1. ENSP promove Roda de Conversa sobre Pics na I Conferência de Promoção da Saúde

    A I Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz, que será realizada nos dias 8 e 9 de abril, no Museu da Vida, das 8h às 16h30, contará com a roda de conversa Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Práticas e na Fiocruz. A coordenadora de Ensino do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGS/ENSP), Inês Reis, é uma das organizadoras da iniciativa. A conferência é uma iniciativa da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fundação. 
     

  2. Opas defende saúde universal para todas e todos, em todos os lugares

    Saúde universal significa garantir que todas as pessoas tenham acesso, sem discriminação, a serviços integrais de qualidade, sem enfrentar dificuldades financeiras. Requer a definição e implementação de políticas e ações com enfoque multissetorial para abordar os determinantes sociais da saúde e promover o comprometimento de toda a sociedade com a saúde e o bem-estar. A saúde universal não diz respeito apenas a garantir que todos estejam cobertos, mas que todos tenham acesso a cuidados quando precisarem, onde quer que estejam.

  3. Pesquisa que aborda a saúde do trabalhador será defendida na ENSP

    O trabalho de mestrado profissional em Saúde Pública A Agência Nacional de Vigilância Sanitária e responsabilidade constitucional sobre a proteção à saúde do trabalhador: questões não resolvidas, será apresentado na segunda-feira, 8/4, às 14h, na sala 502 da ENSP, por Benefran Júnio da Silva Bezerra, sob a orientação de Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos. 

  4. ENSP institucionaliza Biblioteca Virtual de Povos Indígenas

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), o Instituto de Informação e Comunicação em Saúde (Icict/Fiocruz) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) institucionalizaram a Biblioteca Virtual de Saúde dos Povos Indígenas. O espaço virtual organiza o acúmulo de experiências do campo, apresentando, de forma clara e objetiva, informações para diferentes públicos, entre eles gestores, profissionais de saúde, estudantes e lideranças indígenas.

  5. 'Atenção primária e sistemas universais de saúde: compromisso indissociável' é tema de artigo da ENSP

    Declaração de Astana terá a mesma força para orientar as transformações necessárias para a consolidação do direito universal à saúde? A declaração citada teve contribuições do Brasil com o suporte técnico do Ministério da Saúde, da Fiocruz e do Conselho Nacional de Saúde. É do que trata o artigo de pesquisadores da ENSP publicado no Cadernos de Saúde Pública.

  6. Acesso desigual aos serviços de saúde gera disparidades na expectativa de vida, diz OMS

    As mulheres vivem mais do que os homens no mundo, principalmente em países ricos. O relatório anual World Health Statistics 2019 - desagregado por sexo pela primeira vez - explica por quê. "Dividir os dados por idade, sexo e grupo de renda é vital para entender quem está sendo deixado para trás e por quê", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS).