1. Rede de Informação sobre a Exposição ao Agente SARS-Cov-2 no Trabalho analisa mortalidade do coronavírus

    O segundo informe da Rede de Informação sobre a Exposição ao Agente SARS-Cov-2 no Trabalho, lançado nesta segunda-feira, 6 de julho, objetiva evidenciar a mortalidade pelo novo coronavírus na classe de trabalhadores e trabalhadoras. Segundo consta do documento, a análise sobre ocupação, características desse segmento e a mortalidade pelo SARS-Cov-2 ajudam no entendimento de maior probabilidade de exposição.

  2. 'Cadernos de Saúde Pública' destaca a perspectiva da Inovação Responsável em Saúde

    A revista Cadernos de Saúde Pública de julho de 2020, que já está disponível on-line, traz como destaque artigo sobre a perspectiva da Inovação Responsável em Saúde (IRS), em tempos de Covid-19. “Seu uso possibilita examinar em que medida uma inovação reduz as desigualdades em saúde ao atender as necessidades específicas de um grupo vulnerável.” Além de avaliar se os meios para mitigar os impactos negativos de uma inovação estão disponíveis para os aspectos éticos, legais e sociais aplicáveis; e também, até que ponto uma inovação contribui para a sustentabilidade do sistema de saúde, dizem os pesquisadores.

  3. A Educação Interprofissional e o Trabalho Colaborativo são temas de debate da RedEscola

     

    No próximo dia 8 de julho, às 10h, a Secretaria Técnica e Executiva da Rede Brasileira  de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) realizará o debate virtual intitulado A Educação Interprofissional e o Trabalho Colaborativo no Enfrentamento à Pandemia de Covid-19. A atividade faz parte de um conjunto de iniciativas que visa o fortalecimento das instituições formadoras integrantes da Rede e será transmitida ao vivo no facebook da RedEscola. 

    A atividade faz parte de um conjunto de iniciativas que visa o fortalecimento das instituições formadoras integrantes da Rede e será transmitida ao vivo no facebook da RedEscola. 


  4. Ceensp discutirá importância do Sistema CEP/Conep no contexto da pandemia na segunda (6/7)

    O próximo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP acontecerá na segunda-feira, 6 de julho, às 10 horas, e discutirá Ética: importância do Sistema CEP/Conep na garantia dos preceitos éticos durante a pandemia de Covid-19. O Ceensp será transmitido on-line pelo canal da ENSP, no Youtube. A atividade estará sob a coordenação de Jennifer Braathen, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cep/ENSP).

  5. Seminário debate Atenção Primária em Saúde contra a Covid-19

    A Fiocruz realizou (24/6) a segunda e última parte do seminário online A Atenção Primária em Saúde no enfrentamento à Covid-19: a experiência da Fiocruz e os desafios para o fortalecimento do SUS. A atividade foi organizada pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz) e pela Fiocruz Brasília. A íntegra deste segundo dia do seminário está disponível no YouTube da VideoSaúde:

  6. Fiocruz participa de reunião na Câmara sobre vacina contra covid-19

    O desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus foi tema de uma reunião técnica online da Comissão Externa da Câmara dos Deputados de Enfrentamento à Covid-19, na quarta-feira (1/7), com participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. Na audiência pública, foram discutidos diferentes aspectos do projeto proveniente da Universidade de Oxford, na Inglaterra. O Brasil toma parte nessa iniciativa por meio de colaboração com o governo britânico e acordo com a empresa farmacêutica global AstraZeneca. A expectativa é que a Fiocruz venha a produzir 30 milhões de doses entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, caso os resultados das pesquisas clínicas em andamento continuem promissores.

  7. Avanço da Covid-19 e do desmatamento ameaçam população indígena

    Mesmo diante da pandemia do coronavírus, o desmatamento e as queimadas nos territórios indígenas na Amazônia seguem avançando. Essa degradação, combinada com o aumento de casos de Covid-19, as elevadas prevalências de diferentes doenças e agravos à saúde e as dificuldades de acesso ao sistema de saúde são extremamente nocivas aos povos indígenas. O tema, que está na linha de ação da Fiocruz para enfrentamento da Covid-19 nas populações vulneráveis, pautou mais uma sessão on-line do Centro de Estudos da ENSP (Ceensp), no dia 24 de junho. 

  8. A bioética e as escolhas impostas pela pandemia

    O artigo Covid-19 e o fim da Vida: quem será admitido na Unidade de Terapia Intensiva?, publicado no Observatório Covid-19 Informação para Ação, expõe que essa doença se tornou um grande desafio para as sociedades contemporâneas, em termos clínicos e de saúde pública. O fato de se tratar de um vírus novo, para o qual os seres humanos não têm imunidade, altamente transmissível e capaz de desencadear quadros graves, vem produzindo significativa pressão, sem precedentes, nos sistemas de saúde de diferentes regiões do planeta, muitas vezes com consequências devastadoras para as populações atingidas. 

  9. Pesquisa da Fiocruz quer conhecer melhor os impactos do confinamento

    Você fez ou está fazendo quarentena? Se você vive no Brasil, tem mais de 18 anos e respondeu “sim” ou “não” a essa pergunta, então está convidado(a) a participar da pesquisa “Impacto Social do Confinamento pelo Surto de Coronavírus Covid-19 na América Latina – Brasil”. A participação consiste no preenchimento de um formulário online que busca conhecer como você tem vivido essa situação de pandemia. Responder ao questionário leva menos de 15 minutos, a participação é voluntária e não é necessário se identificar. O objetivo é levantar informações para conhecer o contexto social vivido pela população brasileira em relação ao confinamento por Covid-19, de modo a contribuir para o planejamento e a melhoria das ações no caso de emergências em saúde pública.