1. Radis: reflexão sobre comunicação e saúde em seus 25 anos

    O Radis aproximou a produção científica e a saúde pública da população. Foi assim que a Fiocruz, a comunidade científica e a sociedade passaram a se relacionar mais de perto, comentou o vice-presidente de Serviços de Referência e Ambiente da Fiocruz, Ary Carvalho de Miranda, na cerimônia de comemoração dos 25 anos do Programa Radis - Reunião, Análise e Difusão de Informações sobre Saúde, na ENSP. Rogério Lannes, coordenador do Radis, fez um breve apanhado sobre a trajetória do Programa. Sempre trabalhamos com foco na comunicação, difusão de conceitos e idéias. Desde o início, o Radis ouviu e deu voz a todos os atores que escreveram a história da reforma sanitária.

  2. Portal da ENSP entra no ar com inovações para gestão de informação e de conhecimento

    O novo portal corporativo da ENSP acaba de entrar no ar com o objetivo de facilitar o acesso de pesquisadores, funcionários, alunos e visitantes às informações produzidas na instituição e oferecer um ambiente favorável ao compartilhamento de conhecimento. Nessa nova versão, os usuários devem se cadastrar para usar alguns serviços, como postagem de documentos na Biblioteca Multimídia e comentários no Informe ENSP, entre outros. O conteúdo publicado no portal também pode ser acessado por portadores de deficiências, como deficientes visuais.

  3. Atividade física e promoção da saúde na Radis

    Os modelos de Academia da Saúde, promovidos pelo Ministério da Saúde, são estratégias voltadas à prevenção de doenças crônicas, divulgação e, ao mesmo tempo, implementação da cultura local e de hábitos saudáveis. O programa do Sistema Único de Saúde (SUS), que busca atacar o sedentarismo, a obesidade e doenças crônicas, ocupando espaço dominado pela iniciativa privada, foi tema da edição de setembro (nº 109) da revista Radis. A edição também dá continuidade ao debate sobre a sociedade de risco (realizado na Radis nº 106) e traz uma reportagem a respeito da regulamentação da Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080).

  4. ENSP combate a dengue com teatro e outras atividades

    Com o intuito de orientar e prevenir a comunidade de Manguinhos e a comunidade ENSP para os perigos da Dengue, está sendo realizada, pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), a Campanha de Conscientização da Dengue. A apresentação da peça teatral Dengue a 40º - Uma fábula sobre a dengue com o olhar da promoção da saúde, pelo grupo Teatro Dentro da Vida, na sala de espera do Centro de Saúde, na manhã do dia 26/11, foi uma das atividades da campanha que também contará com palestras e apresentações do Camelô Educativo. Todas as ações são voltadas para a importância do cuidado contínuo e a prevenção da formação de focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

  5. Rio adere à campanha contra amianto em evento na ENSP

    No evento que marcou a adesão do Rio de Janeiro à Campanha Nacional pelo Banimento do Amianto - que será lançada no dia 28 de abril (Dia Internacional em Memória das Vítimas dos Acidentes e Doenças no Trabalho) - temas como os males causados pela fibra, a necessidade de melhorar a assistência aos trabalhadores que atuam no mercado informal, as leis contra o uso da fibra no Rio de Janeiro e o forte poder econômico das fábricas - que derrubam leis que proíbem a utilização do asbesto - foram debatidos entre políticos, pesquisadores, trabalhadores e sindicalistas que estiveram no Salão Internacional da ENSP, na tarde de quarta-feira (24/04). O secretário de Estado do Ambiente do RJ, Carlos Minc, foi um dos palestrantes. Acesse o áudio e as apresentações na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  6. Pesquisa analisa estratégias de transferência do conhecimento produzido na ENSP

    Como os pesquisadores da ENSP transferem os resultados de pesquisa em políticas, sistemas e serviços de saúde aos tomadores de decisões? Essa foi a pergunta que orientou a pesquisa do curso de mestrado em Saúde Pública da aluna Cristina Acosta, orientada pela pesquisadora Lígia Giovanella (Daps/ENSP) e defendida em maio. A apresentação de Cristina Acosta está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  7. Radis de junho destaca caminhos para uma vida melhor

    A matéria de capa da Radis nº. 58 Junho de 2007 traz um amplo panorama de três aulas inaugurais realizadas pela Fiocruz, com o bioeticista italiano Giovanni Berlinguer, a líder dos agentes comunitários de saúde Tereza Ramos e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Ambas as exposições abordam um discursso único, a luta contra as iniqüidades, a continuidade do trabalho cotidiano de atenção à saúde e uma lúcida defesa do meio ambiente.