1. Escutar, discordar e dialogar - Participe do Dia pela Democracia

    Em 15 de setembro comemora-se o Dia Internacional da Democracia, proclamado pela organização das Nações Unidas (ONU) há mais de dez anos. Além de celebrar a democracia como ideal, a criação da data é um convite a voltarmos nossa atenção à qualidade das construções democráticas ao redor do mundo. A ENSP, que corrobora com tal ideia e faz da democracia um compromisso institucional, reforça o convite para a conversa sobre política que acontecerá no próximo domingo, 15/9, na Avenida Paulista, em São Paulo, em frente ao Masp, a partir das 13h. Participe!  

  2. Ministério da Saúde abre chamada para pesquisas de doenças transmissíveis e negligenciadas

    Conforme anunciado durante o XVI Encontro Anual do Programa de Pesquisa Translacional em Doença de Chagas (PIDC/Fio-Chagas), realizado pela Fiocruz, em Petrópolis, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)  e o Ministério da Saúde, por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE), tornam pública a chamada para apoiar o desenvolvimento de pesquisas de cunho científico e/ou tecnológico relacionadas ao aprimoramento dos programas de vigilância, controle, erradicação e prevenção das doenças transmissíveis e negligenciadas no Brasil.

  3. MS anuncia oportunidades de pesquisa em saúde

    O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, investe 45,2 milhões de reais em cinco chamadas públicas em temas variados para a saúde. O financiamento divide-se em doenças raras, alimentação e nutrição, cuidados à pessoa com deficiência doenças transmissíveis e negligenciadas e uma específica para malária. As submissões podem ser feitas até 14/10. 

  4. 'Suicídio é o fato violento que mais mata no mundo', aponta Cecília Minayo

    Durante as comemorações dos 65 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), realizado de 3 a 6 de setembro, uma dos temas em debate foi o suicídio, fato violento que mais mata no mundo, segundo a pesquisadora do Claves/ENSP, Cecilia Minayo. A mesa intitulada Falar é a melhor solução: Setembro Amarelo, contou com participação de pesquisadores do tema que abordaram diferentes aspectos sobre o suicídio, como suicídio de idosos, comportamento suicida na infância e adolescência, comportamento suicida na formação médica pediátrica, além da crise do suicídio indígena no Brasil. 

  5. Mestrado e Doutorado 2020: inscrições abertas

    Estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Os candidatos devem se inscrever na Plataforma Siga Stricto Sensu Fiocruz até dia 19 de setembro. Confira o cronograma completo, as áreas de concentração e o número de vagas no Portal de Ensino.

  6. Aposentadoria e formação de quadros foram debatidos nos 65 anos da ENSP

    O clima era de comemoração pelos 65 anos da ENSP, mas as informações trazidas pela mesa Aposentadorias e o desafio na formação de quadros são preocupantes. Na tarde de 3/9, as vice- diretoras da ENSP, Lucia Dupret (Ensino) e Sheila Mendonça (Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico) anunciaram que, em 2024, o corpo de servidores da ENSP ficará reduzido a menos de 50% do atual, caso se aposentem de fato. Para elas, é preciso pensar estrategicamente em ações para minimizar os impactos determinados pela conjuntura.
     

  7. Proqualis, coordenado por pesquisadora da ENSP, comemora 10 anos com evento em 18/9

    O Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis) completa 10 anos. Durante esse período, o trabalho em rede com pesquisadores da área e a parceria com hospitais de excelência e instituições internacionais levaram o Proqualis a se consolidar como um importante ator na disseminação de informações baseadas em evidências científicas e nas melhores práticas de cuidado de saúde. Margareth Portela, coordenadora geral do Proqualis e pesquisadora da ENSP, participará do evento. 
     
     

  8. Chico Alencar fala nos 65 anos da ENSP sobre a crise na Educação brasileira

    O professor, escritor e ex-parlamentar Chico Alencar foi o convidado da semana de aniversário da ENSP para falar sobre a crise na Educação. Ele iniciou sua palestra lembrando do patrono da educação brasileira. “Impossível falar em Educação sem citar Paulo Freire num momento de desconstrução da sua obra.” A coordenação da mesa foi da vice-diretora de Ensino da ENSP, Lucia Dupret.
     

  9. 'Radis' faz ampla cobertura da 16ª Conferência Nacional de Saúde

    A revista Radis de setembro está no ar com a cobertura da 16ª edição da Conferência Nacional de Saúde, que reuniu cerca de cinco mil participantes em Brasília, entre 4 e 7 de agosto. “Sob a intenção de resgatar o lema da 8ª CNS Democracia e Saúde, os três mil delegados reafirmaram seu compromisso com o Sistema Único de Saúde.”
     

  10. Aposentadoria e formação de quadros foram debatidos nos 65 anos da ENSP

    O clima era de comemoração pelos 65 anos da ENSP, mas as informações trazidas pela mesa Aposentadorias e o desafio na formação de quadros são preocupantes. Na tarde de 3/9, as vice- diretoras da ENSP, Lucia Dupret (Ensino) e Sheila Mendonça (Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico) anunciaram que, em 2024, o corpo de servidores da ENSP ficará reduzido a menos de 50% do atual, caso se aposentem de fato. Para elas, é preciso pensar estrategicamente em ações para minimizar os impactos determinados pela conjuntura.