1. Estudo analisa controle da obesidade infantil e conflito de interesses com indústria de alimentos processados

    Um estudo, com participação da ENSP, analisou as ações de prevenção e controle da obesidade infantil, especialmente as de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS), que integram Políticas do governo federal brasileiro nos últimos há 15 anos. Destacam-se as disputas entre os interesses das corporações comerciais de alimentos processados e do agronegócio e os setores governamentais e societários norteados pelos objetivos de PAAS.

  2. Análises sobre os ataques aos direitos dos trabalhadores

    O blog Reforma Trabalhista desta semana traz as análises sobre os impactos da Lei n. 13.467/2017, assinada em julho de 2017, na vida dos trabalhadores. Nas postagens, leia o artigo do diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, que analisa a Reforma Trabalhista após um ano de vigência e o livro Reforma Trabalhista: primeiras impressões, lançado em 2018 pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB). 

  3. Ceensp debaterá a saúde coletiva em diálogo com as Epistemologias do Sul nesta quarta-feira (30/1)

    A primeira sessão de 2019 do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP abordará a saúde coletiva em diálogo com as Epistemologias do Sul. Marcado para quarta-feira, 30 de janeiro, o Ceensp contará com a presença do professor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, João Arriscado Nunes, e do coordenador do Núcleo de Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde, Marcelo Firpo. A sessão acontecerá no salão internacional da Escola, é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.

  4. Curso internacional debaterá as abordagens no campo da avaliação

    Seguem abertas as inscrições para o curso internacional Abordagens Colaborativas e Participativas no Campo da Avaliação. Organizado pelas pesquisadoras da ENSP, Gisela Cardoso e Elisabeth Moreira, o curso é desenvolvido com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (Proex/Capes). O curso internacional acontecerá de 12 a 14 de fevereiro e contará com a participação especial do professor da Universidade de Ottawa - Canadá, Bradley Cousins. No dia 11 de fevereiro, às 14 horas, será realizada a palestra de abertura do curso, que segue com as inscrições abertas até o dia 31 de janeiro.

  5. Atlas apresenta geografia do uso de agrotóxicos no Brasil e conexões com a UE

    Um levantamento de dados exaustivo e sem precedentes sobre o consumo de agrotóxicos no Brasil, em paralelo com o que acontece na União Europeia, está disponível para download. Trata-se do ‘Atlas Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia’, elaborado pela professora da Faculdade de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), Larissa Mies Bombardi. A publicação conta com uma introdução que sintetiza seu trabalho de pós-doutoramento, e possui mais de 200 páginas com infográficos que esmiúçam, quantificam e facilitam a compreensão do tamanho do problema.

  6. Oficinas Clínicas Sobre o Cuidado: qualificação profissional com inscrições abertas

    Estão abertas, até 12 de fevereiro de 2019, as inscrições para o Curso de Qualificação Profissional Oficinas Clínicas Sobre o Cuidado: Narrando Casos e (Re) construindo sentidos para o Trabalho em Saúde, desenvolvido pela ENSP/Fiocruz, em parceria com o INCA. O objetivo do curso é contribuir com a compreensão e (re) construção de sentidos acerca das questões ligadas à dimensão (inter) subjetiva do trabalho em saúde e da produção do cuidado. Os interessados devem se inscrever na Plataforma SigaLS.

  7. Entrevista: Cuidado com o câncer de pele no verão

    Todo o verão aumentam as atividades realizadas ao ar livre. Porém, é nesta estação que a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. O uso de bloqueadores, a constante hidratação e horários mais adequados para a exposição são fundamentais para aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a saúde em risco.

  8. Estudo analisa controle da obesidade infantil e conflito de interesses com indústria de alimentos processados

    Um estudo, com participação da ENSP, analisou as ações de prevenção e controle da obesidade infantil, especialmente as de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS), que integram Políticas do governo federal brasileiro nos últimos há 15 anos. Destacam-se as disputas entre os interesses das corporações comerciais de alimentos processados e do agronegócio e os setores governamentais e societários norteados pelos objetivos de PAAS.