1. Desigualdades sociais aumentam índice de homicídios no país

    Nossos estudos apontam que não há uma associação direta dos homicídios com a pobreza, mas sim com as desigualdades socioecocômicas. Essa foi uma das principais conclusões apresentadas por Edinilsa Ramos de Souza, pesquisadora do Centro Latino- Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Carelli (Claves/ENSP/Fiocruz), no painel Os padrões e as tendências dos homicídios no Brasil. A atividade, realizada no domingo (15/07), primeiro dia do IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas, contou ainda com a presença de Edna Araújo, da Universidade Estadual de Feira de Santana. O aúdio da apresentação de Edinilsa Ramos está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  2. Oficina apóia criação de Associação Brasileira de Saúde Mental

    Criar uma Associação Brasileira de Saúde Mental que seja multidisciplinar e multiprofissional, com representatividade em todo o país e com instituições variadas. Esse foi o principal objetivo da oficina Criação de uma associação e de uma revista de saúde mental e agenda nacional do GT de Saúde Mental, coordenada pelo pesquisador Paulo Amarante (Daps/ENSP/Fiocruz), que antecedeu a abertura do IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, promovido pela Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), em Salvador, Bahia.

  3. Congresso Salvador 2007 termina nesta quarta com transmissão pela internet

    Termina, nesta quarta-feira (18/07), um dos maiores encontros de saúde pública e ciências sociais humanas, realizados na América Latina: o IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, o X Congresso da Associação Latino- Americana de Medicina Social e o XIV Congresso da Associação Internacional de Políticas de Saúde, evento organizado pela Abrasco em parceria com a Associação Latino-Americana de Medicina Social (Alames) e a Associação Internacional de Políticas de Saúde (IAHP). Acompanhe a transmissão em tempo real, feita pelo Datasus, das últimas atividades do Congresso no Auditório Yemanjá: o painel Identidade das Ciências Sociais no Campo da Saúde, a conferência Juan César Garcia e a cerimônia de encerramento, que contará com a presença de Asib Nasim, presidente da Federação Internacional de Associações de Saúde Pública (WFPHA). Para assistir acesso o endereço http://www.saude.gov.br/emtemporeal.

  4. Comunidade virtual desenvolvida pela ENSP é apresentada em fórum de pós-graduação

    Durante reunião do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, promovida no IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas, da Abrasco, foi apresentada a comunidade virtual desenvolvida pela equipe da Comunicação Institucional da ENSP, numa parceria com a Abrasco. O Fórum tem como objetivos promover a reflexão e o compartilhamento de experiências e demandas relativas à formação de profissionais da área de saúde.

  5. Parceria promove inclusão digital nos conselhos de saúde

    Uma parceria entre o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP/MS), a ENSP/Fiocruz, o Canal Saúde/Fiocruz e o Banco do Brasil deverá promover a inclusão digital dos conselheiros de saúde do país. O Programa de Inclusão Digital (PID), voltado para todos os conselheiros de saúde, foi o tema do painel Controle Social e inclusão digital apresentado em Salvador (BA), durante o IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. As apresentações estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  6. Especialistas discutem papel da saúde suplementar no país

    A comunicação coordenada Saúde suplementar: prestadores, uma das primeiras a ser realizada no domingo (15/07), no IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, discutiu aspectos importantes sobre o papel da Saúde Suplementar no SUS. A atividade, coordenada por Ligia Bahia (Nesc/UFRJ), contou com as participações das pesquisadoras Sheyla Lemos e Maria Alicia Ugá (Daps/ENSP/Fiocruz) e Érika Santos de Aragão, da UFBA. Veja as apresentações na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  7. Conferência do ministro Temporão lota auditório em Salvador

    Colocar um médico sanitarista, que ocupa o mais alto cargo da área da saúde do país, frente a frente com os maiores nomes da saúde coletiva brasileira e latino-americana só poderia terminar de uma única maneira: aclamação total para o ministro José Gomes Temporão, na noite de 15 de julho, durante a conferência de abertura do IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (Abrasco), do X Congresso Latino-Americano de Medicina Social (Alames) e do XIV Congresso da Associação Internacional de Políticas de Saúde (IAHP), que acontece em Salvador (BA). O auditório Yemanjá ficou pequeno para o discurso de Temporão, que foi interrompido várias vezes por incessantes palmas do público presente. Acesse a Biblioteca Multimídia da ENSP e ouça o discurso na íntegra.

  8. Oficina discute novos rumos para promoção da saúde

    Com a nova gestão do Ministério da Saúde e com o ministro sanitarista José Gomes Temporão, o tema da promoção da saúde está cada vez mais na agenda das políticas públicas no país. Para discutir os avanços e as perspectivas nessa área, o Grupo de Trabalho (GT) Promoção da Saúde da Abrasco, coordenado pelo diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, se reuniu, na sexta-feira (13/07), em Salvador, numa das oficinas pré-congresso, que integram a programação do IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde.

  9. Comunidade científica se reúne em mais um evento da Abrasco

    Com o tema Eqüidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na Mundialização, a Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) promove o IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, junto com o X Congresso Latino-Americano de Medicina Social, da Alames, e o XIV Congresso da Associação Internacional de Políticas de Saúde, da Associação Internacional de Políticas de Saúde, entre 13 e 18 de julho, em Salvador (BA). A abertura oficial do evento está marcada para domingo (15/07), às 18h30, com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.