1. Palestra resgata aspectos históricos da saúde pública

    A globalização cria condições tecnológicas totalmente inéditas, e não sabemos qual e nem como será o desdobramento desses avanços. A única certeza é que problemas não faltarão., afirmou Paulo Sabroza, pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP) na palestra Conceito de saúde e doença e o projeto da saúde pública. No evento, que integrou a programação da semana de aniversário de 53 anos da ENSP, Sabroza fez um panorama histórico do processo saúde-doença-cuidado e mostrou suas diversas representações ao longo dos anos: a mágica, a religiosa, a filosófica e a científica. O áudio e a apresentação estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  2. Novas fotos do Baile de 53 anos da ENSP

    Na sexta-feira (14/09), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca comemorou seus 53 anos com o 4º Baile de Aniversário da ENSP. A festa foi no Clube Monte Líbano, na Lagoa, como no ano anterior. Mais de mil pessoas, entre profissionais da ENSP e acompanhantes, dançaram animadas ao som de samba e chorinho. Confira, na galeria de fotos, as imagens da festa. Como muitas fotos ainda estão sendo tratadas pelo setor de fotografia, serão disponibilizadas aos poucos, até sexta-feira (21/09).

  3. 53 anos da ENSP: ‘a gente não quer só comida...’

    A programação da Tenda Cultural, montada para a semana de aniversário da ENSP, chegou ao fim em grande estilo. Dando continuidade às atividades que começaram na segunda-feira, com apresentação do grupo de choro Filhos de Marta e a inauguração da mostra fotográfica Pessoas e lugares de Manguinhos, apresentações musicais variadas Prata da Casa, Música na Calçada e Batuque Maior e um happening sobre violência, realizados nesta quinta-feira (13/09), ficou confirmada a importância do espaço e reafirmada a máxima dos Titãs de que a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte.

  4. Conferência sobre conceitos de saúde e doença encerra semana de 53 anos da ENSP

    Nesta sexta-feira (14/09), último dia das comemorações pelos 53 anos da ENSP, será marcado com uma palestra sobre a importância da produção científica de conhecimento. O pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (DENSP/ENSP) Paulo Sabroza é o convidado para falar sobre o Conceito de saúde e doença e o projeto da saúde pública. A atividade está marcada para o Salão Internacional, a partir das 10 horas e é aberta a todos os interessados.

  5. Tendas recebem convidados que animam e emocionam na semana de aniversário da ENSP

    A tarde do primeiro dia das comemoração dos 53 anos da ENSP atraiu muitos funcionários e alunos para o pátio da Escola, onde foi montada a Tenda Cultural. No local, foi realizada uma apresentação de chorinho com o grupo Filhos de Marta e a inauguração da Mostra fotográfica Pessoas e Lugares de Manguinhos, fruto de uma parceria da ENSP com a Rede CCAP voltada para jovens da comunidade de Manguinhos. Além das fotos, algumas telas pintadas por colaboradores da ENSP também estão em exposição na Tenda.

  6. Premiações, homenagens e inaugurações dão continuidade aos 53 anos da ENSP

    Prêmios, homenagens e inaugurações marcarão as atividades do segundo dia (11/09) da semana de comemoração dos 53 anos da ENSP e 40 anos de sua pós-graduação. As atividades terão início no Salão Internacional, com a entrega do prêmio Destaque ENSP 2007 de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Gestão e Assistência. Em seguida, o Professor Adolfo Chorny será homenageado. Ele recebeu o Prêmio Opas de Administração 2006 (PAHO Awards for Administration 2006), concedido durante a 47ª Sessão do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde.

  7. Palestra sobre história da pós-graduação abre 53 anos da ENSP

    A solenidade de abertura da Semana Comemorativa dos 53 anos da ENSP e 40 anos do início da sua pós-graduação de 10 a 14 de setembro será marcada pela palestra Os primórdios da Pós-Graduação em Saúde Pública, proferida pelo professor Luis Fernando Ferreira, fundador do Departamento de Ciências Biológicas (DCB/ENSP) na década de 60. Durante o evento, no qual também estarão presentes representantes do Ministério da Saúde, da Presidência da Fiocruz, o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, e a Coordenação de Pós-Graduação da ENSP, será feita uma homenagem aos antigos coordenadores da Pós-Graduação.

  8. Último dia de inscrição para Festival Prata da Casa 2007

    Na semana de 10 a 14 de setembro, uma série de eventos marcará o aniversário de 53 anos da Escola. O Festival Prata da Casa será um espaço para alunos e profissionais da Escola realizarem manifestações culturais de diversas naturezas. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira (17/08). Preencha o formulário aqui.

  9. Nos 53 anos, ENSP comemora sucesso da pós-graduação

    São poucas as instituições de saúde que completam meio século de vida tendo sua pós-graduação com renomada excelência. E isto é um dos orgulhos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, que completa 53 anos em setembro e 40 anos do início de sua pós-graduação. Diversos eventos marcarão a data, durante a semana de 10 a 14 de setembro, com exposição de fotografias, debates, atividades culturais e homenagens abertas ao público.

  10. ENSP lança site com programação da semana de aniversário

    Um site especial foi criado para divulgação da programação da semana comemorativa dos 53 anos da ENSP e 40 anos do início da sua pós-graduação. Diversos eventos debates, atividades culturais e homenagens , a serem realizados de 10 a 14 de setembro, marcarão a data. A semana começará com uma homenagem aos antigos coordenadores de pós-graduação e com a inauguração da mostra fotográfica Pessoas e lugares de Manguinhos, elaborada pelos alunos do curso de fotografia digital, uma parceria da ENSP com a Rede CCAP para jovens da comunidade de Manguinhos. Conheça a programação completa no site comemorativo do aniversário da Escola. Todas as atividades serão abertas ao público.