1. EAD/ENSP recebe prêmio de excelência

    A Coordenação de Educação a Distância da ENSP, que, em 2013, completa 15 anos de atuação, foi homenageada no XIX Congresso Internacional de Educação a Distância promovido pela Associação Brasileira de EAD (Abed). A Educação a Distância da Escola recebeu um troféu de excelência pela sua colaboração na implementação de políticas públicas de saúde para o país e pela formação de grandes contingentes de profissionais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o encontro, Elomar Barilli, da equipe EAD/ENSP, fez uma apresentação especial, cujo tema foi a leitura sobre a formação profissional reflexiva e permanente e seus aspectos teóricos, políticos e práticos. A coordenadora da EAD/ENSP, Lucia Dupret, esteve no encontro e recebeu o troféu.

  2. Bioética: alunos são premiados em congresso

    Alunos do Programa de Pós-Graduação de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) foram premiados no X Congresso Brasileiro de Bioética e no II Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, realizados em Florianópolis. Ao todo, cinco trabalhos receberam prêmios: três na categoria Comunicação Oral e dois na categoria Vídeo. Durante o encontro, o pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP Fermin Roland Schramm foi nomeado vice-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética. O PPGBIOS é desenvolvido em associação ampla pela ENSP, em parceria com a UFRJ, UFF e Uerj, e sua coordenação-geral está a cargo do pesquisador Sergio Rego, do Departamento de Ciências Sociais da Escola.

  3. Prorrogação do 9° Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

    Foram prorrogadas, até o dia 18 de outubro de 2013, as inscrições para a 9ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres. Seu objetivo é estimular e fortalecer a reflexão crítica e a produção científica em torno das desigualdades existentes entre homens e mulheres no Brasil, contemplando as abordagens de classe social, geração, raça-etnia e sexualidade.

  4. Pesquisador da ENSP contemplado em Programa da Faperj

    O programa Cientista do Nosso Estado (CNE) da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) premiou nove pesquisadores de diversas unidades da Fiocruz. O pesquisador Ricardo Ventura Santos, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP), foi contemplado com o projeto Demografia antropológica e saúde de indígenas a partir do Censo Demográfico de 2010. O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS), Jorge Bermudez, representando o presidente Paulo Gadelha, esteve presente à cerimônia, realizada no salão nobre do Palácio Guanabara, Rio de Janeiro.
     

  5. Abertas inscrições para a 9ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

    As inscrições para a 9ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero já estão abertas e podem ser feitas até 30/9. O tema é livre, porém é recomendado que as propostas de concursos de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos escolares reflitam sobre as formas de discriminação sexual, étnica, racial e por orientação sexual, com base na questão da igualdade de condições entre mulheres e homens.

  6. ENSP concorre ao Prêmio Jabuti 2013

    Pelo terceiro ano consecutivo, publicações de pesquisadores da ENSP recebem indicação ao Prêmio Jabuti. Para a edição de 2013, a instituição concorre com o livro A dinâmica do sistema produtivo da saúde: inovação e complexo econômico-industrial, de autoria dos pesquisadores da ENSP Carlos Gadelha, atualmente secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), José Maldonado, docente e pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola, e Pedro Barbosa, vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz. Também são autores Laís Costa, coordenadora executiva do Grupo de Pesquisa de Inovação em Saúde da Fiocruz (GIS), e Marco Vargas, pesquisador do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense. O livro concorre na categoria Economia, Administração e Negócios, e o resultado final da premiação será divulgado no dia 17/10.

  7. Prêmio Péter Murányi 2014 está com inscrições abertas

    Em sua 13 ª edição, o Prêmio Péter Murányi será entregue na área de saúde. Será concedido anualmente à pessoa física, jurídica, ou entidade particular ou pública, de qualquer parte do mundo, que mais tenha se destacado na descoberta ou progresso científico que beneficie o desenvolvimento e bem-estar das populações situadas abaixo do paralelo 20 de latitude norte, especialmente o Brasil, seja no tocante à saúde, alimentação, educação, ou desenvolvimento científico e tecnológico. Inscrições até 30/9/2013.
     

  8. Prêmio Jovem Cientista prorroga inscrições até 13/9

    Foi prorrogado o prazo para o 27º Prêmio Jovem Cientista. Estudantes dos ensinos médio e superior, mestres e doutores têm, agora, até o dia 13/9 para inscrever suas pesquisas. As inscrições devem ser realizadas pelo site do prêmio. Os alunos do ensino médio podem enviar seus trabalhos pelos Correios, postando-os até o dia 13/9. Em 2013, mais de R$ 700 mil serão distribuídos em premiações.

  9. Prêmio Inovação em Sustentabilidade: inscrições até 30/8

    Estão abertas, até o dia 30/8, as inscrições para o Prêmio Stephan Schmidheiny Inovação em Sustentabilidade. Podem concorrer pessoas que desenvolvem projetos de inovação nas categorias institucional, impacto social, impacto ambiental ou produção responsável. Os candidatos devem ter pelo menos dois anos trabalhando em seu projeto de inovação. O objetivo do prêmio é reconhecer os esforços dos empreendedores sociais na América Latina. Duas pessoas de cada categoria receberão 15 mil dólares, e uma pessoa contemplada com a menção honrosa ganhará 5 mil dólares para serem investidos no projeto.