1. Informação em Saúde: um tema, várias abordagens

    Quatro expositores e quatro experiências diversificadas sobre a importância de se ampliar o acesso a informações em saúde no Brasil. Essa é a síntese da comunicação coordenada Produção, apropriação e uso da informação em saúde, realizada IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Entre outros, participaram da mesa, coordenada por Alcindo Ferla (Universidade de Caxias do Sul), a pesquisadora Patrícia Ribeiro, do Departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP/Fiocruz), que apresentou o projeto Descentralização on-line, e a bolsista Antonia Carmélia de Mendonça, que falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa/ENSP).

  2. Desenvolvimento e globalização: papel da Saúde é fundamental

    Apontar aspectos que levam o setor da saúde a assumir um dos principais papéis no processo de desenvolvimento e de construção de cidadania. Esse foi o objetivo dos integrantes do painel Saúde, desenvolvimento e globalização, realizado no IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Participaram da mesa, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz e pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP), Carlos Gadelha; o vice-presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres), Áquilas Mendes; e o pesquisador da Fiocruz Brasília, Edmundo Gallo.

  3. Fundação Estatal: tema desperta atenção de congressistas

    A oficina Fundação Estatal: a ousadia de construir alternativas para enfrentar os desafios de construção do SUS na Bahia de todos nós, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) e pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), foi uma das atividades mais concorridas do IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Francisco Braga e Creuza da Silva Azevedo, pesquisadores do Departamento de Administração e Planejamento (Daps) estiveram presentes como representantes da ENSP/Fiocruz.