1. Informe ENSP: duas mil edições com muita saúde

    'Um boletim levando informações de saúde para saúde'. É com este lema que o Informe ENSP chega a sua edição de número dois mil, desde que foi reformulado em 1996. Trazendo uma edição comemorativa nesta quinta-feira (13/11), a equipe responsável pela produção diária do informativo teve, como ideia, selecionar as principais matérias já publicadas neste período. Entretanto, fica difícil elencar, entre as mais de 15 mil reportagens, aquelas relevantes, uma vez que todas elas contribuem, de alguma maneira, para a difusão da saúde, da ciência e da tecnologia para o país. "Desta forma, optamos por escolher quatro seções que retratassem melhor todo esse conteúdo produzido: Aniversários ENSP, abertura dos anos letivos da Escola, entrevistas e participações ENSP nos congresso científicos da Abrasco", explica o editor-chefe do Informe ENSP, Antonio Fuchs.

  2. ENSP e Abrasco: uma parceria constante pela saúde coletiva

    Desde sua criação, em 1979, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) é uma parceira fundamental da ENSP na defesa por uma saúde equânime, universal e equitativa para a população brasileira. Através da realização anualmente de eventos científicos – Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva; Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde; Congresso Brasileiro de Epidemiologia; Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde; e Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente –, os pesquisadores e alunos da ENSP encontram espaço para apresentarem suas pesquisas e trabalhos nas respectivas áreas de conhecimento.

  3. Relembre 10 entrevistas marcantes do Informe ENSP

    Em duas mil edições do Informe ENSP, foram publicadas 556 entrevistas com diversas personalidades da área da saúde. Todas as sextas-feiras pesquisadores, professores, jornalistas, diretores, gestores, sanitaristas, entre outros profissionais, deixam suas opiniões ao público sobre determinado assunto de interesse geral. Em 2014, a equipe do Informe ENSP passou a produzir entrevistas em um novo formato. Ao todo, são 19 vídeos que podem ser acessados a qualquer momento pelo canal da ENSP no YouTube. Confira uma seleção de 10 entrevistas marcantes nos últimos anos do boletim.

     

  4. Momentos inesquecíveis: os aniversários da ENSP

    Uma das atividades que mais se destaca no calendário acadêmico da ENSP é a semana de aniversário da Escola. De 2006 até os dias de hoje (do 52º ao 60º aniversário), as ações receberam ampla cobertura no Informe ENSP, com a divulgação dos eventos científicos, culturais, palestras e festividades de todos os trabalhadores da ENSP. A cobertura do 52º ao 60º aniversário da ENSP rendeu mais de 180 notícias no informativo. Confira nas, seções abaixo, os registros da celebração da Escola.

  5. Abertura do ano letivo: renovação institucional

    A abertura do ano letivo é um momento de total mobilização na Escola Nacional de Saúde Pública. A chegada de novos alunos revigora a instituição e representa um momento de grande expectava para a pós-graduação da instituição. A importância desse momento pode ser expressada pela diversidade dos temas escolhidos para as aulas inaugurais da ENSP. Confira abaixo a relação de palestras e convidados ao longo das 2 mil edições do Informe.