1. Comissão Científica avança nas definições do Abrascão 2018

    Em clima fraterno e com o olhar voltado para a produção social do conhecimento, a segunda reunião da Comissão Científica do 12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva aconteceu na capital carioca entre 14 e 15 de dezembro e encarou a tarefa de analisar as mais de 400 propostas de  atividades científicas e definir os critérios de avaliação para os resumos submetidos ao Congresso, que acontecerá entre 26 e 29 de julho, no Rio de Janeiro. Ao final, a sensação de dois dias produtivos e a definição dos primeiros contornos do Abrascão 2018, num desenho de programação que reafirma a missão da Abrasco em fortalecer a Saúde Coletiva, tanto nos aspectos teóricos como nas práticas de saúde, visando o aprimoramento da comunidade acadêmica e a capacidade de formulação de políticas públicas de saúde, educação e ciência e tecnologia para o enfrentamento dos problemas da população brasileira. 

  2. Prazo prorrogado para submissão de atividades ao Abrascão 2018

    Foi prorrogado, até 7 de dezembro, o prazo para submissão de atividades ao 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2018. As propostas de atividades para o congresso (mesas e palestras) deverão ser submetidas até a próxima quinta-feira (7/12), para avaliação da Comissão Científica, através de formulário. Já as propostas de atividades pré-congresso (cursos, oficinas e reuniões) deverão ser enviadas até o dia 12 de março, também por meio de formulário. Todas as atividades pré-evento do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva ocorrerão nos dias 24 e 25 de julho, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

  3. Abrascão 2018: propostas de atividades podem ser enviadas até 30/11

    Faltam 170 dias para o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, a Abrascão 2018, que acontecerá na capital fluminense. As propostas de atividades para o congresso (mesas e palestras) deverão ser submetidas até quinta-feira (30/11), para avaliação da Comissão Científica, através de formulário. Já as propostas de atividades pré-congresso (cursos, oficinas e reuniões) deverão ser enviadas até o dia 12 de março, também por meio de formulário. Todas as atividades pré-evento do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva ocorrerão nos dias 24 e 25 de julho, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

  4. Em sua primeira reunião, Comissão Científica define rumos do Abrascão 2018

    A primeira reunião da Comissão Científica do Abrascão 2018 aconteceu nos dias 02 e 03 de outubro, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de pesquisadores de diversas partes do país, representantes das diversas estruturas internas e de gestão da Abrasco, como os grupos temáticos, fóruns, comitês, comissões e diretoria. O objetivo central do encontro foi traçar as primeiras diretrizes que orientarão a construção do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, a ser realizado entre 26 e 29 de julho de 2018, no Rio de Janeiro.

  5. Site do Abrascão 2018 está no ar: inscrições e submissão de trabalhos estão abertas

    O site do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018) está no ar e já estão abertas as inscrições e a submissão de envio de trabalhos. Para Gastão Wagner, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) - organizadora do evento , o Abrascão 2018 acontecerá num momento muito particular da história do Brasil: um contexto difícil. "Direitos, liberdade, democracia, Universidade Pública e o Sistema Único de Saúde estão submetidos a ataques cerrados. O principal recurso à nossa disposição para organizarmos a resistência e impedir retrocessos à liberdade e aos direitos sociais somos nós mesmos. O Abrascão 2018 é um dos meios pelos quais podemos ecoar nossa voz", defendeu ele. 

  6. Abrascão 2018: seminários regionais vão construir documento de debate

    Faltam nove meses para o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que acontecerá de 24 a 29 de julho de 2018, no campus da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Como este será um congresso processo, o Abrascão 2018 já começou e uma série de seminários, cursos e atividades regionais serão realizados em universidades, unidades de serviços e pesquisa para para fomentar o debate e a construção de um projeto comum em defesa da sociedade. "Para isto, entre outras coisas, realizaremos 11 seminários regionais pelo país entre outubro desse ano e abril de 2018. Cada seminário terá uma mesa de debate pela manhã e à tarde uma oficina, em que se construirá um texto curto, de 5 páginas ou pouco mais, com um breve diagnóstico (compreensão do desafio) e sugestão de estratégias para enfrentar os problemas do tema em questão. O objetivo é levarmos para o Abrascão um Caderno sobre SUS, direitos e democracia", explica Gastão Wagner, presidente da Abrasco. O site do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva entrará no ar no dia 5 de outubro.

  7. Comissão Organizadora Local define as subcomissões do Abrascão 2018

    No quarto encontro da Comissão Organizadora Local do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018) foram apresentados os termos de referência da Comissão e ainda a estrutura de todas as subcomissões do grupo: infraestrutura e logística; cultural; mobilização social; comunicação e ainda a subcomissão de orçamento e finanças. A partir de agora os grupos já se movimentam de maneira independente o que alavanca a construção do Abrascão 2018. "A partir de trabalho em grupos, vamos poder destrinchar melhor as responsabilidades institucionais referentes a cada uma dessas comissões locais" explica Carlos Silva, secretário executivo da Abrasco. Além da secretaria executiva da Abrasco, estavam na reunião representantes de várias unidades da Fiocruz, UFRJ, UERJ, Unirio e UFF.