1. Palestra abordará desafios e incertezas das epidemias de Zika e Covid-19

    O pesquisador Gustavo Matta, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, proferirá a palestra “Lições aprendidas e incertezas frente às epidemias de Zika e Covid-19” no dia 29 de setembro, às 14h, em evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP e o Observatório Covid-19 Fiocruz. Coordenador da Rede Zika Ciências Sociais e do eixo Impactos Sociais do Observatório, Gustavo falará sobre os efeitos das epidemias na sociedade, no sistema de saúde e acerca da capacidade de resposta da ciência diante de duas grandes emergências de saúde. A palestra pode ser acompanhada pelo link https://youtu.be/T9TrA-C4V6k.

  2. Covid-19: pesquisa indica aumento de óbitos de idosos em casa no Rio de Janeiro

    Três em cada quatro mortos por Covid-19 no estado e no município do Rio de Janeiro são idosos, com idades acima dos 60 anos. O total geral de mortos da terceira idade – envolvendo todas as doenças, além da Covid-19 – aumentou muito desde o início da epidemia do novo coronavírus, tanto no estado quanto na capital fluminense. Os resultados são do estudo O excesso de óbitos de idosos no Município do Rio de Janeiro analisados segundo o local de ocorrência, publicado em Nota Técnica do Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento (Gise/Icict/Fiocruz). Confira!

  3. Artigo da ENSP alerta para uso irracional de medicamentos na pandemia de Covid-19

    A ampla prescrição e uso de medicamentos de eficácia e segurança não comprovadas para a Covid-19 está em desacordo com o uso racional de medicamentos, um princípio fundamental da farmacoterapia promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1985. Esse uso irracional de medicamentos é motivo de preocupação, porque alguns deles estão associados a graves doenças cardíacas e mortes. O alerta foi feito pelos pesquisadores da ENSP, Francisco José Roma Paumgartten e Ana Cecilia Amado Xavier de Oliveira, em artigo publicado na revista Ciência & Saúde Coletiva, de setembro.

  4. Centenário da UFRJ relembra dificuldades enfrentadas pelas universidades públicas

    Este mês, a mais antiga instituição de ensino superior do país completou 100 anos relembrando a trajetória de luta em prol da educação como base de crescimento da sociedade e os inúmeros desafios enfrentados pelas instituições de formação públicas. As universidades públicas vivenciam um contexto contraditório, no qual, ao mesmo tempo em que veem sua legitimidade crescer, passam por severa crise. A opinião é do professor, ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integrante do Conselho Consultivo da ENSP, Roberto Leher. Saiba mais!

  5. Consultório na Rua e a vulnerabilidade social em tempos de pandemia foram tema de Ceensp

    O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp), realizado no dia 9 de setembro, debateu o tema Vulnerabilidades sociais no contexto da Covid-19: o cuidado às pessoas em situação de rua durante e pós pandemia. O Ceensp contou com a participação do pesquisador da Fiocruz Brasília, Marcelo Pedra, e da pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Mirna Teixeira, além do integrante do Consultório na Rua de Manguinhos, Daniel Souza, como debatedor. Durante a  atividade, sob a coordenação da pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública (DCS/ENSP), Elyne Engstron, foi lançado o vídeo Consultório na Rua do Rio: conhecer para acolher
     

  6. Covid-19: Fiocruz publica documento sobre retorno às aulas presenciais

    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lança documento que sistematiza um conjunto de orientações relacionadas às atividades escolares no contexto da pandemia, a partir de uma revisão da literatura e de publicações produzidas pela própria instituição e por outras. Intitulado Contribuições para o retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de Covid-19, o material foi coordenado pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz e reúne evidências e informações científicas e sanitárias, nacionais e internacionais, sobre o que tem sido debatido, até o momento, sobre a volta às aulas presenciais.

  7. ENSP 66 anos: fique por dentro de tudo o que aconteceu nas comemorações do aniversário da Escola

    Para celebrar sua longa trajetória de mais de seis décadas de lutas e conquistas, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoveu, de 1º a 4 de setembro, uma série de atividades. Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, todos os debates foram realizados de maneira virtual. Sob o tema Desafios e caminhos da saúde em tempos de pandemia, a proposta foi repensar as conquistas alcançadas e os obstáculos superados ao longo desses anos. Todos os vídeos dos debates estão disponíveis no canal da ENSP no Youtube. Acesse a playlist ENSP 66 anos. 

  8. Fiocruz testará vacina BCG na prevenção à Covid-19 no Brasil

    Em outubro, a Fiocruz e o Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch da Austrália irão iniciar testes, em profissionais da área de saúde, com a vacina BCG (usada para prevenir a tuberculose), a fim de verificar a proteção do imunizante também contra a Covid-19. Coordenada no Brasil pelos pesquisadores da Fiocruz Julio Croda e Margareth Dalcolmo, da ENSP/Fiocruz, a pesquisa foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Serão vacinados cerca de três mil profissionais da área saúde no país que não tenham tido Covid-19. O estudo será financiado pela Fundação Gates. 
     

  9. Fiocruz assina contrato de 100 milhões de doses da vacina Covid-19

    Conforme anunciado em coletiva do Ministério da Saúde na noite de 9/9, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinou o contrato de Encomenda Tecnológica (Etec) com a AstraZeneca, que detém os direitos de produção, distribuição e comercialização da vacina Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. A assinatura eletrônica ocorreu na última terça-feira (8/9) e foi formalizada em 9/9, em reunião com representantes de ambas as instituições.

  10. ENSP produz segunda edição do relatório de atividades durante a pandemia

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) produziu a segunda edição do relatório que apresenta as atividades desenvolvidas pelos seus departamentos e centros ao longo da pandemia do coronavírus. O documento consolida a produção da ENSP do ponto de vista dos eventos e das matérias jornalísticas, além da produção acadêmica, por meio dos diversos artigos disponíveis no Repositório Institucional da Fiocruz (Arca). O Relatório de Atividades integra as ações institucionais da Escola no enfrentamento da pandemia.