1. Atenção Primária à Saúde: evento internacional discutiu do global ao local

    De 23 a 25 de outubro, a ENSP, por iniciativa do Grupo de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, realizou o Seminário Internacional Atenção Primária à Saúde: do global ao local. O objetivo do evento foi discutir temas atuais da APS no Brasil e no Rio de Janeiro, além de apresentar experiências internacionais nesse campo e compartilhar resultados de estudos com estudantes, profissionais, gestores, professores e pesquisadores da área. 

  2. Dilemas e desafios do direito à saúde: coordenador da Rede Zika fala sobre o tema

    Garantir o direito à saúde requer enfrentar desafios que se impõem no confronto entre poder local e vozes globais dominantes. Requer também posicionar-se diante da proposta de cobertura universal de saúde, a ser alcançada por planos e seguros de saúde individuais, no lugar de sistemas universais de saúde, voltados às necessidades da população e defendidos pelos sanitaristas.

  3. Vacinação, avanços e desafios é o tema do Sala de Convidados

    O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil existe há 45 anos (desde 1973) e é considerado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) referência internacional de política pública de saúde. A população tem acesso gratuitamente a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o país já erradicou doenças, por meio de vacinação, como varíola, febre amarela, sarampo, rubéola e poliomielite.

  4. Webconferência debaterá análise da situação de saúde do trabalhador nesta quinta-feira (31/10)

    O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) promoverá, no dia 31 de outubro, a webconferência Análise de situação de saúde do trabalhador. A atividade contará com a participação da médica sanitarista e diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast/Cesat), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, Letícia Nobre. A webconferência acontecerá das 14 às 16 horas e deve ser acessada acessada na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

  5. Seminário de Ensino debate relações de poder e processos avaliativos nesta quinta-feira (31/10)

    Nesta quinta-feira, 31 de outubro, as atividades do Seminário de Ensino 2019 prosseguem com a Roda de Diálogo Relações de poder e processos avaliativos, sob a mediação da representante do Fórum de Estudantes, Elizabeth Leite Barbosa. A roda, marcada para às 9h30, no salão intrenacional da ENSP, iniciará debatendo Relações de poder no meio acadêmico e a relação com a saúde mental na vida acadêmica. O evento será transmitido, ao vivo, pelo Canal da ENSP, no Youtube. 

  6. Artigo da ENSP trata da internacionalização dos periódicos de saúde coletiva

    A ciência já nasceu com vocação para se expandir. Seu berço mais expressivo foram os países ocidentais considerados mais desenvolvidos. Neste século, algumas nações emergentes vêm tomando consciência da importância de dar visibilidade internacional ao produto de seu conhecimento. Um artigo da pesquisadora da ENSP, Maria Cecília de Souza Minayo, apresenta caminhos para que o meio editorial em saúde coletiva incremente essa internacionalização.

  7. ENSP promove Seminário de Ensino nos dias 30 e 31 de outubro

    Entre os dias 30 e 31 de outubro a ENSP promoverá o Seminário de Ensino 2019. Com o tema Formação e Avaliação como campos de disputa e resistência: concepções, desafios e consequências, o evento debaterá, na abertura, a formação em saúde pública em tempos de crise. O debate contará com a participação do professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Kenneth Rochel de Camargo Junior, e do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Túlio Batista Franco. O Seminário de Ensino é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo do evento pelo Canal da ENSP, no YouTube.