro trabalhos de pesquisadores e alunos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) foram contemplados com o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, lançado pelo Ministério da Saúde em 2002. Luciana Dias Lima, pesquisadora do Daps/ENSP, foi a vencedora do prêmio na categoria doutorado 2007. No mestrado, foram duas menções honrosas: para o ex-aluno do Mestrado Profissional em Gestão de C&T da ENSP, Márcio Mello, orientado pelo pesquisador do Daps/ENSP, Antenor Amâncio, e Mie Okamura, ex-aluna do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde e Avaliação de Programas de Controle de Processos Endêmicos, orientada pela pesquisadora do Densp/ENSP Elisabeth Moreira. Mariza Gomes de Almeida, do Cesteh, foi contemplada com menção honrosa na categoria especialização, sob coordenação dos pesquisadores Vanda DAcri e José Augusto Pina.

  2. Governança em rede de curso da ENSP está entre 20 melhores iniciativas

    O Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS foi indicado ao Prêmio Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O projeto Experiência: Governança em Rede na Formação para gestão do SUS um programa da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e da Rede de Escolas e Centros Formadores está na lista das 20 melhores iniciativas do ano.

  3. Agente comunitária da ENSP é homenageada em mostra de experiências bem-sucedidas

    A Equipe de Saúde da Família do Parque Oswaldo Cruz, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP, vai participar da 8ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). O evento reunirá mais de 70 experiências dos serviços de saúde que se destacaram este ano em relação à epidemiologia. Destas, 33 concorrem ao Prêmio da Expoepi. Também serão concedidos os Prêmios Carlos Chagas e Adolfo Lutz & Vital Brazil para as melhores investigações de surtos realizadas por estados, municípios ou pela própria SVS. A agente comunitária em saúde (ACS) da equipe da ENSP, Edna Enedina Silva dos Santos, será homenageada no encontro, que acontecerá de 5 a 7 de novembro, em Brasília.

  4. Trabalho premiado avalia gestão e uso de insumos hospitalares

    A participação de materiais hospitalares nos custos dos hospitais varia de 13% a 25% e têm crescido nos últimos anos. Com base nessa estatística do Núcleo de Tecnologia e Logística em Saúde da Escola de Governo (Nutec/EGS/ENSP/Fiocruz), um grupo de profissionais do Nutec mapeou os procedimentos executados pelas equipes de profissionais de saúde, além de especificar, quantificar e calcular a produção mensal de insumos necessários em cada procedimento hospitalar. Como fruto desta análise, "A Pesquisa de Insumos como Ponto de Partida para Otimização do Gerenciamento de Materiais Hospitalares, coordenado por Maria Infante, recebeu menção honrosa no VII Congresso Brasileiro de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde.