1. 'Índice de Capital Humano: um desafio para o Brasil com baixo desempenho educacional'

    “O sofrível resultado do Índice de Capital Humano (ICH) do Brasil é explicável, principalmente, pela violência endêmica que afeta a população adolescente e adulta e pelo baixo desempenho do setor de educação pública”. A afirmação é dos pesquisadores Nilson do Rosário Costa, da ENSP; e Elize Massard da Fonseca, da Fundação Getúlio Vargas/SP, em artigo científico.

  2. 30 anos da Lei 8.080/90: acesse podcasts com comentários sobre a lei que consolidou o SUS

    Em celebração aos trinta anos da promulgação da Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, que regulamentou o Sistema Único de Saúde (SUS), o blog do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz ouviu os comentários dos sanitaristas Nelson Rodrigues dos Santos, professor colaborador da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e ex-presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (idisa); Lucia Souto, pesquisadora da ENSP e presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes); o diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde e Saúde Global (Cris/Fiocruz) e ex diretor da ENSP, Paulo Buss; a presidente da Abrasco, Gulnar Azevedo e Silva, professora do Instituto de Medicina Social da Uerj; o professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp Gastão Wagner; e a presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa), Lenir Santos.

  3. Artigo da ENSP alerta para uso irracional de medicamentos na pandemia de Covid-19

    A ampla prescrição e uso de medicamentos de eficácia e segurança não comprovadas para a Covid-19 está em desacordo com o uso racional de medicamentos, um princípio fundamental da farmacoterapia promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1985. Esse uso irracional de medicamentos é motivo de preocupação, porque alguns deles estão associados a graves doenças cardíacas e mortes. O alerta foi feito pelos pesquisadores da ENSP, Francisco José Roma Paumgartten e Ana Cecilia Amado Xavier de Oliveira, em artigo publicado na revista Ciência & Saúde Coletiva, de setembro.

  4. Fiocruz assina contrato de 100 milhões de doses da vacina Covid-19

    Conforme anunciado em coletiva do Ministério da Saúde na noite de 9/9, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinou o contrato de Encomenda Tecnológica (Etec) com a AstraZeneca, que detém os direitos de produção, distribuição e comercialização da vacina Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. A assinatura eletrônica ocorreu na última terça-feira (8/9) e foi formalizada em 9/9, em reunião com representantes de ambas as instituições.