1. Entrevista: Luiz Carlos Fadel fala sobre 'Fórum Intersindical Saúde – Trabalho – Direito'

    Completados quatro anos da criação do Fórum Intersindical Saúde - Trabalho - Direito, o pesquisador do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural e coordenador da iniciativa, Luiz Carlos Fadel, fala sobre a trajetória percorrida pelo grupo, que busca, em sua proposta, debates, formação e ações no campo da democracia e saúde do trabalhador. 

  2. MSF Scientific Days Latin America acontecerá na ENSP em 28/8

    Para debater a saúde sexual e reprodutiva com foco em homens e meninos, a ENSP vai receber a organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), em 28 de agosto, para a conferência MSF Scientific Days Latin America. O dia de atividades engloba três mesas de debates com a presença de profissionais de saúde, trabalhadores humanitários, acadêmicos e líderes da comunidade científica do Brasil, Bolívia, México, Líbano, África do Sul e Moçambique, que apresentarão painéis, estudos de caso e pesquisas publicadas, além de trocar experiências com os participantes tanto da atividade acadêmica como da atuação clínica. O encontro será de 8h30 as 17h, com inscrições gratuitas e limitadas, no auditório da ENSP.

  3. Ceensp traz experiência de usuários do Centro de Atenção Psicossocial nesta quarta-feira (28/8)

    Usuários do Centro de Atenção Psicossocial Carlos Augusto Magal (Caps/Manguinhos) lançarão o blog Libertando a Mente, durante o Centro de Estudos da ENSP Miguel Murat de Vasconcellos, na próxima quarta-feira, 28/8, às 14h, no salão internacional da Escola. A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (Laiss/CSEGSF/ENSP), coordenado pelo pesquisador André Pereira Neto. O Ceensp é aberto aos interessados.

  4. ENSP lança material de livre acesso para apoio na capacitação em M&A

    A ENSP acaba de lançar o recurso educacional em formato digital Proposta Pedagógica: Monitoramento e Avaliação para Ação em Saúde Pública. A ferramenta é fruto de uma série de esforços do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP para a qualificação de profissionais inseridos no SUS com vistas a institucionalizar o Monitoramento e a Avaliação na prática da gestão de programas de controle de processos endêmicos. Tal iniciativa, que está em acesso livre para todos os interessados no tema, é uma produção conjunta da ENSP com a SVS/MS. 

  5. Seminário debate violência e saúde na Atenção Primária

    A violência hoje é a terceira causa de morte no país e tem impacto direto sobre a saúde. Ela é caracterizada pelo uso intencional da força física ou do poder real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação. Para debater como a violência interfere na vida dos usuários do sistema de saúde e nas práticas dos profissionais nas unidades de Atenção Básica, foi realizado o seminário Violência e Saúde na Atenção Primária.

  6. Aula aberta debate metodologias de investigação de acidentes de trabalho

    O Programa de Formação Saúde, Trabalho e Ambiente na Indústria do Petróleo, oferecido pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz), realizará, no dia 27 de agosto, a aula aberta Metodologias de Investigação de Acidentes de Trabalho. A aula será ministrada pelo professor adjunto da Universidade Federal de Itajubá e coordenador da Graduação em Engenharia de Segurança e Saúde, Raoni Simões. A atividade acontecerá na sede do Sindipetro-RJ e é aberta a todos os interessados.

  7. ENSP debate Geografia do uso de agrotóxicos no Brasil e conexões com a EU nesta segunda-feira (26/8)

    O Cesteh/ENSP, em parceria com o Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, promoverá na segunda-feira, 26 de agosto, a palestra Geografia do uso de agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia. A atividade contará com a apresentação da pesquisadora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), Larissa Mies Bombardi. O evento, aberto aos interessados, acontecerá no auditório térreo da ENSP, a partir das 14 horas.

  8. Criada Articulação Nacional de Ativistas em Tuberculose do Brasil

    Reunidos em São Paulo, durante dois dias, ativistas do SUS com atuação em diversas áreas fundaram a Articulação Social Brasileira para o Enfrentamento da Tuberculose (Articulação TB/Brasil), coletivo formado exclusivamente por membros da sociedade civil. O grupo elaborou Carta de Princípios, missão e prioridades para o próximo ano, e avaliou o atual momento da saúde pública brasileira com suas ameaças e urgências de mobilização.