1. Covid-19 se espalha nos campos de petróleo 'offshore' do Brasil

    Pelo menos cinco produtores de petróleo do Brasil, incluindo a Petrobrás, registraram casos de infecções por coronavírus entre trabalhadores ou contratados que compartilham áreas confinadas em plataformas de petróleo offshore. A estatal brasileira tinha mais de 300 trabalhadores, entre funcionários e contratados, com Covid -19. O problema foi pauta de matéria, em inglês, na agência de notícias Reuters no dia 27 de maio. A empresa norueguesa Equinor teve cerca de 60 casos de coronavírus na semana passada, a maioria no campo petrolífero de Peregrino, localizado na Bacia de Campos;  a empresa franco-britânica Perenco teve 40 casos.  

  2. Cepal e OIT analisam desafios trabalhistas na América Latina e Caribe após a pandemia da Covid-19

    A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) apresentaram, no dia 21 de maio, uma nova edição de seu relatório conjunto em espanhol Coyuntura Laboral en América Latina y el Caribe. El trabajo en tiempos de pandemia: desafíos frente a la enfermedad por coronavirus (COVID-19) (nº 22, maio de 2020).  A edição aborda os desafios para o trabalho que a pandemia apresenta aos países da região. Acesse o link na matéria para download do relatório. 

  3. Covid-19: Quebra de protocolo e aglomeração contribuem para contaminação de bancários

    Representantes de sindicatos e trabalhadores bancários têm denunciado constantes aglomerações nas agências. A demanda de milhares de pessoas em busca do auxilio emergencial e o descumprimento do protocolo de prevenção e cuidados têm colocado em risco a vida da população. 
    A situação é bastante crítica em Pernambuco, onde algumas agências chegam a realizar até mil atendimentos por dia. Segundo levantamento feito a partir de denúncias recebidas pelo Sindicato dos Bancários do estado, até o momento, quase 200 bancários já se contaminaram com o novo coronavírus desde o dia oito de maio.

  4. Covid-19: conheça a rotina de um profissional da Saúde em meio à pandemia

    Difícil e cansativa. A rotina das Equipes de Saúde em meio à pandemia de Covid-19 não é nada fácil. Que o diga o médico de família e comunidade do Centro de Saúde da ENSP, Jorge Esteves. Seu relato sobre o duro cotidiano de um profissional da Atenção Básica de Saúde em tempos de pandemia, publicado no blog Causos Clínicos, repercutiu na imprensa e redes sociais, chamando a atenção para os inúmeros desafios impostos na batalha contra o novo coronavírus.

  5. Saúde dos trabalhadores(as) em tempos de pandemia será debatido no Ciclo Internacional de Webconferência

    O Grupo de Pesquisa em Saúde Ambiental e Laboral do Doutorado da Universidade Nacional da Colômbia junto com a Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (Abrastt), a Rede de Saúde e Trabalho da Associação Latino-Americana de Medicina Social (Alames) e a Rede Universitária Iberoamericana de Investigação e Promoção da Seguridade e Saúde Laboral (IBERPSOC) promoverão, amanhã, dia 28 de maio, o Ciclo Internacional de Webconferências intitulado “La Situación de Salud de los(as) Trabajadores (as) em Tiempo de Pandemia”.

  6. Covid-19: Ministério da Saúde divulga documento com recomendações de proteção aos trabalhadores

    A Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CGST) do Departamento de Saúde Ambiental (DSAST) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde divulgou um documento intitulado “Coronavírus – Covid-19” com recomendações de proteção aos trabalhadores dos serviços de saúde no atendimento de Covid-19 e outras síndromes gripais. 

  7. 'A Covid-19 é uma doença relacionada ao trabalho': artigo do Observatório de Medicina da ENSP aborda o tema

    A Covid-19 é uma doença relacionada ao trabalho – título do artigo escrito pela médica, mestre e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora em Saúde do Trabalhador, Maria Maeno, e pelo médico, mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Medicina do Trabalho, José Carlos do Carmo (Kal) – está disponível no Observatório de Medicina da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).