1. Avanços da área de Ensino da ENSP

    Somos democracia, Somos SUS, Somos Todos ENSP

    Na ENSP, nos últimos 4 anos, o Ensino se reestruturou mediante esforço coletivo e escolha de uma expressiva maioria dos trabalhadores. A Vice-Direção foi criada para fortalecer e desenvolver o conjunto das atividades do Stricto Sensu, Lato Sensu e da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância. Além disso, consolidou-se a Secretaria Acadêmica Única unindo inclusive as SECA Lato presencial e EAD.

  2. Próximo Encontro da Campanha Hermano 2017 será no dia 17/4

    Próximo Encontro da Campanha Hermano 2017 - DAPS 2ª feira, 17/4, às 10h, sala 718. 
     
    Desenvolvimento Institucional e Gestão - Uma Escola eficiente pressupõe que seu conjunto de trabalhadores – servidores, terceirizados, bolsistas – deve encontrar condições saudáveis para o desenvolvimento de suas atividades e estar incluído em uma política permanente de qualificação e desenvolvimento profissional. Portanto, nosso programa parte do pressuposto de que são imprescindíveis tanto a manutenção, como a criação de condições ideais para que cada trabalhador possa se desenvolver, assim construindo processos de trabalho mais eficientes e humanizados. A valorização dos nossos analistas e técnicos em gestão foi uma das marcas da atual política da ENSP. Nosso compromisso é avançar em projetos de qualificação, no reconhecimento das suas titulações e no RRA – Reconhecimento de Resultados de Aprendizagem, como parte da política institucional.

  3. Defesa dos Princípios Democráticos e Participativos

    Somos democracia, Somos SUS, Somos Todos ENSP 
     
    Defesa dos Princípios Democráticos e Participativos - O fortalecimento e a criação de fóruns com regularidade e representatividade foram incentivados, destacando-se nossas ações para o aprimoramento do papel central do CD. Por exemplo, na definição de como operacionalizar o FADI, dando autonomia aos departamentos. A estratégia se pautou pela democracia participativa favorecendo a condução coletiva, compartilhando responsabilidades e capilarizando decisões, como no processo de revisão do Regimento Interno. O texto base foi votado e as controvérsias debatidas e deliberadas. Inovamos ao adotar votação eletrônica anônima. Neste Regimento, se consolidaram as estruturas da ENSP refletindo o avanço, o seu crescimento e a garantia de mecanismos dedicados à participação dos trabalhadores, alunos e comunidade. A incorporação dessas práticas no cotidiano está em consolidação, o que reforça nosso compromisso iniciado na gestão em 2013.

  4. Somos democracia, Somos SUS, Somos Todos ENSP

    Na sequência destacamos mais um princípio norteador da nossa candidatura:
    Transparência na Gestão de Recursos e Processos. Com o objetivo de permitir o acesso de toda a comunidade aos projetos e recursos executados na ENSP, durante nosso mandato, priorizamos o aperfeiçoamento de mecanismos de gestão, numa prática inovadora, transparente e de contínua prestação de contas. Incluem-se nessas ações a divulgação do escopo de atuação e montantes envolvidos em cada projeto de ensino, pesquisa, serviços e desenvolvimento acadêmico/tecnológico, a elaboração de Relatórios de Gestão e o acompanhamento dos projetos pelo conjunto dos departamentos, através dos fóruns colegiados pertinentes. Tais ações representam um avanço em termos da gestão de recursos públicos e na entrega de produtos estratégicos, para a sociedade, razão pela qual sigo motivado e comprometido com o aperfeiçoamento permanente desse modelo transparente de gestão.

  5. Campanha Hermano 2017

    Somos democracia, Somos SUS, Somos Todos ENSP. Destacaremos hoje um dos três princípios que norteiam nossa candidatura: Defesa Intransigente do SUS. Desde o início da gestão, em meio a uma conjuntura política adversa, a ENSP liderada por essa Direção, debateu e construiu um posicionamento claro em relação ao fortalecimento e defesa do SUS. Resgatamos o momento político do período de criação da ENSP, evidenciando a importância da mobilização de nossas capacidades para a melhoria permanente de um projeto civilizatório de Saúde Pública - como diria Sergio Arouca. Celebramos os 30 anos da 8ª CNS, num momento de ameaça da retirada dos direitos sociais. Seguirá sendo um princípio vital dessa gestão a defesa incondicional de um SUS público, para o qual a ENSP contribui desde sua formulação. Permaneceremos aportando conhecimentos e capacidades, coerente com a trajetória de uma instituição pública, inserida em seu tempo e espaço, partícipe nas lutas em defesa dos interesses do povo. 

  6. Campanha Hermano 2017: Carta de apresentação

    Somos democracia, Somos SUS, Somos Todos ENSP. Sou médico, Mestre UFRJ e Doutor em Saúde Pública Fiocruz. Na ENSP desde 1987, fui delegado em todos os CI. Assumi a Direção da ENSP orgulhosamente em 2013. A principal motivação foi implementar mudanças inovadoras, relevantes, transparentes e democráticas na gestão. Mantive firme o compromisso de respeito à diversidade e compartilhamento das decisões com trabalhadores e alunos. Foram 4 anos de debates, ações e avanços, que fortaleceram a ENSP como instituição de Estado. O Programa para 2017-2021 será apresentado na campanha e reforçará o compromisso com o SUS universal, público, equitativo, de qualidade e com participação social. Essa candidatura se fundamenta em 3 princípios, que são compromissos seminais: Defesa Intransigente do SUS, Transparência na Gestão de Recursos e Processos e Defesa da Democracia Participativa. A incorporações desses princípios reforça a responsabilidade com a defesa do processo iniciado em 2013.