1. Projetos e pesquisas destacam envelhecimento saudável

    Nos próximos 30 anos, a população idosa brasileira ultrapassará 50 milhões de pessoas, o que representará cerca de 28% da população, segundo estimativas do IBGE. Isso significa que o país caminha rapidamente para o envelhecimento populacional. Entretanto, esse envelhecimento nem sempre vem acompanhado da melhor qualidade de vida. Para comemorar o Dia Internacional do Idoso, nesta segunda-feira, 1º de outubro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Informe ENSP apresenta um balanço das pesquisas, cursos, programas, teses e artigos que a Escola  vem desenvolvendo em busca de melhores condições de envelhecimento para as pessoas.

  2. Prêmio sobre desenvolvimento sustentável: inscrições prorrogadas

    Foram prorrogadas, até 6 de dezembro, as inscrições para o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade, que premiará teses de doutorado e dissertações de mestrado. A avaliação focalizará ideias, soluções e processos inovadores para questões como redução do consumo de água e energia, redução de gases do efeito estufa, aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos e tecnologia socioambiental com ênfase no combate à pobreza.

  3. Prêmio Jornalismo e Saúde em sua 7ª edição

    Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Prêmio Sindhrio de Jornalismo & Saúde, uma iniciativa do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Município do Rio de Janeiro. Serão distribuídos R$ 72 mil em seis categorias. O prêmio tem por objetivo valorizar o papel da imprensa na cobertura de assuntos relacionados à Saúde, estimular o trabalho de jornalistas que se dedicam ao setor e contribuir para a qualificação da informação. As inscrições terminam em 15/10.

  4. Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero: inscrição até 19/10

    As inscrições para a 8ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foram prorrogadas até o dia 19 de outubro. O objetivo do prêmio é estimular e fortalecer a reflexão crítica e a produção científica em torno das desigualdades existentes entre homens e mulheres no Brasil, contemplando abordagens de classe social, geração, raça-etnia e sexualidade. Podem concorrer estudantes do ensino médio - inscrevendo redações -, assim como graduados, especialistas, mestres e estudantes de doutorado, inscrevendo artigos científicos.

  5. Prêmio Jabuti: ENSP concorre em duas categorias

    Dois livros de pesquisadores da ENSP concorrem ao 54º Prêmio Jabuti. A publicação Fundamentos da paleoparasitologia, organizada por Luiz Fernando Ferreira, Adauto Araújo e Karl Jan Reinhard, participa da categoria Ciências Naturais. O livro Amor e violência: um paradoxo das relações de namoro e do 'ficar’'entre jovens brasileiros, organizado por Maria Cecília de Souza Minayo, Simone Gonçalves de Assis e Kathie Njaine, disputa a categoria Educação. Ambos foram publicados pela Editora Fiocruz. As dez melhores obras de cada uma das 29 categorias concorrentes ao prêmio foram divulgadas pela Câmara Brasileira do Livro, em 20 de setembro. As indicações representam a primeira etapa do processo que apontará os melhores livros publicados em 2011.

  6. Tese sobre uso de medicamentos e idosos é premiada

    A tese de doutorado Estudo epidemiológico de base populacional da subutilização de medicamentos por motivos financeiros entre idosos brasileiros, defendida em 2010 no programa de Saúde Pública da ENSP, foi contemplada com o primeiro lugar do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos 2011. Elaborada pela farmacêutica Tatiana Luz, sob orientação da pesquisadora da ENSP Cristina Guilam, a pesquisa pretendeu conhecer a prevalência e buscar o entendimento dos fatores individuais e contextuais associados à subutilização por motivos financeiros entre idosos residentes em duas comunidades localizadas no Estado de Minas Gerais - Brasil.

  7. Paulo Buss receberá prêmio Abraham Horwitz

    O ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz, atual diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e presidente da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública, Paulo Buss, receberá, em 17 de setembro, o Prêmio Abraham Horwitz pela Excelência na Liderança em Saúde Pública das Américas 2012. O prêmio visa honrar líderes da saúde pública cuja criatividade, compromisso e contribuições para a saúde pública estimulam melhorias em âmbito regional nas Américas. O prêmio será entregue na abertura da Conferência Pan-Americana da Saúde, em Washington, nos Estados Unidos.

  8. Uso racional de medicamentos: NAF apresenta cinco trabalhos em evento

    Pesquisadores do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP) apresentaram cinco trabalhos no IV Congresso Brasileiro de Uso Racional de Medicamentos, que ocorreu em Salvador, de 12 a 15 de agosto. Com o tema central Incorporando o uso racional de medicamentos no contexto da atenção à saúde, o evento debateu as intervenções necessárias à promoção do uso racional de medicamentos no país, com abordagens sobre prescrição, dispensação e administração racional de medicamentos, saúde baseada em evidências, qualidade e segurança na atenção à saúde, ensino e pesquisa com foco na utilização de medicamentos, avaliação de tecnologias em saúde e acesso a medicamentos.