1. Programa Inovar premia pesquisa a ser desenvolvida na ENSP

    Com o projeto Escore clínico de infecção periodontal: desenvolvimento e validação de um método de diagnóstico da doença periodontal, Mario Vianna Vettore, pesquisador visitante do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde (DEMQS/ENSP/Fiocruz), foi um dos dois ganhadores da primeira edição do Inovar Programa Nacional de Incentivo à Pesquisa e Gestão em Odontologia, na categoria Profissional. Concorreram ao prêmio, patrocinado pela OdontoPrev, 50 trabalhos de 11 estados do Brasil. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 6 de agosto, em São Paulo.

  2. Prêmio Sergio Arouca de gestão participativa: prazo termina no dia 30 de julho

    O prazo para envio de trabalhos para a terceira edição do Prêmio Sergio Arouca de Gestão Participativa no SUS encerra no dia 30 de julho. O Prêmio tem por objetivo incentivar a gestão participativa por meio do reconhecimento, da premiação e da divulgação de trabalhos que relatem e analisem experiências exitosas de gestão participativa em serviços, organizações ou sistemas de saúde, e de trabalhos acadêmicos sobre o tema da gestão participativa no Sistema Único de Saúde.

  3. Pesquisador da ENSP integra painel ganhador do Nobel da Paz

    O pesquisador Ulisses Confalonieri, do Departamento de Ciências Biológicas (DCB/ENSP/Fiocruz), está entre os cerca de três mil pesquisadores que integram o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, agraciados junto com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore com o Prêmio Nobel da Paz 2007. A premiação foi divulgada na sexta-feira (12/10) e enfatiza a importância que o meio ambiente ganhou nos últimos anos. A concessão do Prêmio Nobel dá credibilidade universal aos resultados do relatório e tem o sentido de validar, de forma mais definitiva e expressiva, o trabalho que o IPCC vem realizando há quase vinte anos. A premiação vai possibilitar o aumento do conhecimento dos impactos e terá um resultado positivo no próximo relatório daqui a cinco anos , de modo que ele terá uma força mais transformadora, com um pacto maior da população com os processos de mudança, resumiu Confalonieri.

  4. Portal corporativo da ENSP é escolhido um dos três melhores e ganha prêmio na categoria conteúdo

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) acaba de vencer o prêmio Intranet Portal, na categoria melhor conteúdo. Iniciativa do sítio Intranet Portal, o prêmio considera quatro quesitos de avaliação, com critérios e júri especializado. O prêmio será entregue aos vencedores no dia 14/11 num evento em São Paulo, com a apresentação dos cases por categoria e dos três melhores portais escolhidos pela comissão organizadora: ENSP, Banco Itaú e Oi.

  5. Pesquisadora da ENSP recebe Prêmio de Incentivo para o SUS

    A tese de doutorado da pesquisadora Luciana Dias de Lima, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP (Daps/ENSP), que busca explorar as relações entre o federalismo fiscal e as regras específicas do financiamento público da saúde no Brasil, venceu o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS na categoria doutorado do ano de 2007. A premiação tem o objetivo de promover a produção científico-tecnológica, com alto potencial de aplicação ao SUS, além de reconhecer o mérito científico dos pesquisadores, estudiosos e profissionais de saúde e áreas afins, visando sua incorporação pelo sistema e serviços de saúde. O ex-aluno do mestrado profissional em gestão de C&T da ENSP, Márcio Mello, recebeu menção honrosa com a dissertação A gestão estratégica de recursos humanos em uma instituição pública de C&T: o caso Fiocruz, sob orientação do pesquisador Antenor Amâncio (Daps/ENSP).

  6. MinC e ENSP/Fiocruz lançam Prêmio Loucos pela Diversidade

    Premiar iniciativas artísticas culturais inovadoras, com foco em fortalecer e dar visibilidade ao trabalho que vem sendo realizado por pessoas, grupos, organizações ou instituições envolvidas com aqueles que têm algum sofrimento psíquico, é o objetivo do primeiro Prêmio Loucos pela Diversidade - edição Austregésilo Carrano. O editalé uma iniciativa da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, e do Laps/ENSP/Fiocruz, coordenado pelo pesquisador da Escola Paulo Amarante. As inscrições foram prorrogadas até 27 de agosto de 2009.

  7. Prêmio em Marselha corfirma excelência de pesquisa da ENSP

    O trabalho Regulação de medicamentos no Brasil: seleção de medicamentos prioritários para o monitoramento da qualidade, apresentado pela pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP) Vera Lucia Edais Pepe, ganhou o Prêmio de Excelência na categoria Academia no Congresso da Associação Latina de Análise dos Sistemas de Saúde (Alass) o Calass 2007, realizado de 25 a 27 de outubro, em Marselha (França).

  8. Bolsista ENSP recebe menção honrosa em prêmio do CNPq

    Um trabalho que envolve as crenças, a economia e a cultura da região amazônica, desenvolvido pela aluna do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Thais Sholl, e pelo seu orientador, o pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP (Densp/ENSP), Salvatore Siciliano, recebeu menção honrosa pelo melhor trabalho na Categoria Estudante do Ensino Superior, no XXII Prêmio Jovem Cientista do CNPq. A pesquisa Identificação taxonômica de amostras de botos comercializadas na região Amazônica através de técnicas moleculares realizou a identificação dos diversos produtos vendidos nos mercados do norte do Brasil, que envolvem uma série de lendas e costumes, e de quais animais esses materiais, como a genitália, os olhos, os dentes, a gordura e outras peças anatômicas, são provenientes.