1. Entrevista: 'Eu sou uma enlameada da periferia desta cidade', destacou a aluna da ENSP, Miriam Amaral

    Na última década, o Brasil ampliou o acesso das camadas mais pobres à universidade, o que redundou na democratização do conhecimento e protagonismo de lideranças como Marielle Franco, que não só adentrou o ensino superior, como também continuou sua formação, tornando-se mestre. Na sequência, esse quadro trouxe ao país teóricos mais contundentes que articularam o cabedal teórico à força do lugar de fala.   

  2. Feira Agroecológica Josué de Castro homenageou Marielle na ENSP

    Em 14 de março, dia em que se completou um ano do assassinato da vereadora Marielle Franco, a Feira Agroecológica Josué de Castro promoveu atividades no pátio da ENSP/Fiocruz. Além da tradicional feira com produtos sem agrotóxicos, aconteceram a exposição temática Violência contra a Mulher e a apresentação cultural dos Coletivos Negrxs, LGBTQ+ e Feminista de estudantes da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).
     

  3. Voz indígena: 'Radis' entrevista deputada que defende subsistema de atenção à saúde como direito

    “Nossos antigos guerreiros usavam arco e flecha; hoje nós usamos a caneta”, declarou a primeira mulher indígena a ser eleita deputada federal no Brasil, Joênia Batista de Carvalho, em entrevista à Radis n° 199, que está no ar.  “Dizer que a saúde indígena é responsabilidade ou problema de ONGs e usar os recursos da saúde indígena nos municípios é uma irresponsabilidade”, disse ao editor Adriano de Lavor.
     

  4. Centro de Estudos da ENSP debaterá geopolítica internacional nesta quarta-feira (3/4)

    O próximo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) terá como tema Geopolítica internacional: a nova estratégia americana. O Ceensp, marcado para quarta-feira, 3 de abril, contará com a participação do filósofo José Luís da Costa Fiori. A atividade é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.

  5. Minha comemoração do 31 de março

    Em meio a comemorações pelo golpe militar de 1964, o doutor em Saúde Pública e pesquisador aposentado da ENSP, Álvaro Nascimento, comenta, em artigo, a falta de direitos, a censura e o autoritarismo vividos no país durante os anos de exceção. 
     

  6. Inscrições abertas para Especialização em Pneumologia Sanitária

    Estão abertas, até 7 de maio, as inscrições para o curso de Especialização em Pneumologia Sanitária da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). O curso objetiva capacitar profissionais de Saúde estimulando a análise crítica, planejamento, gerenciamento de controle e vigilância epidemiológica. Os interessados devem acessar a Plataforma SigaLS. Para saber mais sobre o curso, acesse o edital.