1. Conselho Deliberativo da Fiocruz divulga nota sobre situação da Ciência e Tecnologia no país

    O Conselho Deliberativo da Fiocruz, reunido em 5/4, vem se somar a outras entidades científicas e instituições para manifestar intensa preocupação com os cortes no Orçamento Federal, anunciados pelo Ministério da Economia no dia 29 de março. O contingenciamento de 42,27% do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), previsto pelo novo Decreto 9.741, coloca em risco real as ações necessárias ao enfrentamento dos problemas de saúde pública do país e de desenvolvimento da ciência e tecnologia para garantir a sustentabilidade do SUS.

  2. Plataforma de Saúde do Trabalhador completa 10 anos

    A Plataforma Renast Online acaba de completar 10 anos. Ela é uma ferramenta de comunicação e dados de abrangência nacional que auxiliam a integração em rede e a disseminação de informação e conhecimento na Rede Nacional de Saúde Integral à Saúde do Trabalhador, a principal estratégia do Ministério da Saúde para a inserção das ações de saúde do trabalhador em todos os âmbitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

  3. Entrevista: “Muitas agricultoras são executadas; então, somos milhares de Marielles”, afirmou a agrofeminista Rita Barbosa

    A agricultora e moradora da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, na Fiocruz Mata Atlântica, Rita Barbosa, a d. Rita, é uma das produtoras da Feira Josué de Castro, na ENSP. Integrante da Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede Cau), ela comercializa o que é plantado em seu quintal: verduras, ervas e o xarope, que aprendeu com sua mãe. Dona do seu meio de sobrevivência, não se conforma com a estrutura patriarcal que dificulta a vida das agricultoras.