1. Democracia é saúde: comemorações dos 65 anos da ENSP começam nesta terça-feira, 3/9

    Com a mesa Democracia é Saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca dá início às comemorações dos seus 65 anos. Políticas públicas, saúde e educação e suas interfaces com a democracia estão entre os temas trazidos pelos convidados na mesa de abertura, marcada para 9h, no auditório térreo da Escola. Já na tarde do dia 3, a partir das 14h, acontecerá a mesa Aposentadorias e o desafio na formação de quadros. Participe! Todas as atividades são abertas ao público. 
     

  2. Centro de Estudos debate teorias contemporâneas e determinantes sociais da saúde

    A próxima edição do Centro de Estudos da ENSP debaterá Transformações contemporâneas, teoria social, e determinantes sociais da saúde. O Ceensp será coordenado pela pesquisadora da ENSP, Patrícia Tavares Ribeiro, e contará com a participação da pesquisadora da USP, Aurea Maria Zölner Ianni. O pesquisador da ENSP, Nilson do Rosário Costa, será o debatedor do Ceensp, que está marcado para a próxima quarta-feira, 11 de setembro, a partir das 13h30. A atividade é aberta aos interessados.

  3. ENSP celebra 65 anos com extensa programação

    Na vanguarda da construção de uma saúde pública universal e equânime, e incansável na luta contra os retrocessos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca comemora 65 anos de pesquisa, produção científica e formação em saúde pública debatendo a Desigualdade, Democracia e Políticas Sociais. Os ataques, o desmonte e o desfinanciamento da saúde e da educação como um todo vêm aumentando a cada ano, mês, dia... Frente a tal cenário, é preciso se manter firme e dar luz aos debates que são caros e fundamentais à saúde pública. Confira a programação completa do aniversário da ENSP 2019.

  4. Usuários do Caps lançam ferramenta que vai muito além da comunicação

    Libertar a mente rompendo o silenciamento. Essa foi a ideia dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial Carlos Augusto Magal (Caps/Manguinhos) quando resolveram criar um blog para nele dividirem experiências de vidas, mas, especialmente, mostrar para outras pessoas que vivem em sofrimento mental que elas não estão sozinhas, que podem ser vistas, ouvidas e, assim, mudar a realidade em que vivem. O lançamento do blog Libertando a mente aconteceu durante o Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP. Conheça a plataforma, desenvolvida no âmbito do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (Laiss/CSEGSF/ENSP), e assista aos vídeos do encontro. 
     

  5. Mestrado e Doutorado 2020: inscrições abertas

    Estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Os candidatos devem se inscrever na Plataforma Siga Stricto Sensu Fiocruz até dia 19 de setembro. Confira o cronograma completo, as áreas de concentração e o número de vagas no Portal de Ensino.