1. Abrascão 2018: Divulgada a seleção de monitores

    Está liberado o resultado do programa de monitoria do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018), que acontecerá nos dias 24 e 25 de julho (pré-congresso), nas dependências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e entre 26 e 29 de julho, no campus Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Confira tanto na sua caixa da entrada do e-mail de inscrição como no site e siga as orientações. Não perca o prazo para confirmação da sua participação: até 30 de junho.

  2. Abrascão 2018: Comissão Científica encerra trabalhos e aponta eixos para Carta Política

    A montagem das sessões de comunicação, a definição dos últimos nomes para compor a programação científica e os pontos centrais para a construção da Carta Política estiveram na pauta do último encontro da Comissão Científica do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - Abrascão 2018, que se reuniu na segunda e terça-feiras, 5 e 6 de junho, no Rio de Janeiro. O Abrascão acontece de 26 a 29 de julho no campus Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também na capital carioca.

  3. Abrascão 2018: pesquisadora da ENSP compõe Comissão Científica

    Cristiani Vieira Machado é médica formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e com pós-doutorado em Ciência Política na University of North Carolina at Chapel Hill, dos Estados Unidos. É pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Daps/ENSP) e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da instituição, além de editora associada da revista Ciência & Saúde Coletiva da Abrasco e parecerista de várias revistas do campo da Saúde Coletiva.

  4. Abrasção 2018: Saúde e a Ciência e Tecnologia pautam seminário preparatório

    A manhã do dia 5 de abril trouxe a notícia da apresentação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Polícia Federal de Curitiba (PR), onde foi preso. Mas "Cantar nunca foi só de alegria. Com tempo ruim. Todo mundo também dá bom dia", disse Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, na mesa de abertura do Seminário Preparatório Ciência e Tecnologia, Universidade Pública e Saúde, para o Abrascão 2018. "Todos estamos ainda sob o impacto desta madrugada, mas com tempo ruim também damos bom dia como canta Gonzaguinha: este Seminário é um bom dia deste tipo", arrematou Nísia.

  5. Fiocruz sediará o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

    A Fiocruz vai sediar, no Campus Manguinhos, o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - Fortalecer o SUS, os direitos e a democracia (Abrascão 2018), de 26 a 29 de julho. O evento mobiliza participantes de todo o país e do exterior, com público estimado de sete a oito mil pessoas. Para assegurar as condições necessárias à realização do Congresso, as atividades de rotina desenvolvidas no Campus Manguinhos serão suspensas. A suspensão foi determinada pela Portaria da Presidência nº 474/2018-PR.

  6. Abrascão 2018: divulgados os resultados dos trabalhos submetidos

    Após extensa avaliação, envolvendo um time de cerca de mil docentes e pesquisadores de todas as regiões brasileiras e de diversas universidades e programas de pós-graduação, estão liberados os resultados dos resumos enviados ao 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018) que acontecerá entre 26 e 29 de julho, no campus Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

  7. Abrascão 2018: docente da ENSP representa GT Saúde Indígena

    Bacharel e licenciado em Enfermagem pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Felipe Guimarães Tavares é mestre e doutor em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Professor da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e vice coordenador da residência de Enfermagem em Saúde Coletiva da mesma instituição, compõe e representa na Comissão Científica o Grupo Temático Saúde Indígena.

  8. Abrascão 2018: Prazo de inscrições prorrogado até 25 de abril

    O 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018) prorrogou o prazo para inscrições com preços promocionais, que agora podem ser feitas até o dia 25 de abril. O evento será realizado no Campus Manguinhos da Fiocruz entre os dias 26 e 29 de julho de 2018, com o objetivo de fortalecer o SUS, os direitos e democracia. Acesse o site do Abrascão e veja como se inscrever.

  9. Abrascão 2018: pesquisadora da ENSP representa Comitê de Assessoramento em C&T e Inovação em Saúde

    Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre e doutora em Saúde Pública (IMS/Uerj e ENSP, respectivamente), Celia Maria de Almeida é pesquisadora titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), tendo ocupado inúmeros cargos e funções à frente de cursos e postos da Fundação, como a coordenação do mestrado profissional em Saúde Global e Diplomacia da Saúde e a direção do Escritório Regional de Representação da Fiocruz na África, instalado em Maputo, Moçambique. Integra e representa o Comitê de Assessoramento em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Associação.

  10. Abrascão 2018: Ciência e Tecnologia, Universidade Pública e Saúde serão temas de seminário preparatório nos dias 5 e 6 de abril

    A ENSP/Fiocruz receberá mais uma atividade preparatória para o Abrascão 2018, o seminário Ciência e Tecnologia, Universidade Pública e Saúde, organizado pelo Comitê de Ciência e Tecnologia da Associação Brasileira de Saúde Coletivca (Abrasco), coordenado por Luis Eugenio Souza. A abertura da atividade terá participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e do presidente da Abrasco, Gastão Wagner. Confira, abaixo, a programação completa do seminário, que é aberto a todos os interessados e acontecerá nos dias 5 e 6 de abril, no salão internacional.