1. Fundação lança Coleção de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Série Fiocruz

    Como parte da programação do 2º Ciclo de Debates de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) promoveu o lançamento da Coleção de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Série Fiocruz – Documentos institucionais na última quarta-feira (27/3). A publicação foi apresentada pelo coordenador da área de Saúde e Ambiente da VPAAPS e do evento, Guilherme Franco. Agrotóxicos e saúde; biodiversidade e saúde; clima e saúde; grandes empreendimentos e saúde; saúde dos povos do campo, da floresta e água; saúde do trabalhador; e histórico e governança são os sete assuntos destacados na Coleção.

  2. Centro de Estudos da ENSP debaterá geopolítica internacional nesta quarta-feira (3/4)

    O próximo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) terá como tema Geopolítica internacional: a nova estratégia americana. O Ceensp, marcado para quarta-feira, 3 de abril, contará com a participação do filósofo José Luís da Costa Fiori. A atividade é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.

  3. Gestão da Atenção Básica celebra 10 anos com aula inaugural nesta terça-feira (2/4)

    Na terça-feira, 2 de abril, o Curso de Especialização em Gestão da Atenção Básica nos moldes da Residência celebrará 10 anos de atuação. Para comemorar a data será realizado o painel Os desafios para a formação em gestão da Atenção Básica. Dez anos após sua criação, a grande maioria dos egressos atua na gestão do SUS. A celebração é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.

  4. Pós-Graduação em Saúde Pública sob nova coordenação; confira o resultado

    A Comissão dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública acadêmico e profissional da ENSP/Fiocruz acaba de eleger seus representantes para o triênio 2019/2021. Para a coordenação do Programa Acadêmico, foram eleitas Marly Marques da Cruz e Joviana Quintes Avanci. Já para a modalidade profissional, eleitas Elyne Montenegro Engstrom e Maria Helena Barros. Na ocasião, realizada, também, a eleição dos representantes docentes. Dos 103 que compõem o Colégio de Eleitores, 58 participaram da votação, correspondendo à 56,3% do universo eleitoral. Confira todos os eleitos. 

  5. ENSP promoverá curso sobre gestão do ambiente sonoro e saúde pública

    De 8 a 12 de abril será realizado na ENSP/Fiocruz o curso de curta duração com abrangência internacional Gestão do Ambiente Sonoro e Saúde Pública, promovido pelo Cesteh/ENSP. O curso pretende despertar nos profissionais das áreas de planejamento urbano, arquitetura e saúde pública, a importância de incorporar a preocupação com a saúde em suas rotinas de trabalho, de modo que promover saúde se torne um fator preponderante no processo de projeto e de tomada de decisão.