1. Pesquisadora comenta novo tratamento para tuberculose em crianças

    O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandeta, anunciou a incorporação no SUS de uma nova formulação, simplificada e com mesma eficácia, para o tratamento da tuberculose em crianças menores de 10 anos. A medida, de acordo com a pesquisadora da ENSP e membro do Comitê Assessor em TB do Ministério da Saúde, Margareth Dalcolmo, responde a um longo anseio do Programa de Controle. Confira, no Podcast desta semana, por qual razão o novo tratamento é mais aceitável para as crianças e por qual motivo pode representar uma mudança de paradigma no tratamento da tuberculose.

  2. Brasil e Argentina compatilharão expriências em atenção primária

    Com o objetivo de compartilhar informações sobre o desenvolvimento da Estratégia de Saúde da Família e Comunitária, bem como propiciar o intercâmbio de experiências e ideias, a ENSP e o CEE/Fiocruz vão promover o Cumbre de Atención Primária de Brasil e Argentina: Avances y desafios em la implementación de la Estrategia de Salud de la Familia y la Comunidad, no dia 15 de maio, às 14h, no salão internacional da Ecola. O encontro é aberto a todos os interessados e receberá convidados de ambos os países.

  3. Mães de Manguinhos promovem evento por memória, justiça e liberdade nas favelas e periferias

    No dia 11 de maio, às 16h, as Mães de Manguinhos e o Fórum Social de Manguinhos organizam evento que faz parte do Levante das Mães, o qual acontece nacionalmente desde 2015. Em sua quinta edição, várias atividades irão ocorrer em homenagem à memória dos que tombaram pela violência do Estado, bem como à luta das mães por justiça, na praça ao lado do Campo Society, em Manguinhos.
     

  4. Novo projeto do Laboratório Internet e Saúde discutirá temas ligados à saúde

    Vai ser realizada hoje, 22/3, às 14h, a exibição do filme Pra frente Brasil, seguida de um debate com Cristina Capistrano, filha do desaparecido político David Capistrano. A atividade intitulada Cine Saúde é promovida pelo Laboratório Internet, Saúde e Sociedade, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP). Segundo o coordenador do Laiss/CSEGSF e idealizador do projeto, André Pereira Neto, a atividade será mensal e tem como objetivo discutir temas que estão em ampla discussão na sociedade ligados à temática da saúde. A exibição acontecerá na sala Mário Sayeg, localizada perto da entrada do Centro de Saúde.

  5. Nanotecnologia: pesquisador da ENSP integra rede de pesquisa e comenta projetos

    Com o objetivo de estruturar uma rede envolvendo todos os grupos de pesquisa ligados à nanotecnologia da Fundação Oswaldo Cruz para o desenvolvimento de plataformas tecnológicas com infraestrutura e tecnologia nano, foi realizada a 1ª Reunião de Estruturação do Programa de Pesquisa Translacional em Nanotecnologia (Rede Fio-Nano). Estiveram presentes mais de 50 integrantes de 5 grupos de pesquisa já cadastrados para participar da rede, provenientes de 9 unidades da Fundação. O pesquisador da ENSP, William Waissmann, que faz parte do grupo, falou a respeito da toxicologia e saúde, avaliação de contaminantes, poluentes e resíduos, além de seus impactos sobre a saúde da população. Confira o podcast do pesquisador sobre a Rede Fio-Nano e a atuação da ENSP na área, disponível no Soundcloud da ENSP.  

  6. Profissionais da saúde indígena criticam indicação de general para a Presidência da Funai

    Profissionais que pesquisam a saúde dos indígenas no Brasil manifestaram preocupação com a indicação do general Roberto Peternelli para a Presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai).  A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) escreveu uma nota em que repudia a indicação do general e relembra o trágico histórico dos militares à frente de órgãos que cuidam da questão indígena desde a ditadura militar. Carlos Coimbra, pesquisador da ENSP que coordena o Grupo Temático Saúde Indígena da Abrasco, conversou com o Informe ENSP sobre o tema. Para o pesquisador, a indicação de Peternelli é preocupante, uma vez que, além de não ser qualificado para atuar em área tão complexa, o general é apontado como alguém ligado aos setores ruralistas conservadores em um momento em que chegam notícias de assassinatos de lideranças indígenas e de recrudescimento de manifestações de racismo contra os índios.

     


     

  7. Comunidade científica rechaça lei que permite pulverização aérea em zonas urbanas

    Na segunda-feira, 27 de junho, o presidente interino Michel Temer sancionou a Lei nº13.301/2016 que dispõe sobre medidas de controle do mosquito Aedes aegypti. Em seu conteúdo a lei permite a incorporação de mecanismos de controle vetorial, por meio de dispersão por aeronaves, mediante aprovação das autoridades sanitárias e da comprovação científica da eficácia da medida. Mesmo diante da negativa da comprovação científica da eficácia da medida pela Fiocruz, pela Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e pelo próprio Ministério da Saúde, a lei foi sancionada. Pesquisadores da ENSP alertam para o quão prejudicial a medida pode ser para a saúde humana e para o meio ambiente e reforçam a importância de se posicionar contra a medida participando do abaixo assinado eletrônico para marcar posição contrária. 

  8. 'Proibicionismo é modelo fracassado', defende Paulo Amarante, posicionando-se contra declaração de ministro sobre guerra às drogas

    O pesquisador da ENSP e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps), Paulo Amarante, que é referência nacional na área de saúde mental também se posicionou contra as declarações dadas pelo ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, a respeito da política de repressão às drogas. Para Amarante, "o proibicionismo e a guerra às drogas são modelos ultrapassados, que serviram apenas para superlotar o sistema penitenciário, o que mostra seu insucesso, pois não recupera e não habilita pessoas". Ouça a fala de Paulo Amarante em áudio exclusivo para o Informe ENSP.

  9. Saúde Mental vence mais uma luta: Valencius Wurch é exonerado do cargo

    O ministro da Saúde substituto, José Agenor Álvares, nesta segunda-feira, 9 de maio, exonerou do cargo o coordenador de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Valencius Wurch. A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) apoiou, em dezembro de 2015, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), o Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) e demais entidades, instituições e movimentos sociais que criticaram fortemente a nomeação do psiquiatra. Ao longo deste ano, diversas campanhas de "Fora Valencius" ocorreram pelo país, e um grupo de manifestantes chegou a ocupar sua sala de trabalho por quatro meses. O pesquisador da ENSP Paulo Amarante considera a exoneração uma vitória expressiva da Luta do Movimento Antimanicomial brasileiro e da Reforma Sanitária. Confira a íntegra de sua fala no Soundcloud da ENSP.

  10. Gripe H1N1: ENSP inicia campanha nacional de vacinação

    Começou nesta segunda-feira, 25/4, no Rio de Janeiro, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, incluindo o H1N1. A primeira etapa é voltada para grupos prioritários: portadores de insuficiência renal e de doença renal crônicas, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). De acordo com o secretário de Saúde da cidade, Daniel Soranz, a meta é vacinar 1 milhão e 200 mil pessoas e, assim, reduzir o número de internações, complicações e óbitos. A ENSP, por intermédio do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, também participa da campanha. O foco da unidade de saúde são nove comunidades que integram o complexo de Manguinhos. No entanto, a responsável técnica pela imunização no CSEGSF, Slete Ferreira da Silva, convocou toda a população para estar presente no Dia D de vacinação, que ocorrerá no próximo sábado, 30/4, quando começará a Campanha Nacional. Confira o podcast do secretário.