1. Proqualis, coordenado por pesquisadora da ENSP, comemora 10 anos com evento em 18/9

    O Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis) completa 10 anos. Durante esse período, o trabalho em rede com pesquisadores da área e a parceria com hospitais de excelência e instituições internacionais levaram o Proqualis a se consolidar como um importante ator na disseminação de informações baseadas em evidências científicas e nas melhores práticas de cuidado de saúde. Margareth Portela, coordenadora geral do Proqualis e pesquisadora da ENSP, participará do evento. 
     
     

  2. Fiocruz divulga nota em defesa da Pesquisa e da Pós-Graduação

    O Conselho Deliberativo da Fiocruz elaborou e divulgou a Nota em defesa da Pesquisa e da Pós-Graduação como patrimônios da sociedade brasileira. Em relação aos cortes recentes nos orçamentos e bolsas de estudantes da Capes e CNPq, a Presidência da Fundação informa que vem atuando em duas frentes principais. Externamente, a Fiocruz tem participado em mobilizações e iniciativas que reúnem as organizações da área de ciência e tecnologia e Instituições de Ensino e Pesquisa, em defesa da ciência e da Pós-Graduação no país, bem como na interlocução com as próprias agências de fomento e representantes do Executivo e do Legislativo. Confira a nota.

  3. Agronegócio concentra as maiores taxas de suicídio entre trabalhadores

    De acordo com a edição de agosto do Boletim Epidemiológico do Centro Colaborador da Vigilância dos Agravos à Saúde do Trabalhador do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o agronegócio é o setor econômico que concentra as maiores taxas de suicídio entre trabalhadores. De 2007 a 2015 foram registrados 77.373 suicídios, cerca de 8.597 por ano. Corresponde a uma mortalidade anual de 8,9 por 100.000 indivíduos em 2007, e de 10,5 em 2015.

  4. Webconferência debate Vigilância em Saúde do Trabalhador

    O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) promoverá, na terça-feira, 10 de setembro, a webconferência Vigilância em Saúde do Trabalhador . A atividade contará com a participação do pesquisador do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP), Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos. A webconferência acontecerá das 14 às 16 horas e deve ser acessada Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

  5. 'Radis' faz ampla cobertura da 16ª Conferência Nacional de Saúde

    A revista Radis de setembro está no ar com a cobertura da 16ª edição da Conferência Nacional de Saúde, que reuniu cerca de cinco mil participantes em Brasília, entre 4 e 7 de agosto. “Sob a intenção de resgatar o lema da 8ª CNS Democracia e Saúde, os três mil delegados reafirmaram seu compromisso com o Sistema Único de Saúde.”
     

  6. ENSP 65 anos: mesa pauta Reforma Sanitária, exclusão social e destinos do SUS

    No âmbito das comemorações dos 65 anos da ENSP/Fiocruz, o segundo dia de atividades (4/9), trouxe para a discussão o tema Da Reforma Sanitária às contrarreformas: Por onde recomeçar? A mesa, coordenada pela pesquisadora da ENSP, Luciana Dias, contou com a participação da pesquisadora aposentada da ENSP, Silvia Gerschman, da pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola, Ligia Giovanella, e da deputada Estadual do Psol (RJ) e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, Renata Souza. Todas as apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP, no Youtube.

  7. Região das Américas completa 25 anos de eliminação da poliomielite

    Em 1994, a Região das Américas foi a primeira no mundo a ser certificada como livre da pólio. Essa conquista dos anos 1990 é relevante neste momento em que há apenas dois países - Paquistão e Afeganistão - onde o poliovírus selvagem ainda circula (66 casos em 2019, a partir de 20 de agosto, segundo a Organização Mundial da Saúde). Hoje, apenas um dos três tipos de poliovírus selvagem permanece ativo e o mundo está pronto para dizer adeus à poliomielite.

  8. ENSP encerra aniversário debatendo planejamento participativo e linguagem comum

    Nesta sexta-feira, 6 de setembro, terminam as atividades em comemoração aos 65 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). O dia será marcado por debate sobre planejamento participativo na gestão pública, apresentação de um vídeo em homenagem a pesquisadora do Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM), Consuelo Nascimento (in memoriam), além da celebração dos 65 da Escola, finalizando a semana comemorativa.

  9. Médicos Sem Fronteiras promove conferência científica na ENSP/Fiocruz

    A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) promoveu, nesta quarta-feira (28/8), na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), a conferência MSF Scientific Days Latin America, em que trabalhadores humanitários, acadêmicos, profissionais de saúde e líderes da comunidade científica e médico-humanitária se reúnem para apresentar pesquisas, showcases, trocar experiências e conhecimento. Todas as apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP, no Youtube.