1. Mães de Manguinhos promovem evento por memória, justiça e liberdade nas favelas e periferias

    No dia 11 de maio, às 16h, as Mães de Manguinhos e o Fórum Social de Manguinhos organizam evento que faz parte do Levante das Mães, o qual acontece nacionalmente desde 2015. Em sua quinta edição, várias atividades irão ocorrer em homenagem à memória dos que tombaram pela violência do Estado, bem como à luta das mães por justiça, na praça ao lado do Campo Society, em Manguinhos.
     

  2. ENSP participa de encontro que discutirá agronegócio, uso de agrotóxicos e agroecologia

    “Agroecologia não é somente uma técnica, mas uma forma de produzir alimentos. Ela não é apenas concepção de vida, mas, sim, também movimento”, disse o pesquisador da ENSP Ary Miranda ao convidar os interessados para participar do 1º Encontro de Agroecologia da Região Serramar, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de abril, em Casimiro de Abreu, no Rio de Janeiro. O tema central de discussão será Tem veneno na sua comida? Participe desse debate!

  3. Feira Agroecológica Josué de Castro homenageou Marielle na ENSP

    Em 14 de março, dia em que se completou um ano do assassinato da vereadora Marielle Franco, a Feira Agroecológica Josué de Castro promoveu atividades no pátio da ENSP/Fiocruz. Além da tradicional feira com produtos sem agrotóxicos, aconteceram a exposição temática Violência contra a Mulher e a apresentação cultural dos Coletivos Negrxs, LGBTQ+ e Feminista de estudantes da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).
     

  4. Entrevista: 'Eu sou uma enlameada da periferia desta cidade', destacou a aluna da ENSP, Miriam Amaral

    Na última década, o Brasil ampliou o acesso das camadas mais pobres à universidade, o que redundou na democratização do conhecimento e protagonismo de lideranças como Marielle Franco, que não só adentrou o ensino superior, como também continuou sua formação, tornando-se mestre. Na sequência, esse quadro trouxe ao país teóricos mais contundentes que articularam o cabedal teórico à força do lugar de fala.