1. 'Cadernos de Saúde Pública' destaca a perspectiva da Inovação Responsável em Saúde

    A revista Cadernos de Saúde Pública de julho de 2020, que já está disponível on-line, traz como destaque artigo sobre a perspectiva da Inovação Responsável em Saúde (IRS), em tempos de Covid-19. “Seu uso possibilita examinar em que medida uma inovação reduz as desigualdades em saúde ao atender as necessidades específicas de um grupo vulnerável.” Além de avaliar se os meios para mitigar os impactos negativos de uma inovação estão disponíveis para os aspectos éticos, legais e sociais aplicáveis; e também, até que ponto uma inovação contribui para a sustentabilidade do sistema de saúde, dizem os pesquisadores.

  2. Revista 'Ciência e Saúde Coletiva' de junho traz artigos da ENSP

    A revista Ciência & Saúde Coletiva de junho refletiu sobre a crise do coronavírus na Espanha. “A magnitude do impacto da pandemia na população idosa é um evento dramático, que afetou cerca de 3% a 4% da população em casas de repouso.” A edição publicou também dois artigos da ENSP: um sobre a saúde dos povos indígenas do Acre; e outro a respeito da prescrição de psicofármacos na primeira infância.

  3. Fiocruz firmará acordo para produção de vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford

    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmará acordo com a biofarmacêutica AstraZeneca para   compra   de   lotes   e   transferência   de   tecnologia   da   vacina   para   Covid-19 desenvolvida  pela  Universidade  de  Oxford.  O  acordo  será  resultado  da  cooperação entre o governo brasileiro e a biofarmacêutica, anunciado em 27/6, pelo Ministério da Saúde.

  4. Documento da Fiocruz não recomenda abertura das escolas no Município do Rio de Janeiro

    A Fundação Oswaldo Cruz encaminhou, à Comissão Permanente de Educação da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, documento sobre o risco de retorno às atividades escolares no Município do Rio de Janeiro, durante a pandemia da Covid-19. Elaborado pelo diretor da ENSP, Hermano Castro; e pelo pesquisador da Escola, André Perissè, o documento visa subsidiar autoridades públicas para a futura reabertura das escolas.