1. Prêmio InovaSUS recebe inscrição

    Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio InovaSUS, organizado pelo Ministério da Saúde. O objetivo é identificar, valorizar e premiar as melhores práticas relacionadas à gestão do trabalho na saúde, que busquem excelência e inovação, aprimorem a qualidade dos serviços, a melhoria das condições de trabalho e do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Podem participar secretarias  estaduais e municipais de saúde e do Distrito Federal, consórcios públicos e fundações públicas que prestam serviço ao SUS.

  2. Prêmio Inovasus 2013 está com inscriões abertas até 24/11

    Já estão abertas as inscrições para o concurso Prêmio Inovasus 2013. O objetivo é identificar, valorizar e premiar experiências inovadoras implementadas pelos governos Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, Consórcios Públicos e Fundações Públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições estão abertas de até 24 de novembro e deverão ser efetuadas através do site do prêmio.

  3. Fiocruz seleciona melhores trabalhos da Raic 2013

    A Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fundação Oswaldo Cruz (VPPLR/Fiocruz) realizará, de 14 a 16/10, o processo seletivo para o Prêmio de Melhor Trabalho Fiocruz, da XXI Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic). A atividade reunirá os alunos das unidades da Fiocruz nas modalidades Pibiti, Provoc, Egresso, Ciências da Vida e Ciências Humanas e Sociais durante o encerramento do evento. A abertura das sessões orais ocorrerá no dia 14/10, às 9 horas. As atividades ocorrerão no auditório do Ipec, no campus de Manguinhos.

  4. EAD/ENSP recebe prêmio de excelência

    A Coordenação de Educação a Distância da ENSP, que, em 2013, completa 15 anos de atuação, foi homenageada no XIX Congresso Internacional de Educação a Distância promovido pela Associação Brasileira de EAD (Abed). A Educação a Distância da Escola recebeu um troféu de excelência pela sua colaboração na implementação de políticas públicas de saúde para o país e pela formação de grandes contingentes de profissionais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o encontro, Elomar Barilli, da equipe EAD/ENSP, fez uma apresentação especial, cujo tema foi a leitura sobre a formação profissional reflexiva e permanente e seus aspectos teóricos, políticos e práticos. A coordenadora da EAD/ENSP, Lucia Dupret, esteve no encontro e recebeu o troféu.

  5. Bioética: alunos são premiados em congresso

    Alunos do Programa de Pós-Graduação de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) foram premiados no X Congresso Brasileiro de Bioética e no II Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, realizados em Florianópolis. Ao todo, cinco trabalhos receberam prêmios: três na categoria Comunicação Oral e dois na categoria Vídeo. Durante o encontro, o pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP Fermin Roland Schramm foi nomeado vice-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética. O PPGBIOS é desenvolvido em associação ampla pela ENSP, em parceria com a UFRJ, UFF e Uerj, e sua coordenação-geral está a cargo do pesquisador Sergio Rego, do Departamento de Ciências Sociais da Escola.

  6. Prorrogação do 9° Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

    Foram prorrogadas, até o dia 18 de outubro de 2013, as inscrições para a 9ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres. Seu objetivo é estimular e fortalecer a reflexão crítica e a produção científica em torno das desigualdades existentes entre homens e mulheres no Brasil, contemplando as abordagens de classe social, geração, raça-etnia e sexualidade.

  7. Pesquisador da ENSP contemplado em Programa da Faperj

    O programa Cientista do Nosso Estado (CNE) da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) premiou nove pesquisadores de diversas unidades da Fiocruz. O pesquisador Ricardo Ventura Santos, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP), foi contemplado com o projeto Demografia antropológica e saúde de indígenas a partir do Censo Demográfico de 2010. O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS), Jorge Bermudez, representando o presidente Paulo Gadelha, esteve presente à cerimônia, realizada no salão nobre do Palácio Guanabara, Rio de Janeiro.
     

  8. Abertas inscrições para a 9ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

    As inscrições para a 9ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero já estão abertas e podem ser feitas até 30/9. O tema é livre, porém é recomendado que as propostas de concursos de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos escolares reflitam sobre as formas de discriminação sexual, étnica, racial e por orientação sexual, com base na questão da igualdade de condições entre mulheres e homens.

  9. ENSP concorre ao Prêmio Jabuti 2013

    Pelo terceiro ano consecutivo, publicações de pesquisadores da ENSP recebem indicação ao Prêmio Jabuti. Para a edição de 2013, a instituição concorre com o livro A dinâmica do sistema produtivo da saúde: inovação e complexo econômico-industrial, de autoria dos pesquisadores da ENSP Carlos Gadelha, atualmente secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), José Maldonado, docente e pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola, e Pedro Barbosa, vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz. Também são autores Laís Costa, coordenadora executiva do Grupo de Pesquisa de Inovação em Saúde da Fiocruz (GIS), e Marco Vargas, pesquisador do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense. O livro concorre na categoria Economia, Administração e Negócios, e o resultado final da premiação será divulgado no dia 17/10.