1. Opinião: Vamos tratar as crianças ou a indústria?

    Jorge Bermudez, coordenador do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (NAF/ENSP) e membro do Painel de Alto Nível do Secretário-Geral das Nações Unidas em Acesso a Medicamentos, fala sobre a aprovação do medicamento mais caro do mundo para tratar crianças. 
     

  2. Dia Mundial Sem Tabaco: pesquisadora fala sobre as conquistas, desafios e perspectivas

    A coordenadora do Cetab/ENSP, Valeska Figueiredo, fala sobre a celebração do Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado em 31 de maio, data promovida pela OMS para celebração dos avanços da Política Nacional de Controle do Tabaco e a conscientização sobre os riscos de fumar, os benefícios de parar de fumar e a importância da manutenção da política de controle do tabaco para redução do porcentual de fumantes. A cada ano, a OMS define qual será o tema para a mobilização. Este ano, o tema escolhido foi "Tabaco e Saúde Pulmonar".

  3. 'Reformas da Previdência Social no Chile: lições para o Brasil' é tema de artigo

    "O Brasil, em comparação com o Chile, se caracteriza por maiores taxas de informalidade laboral, desigualdades socioeconômicas, expectativa de vida mais baixa e heterogênea." Esse perfil descrito num artigo do Cadernos de Saúde Pública alerta para os efeitos de uma reforma da previdência, como a defendida pelo Governo Bolsonaro, que orientada "pela austeridade e argumentos contábeis falaciosos, pode ser trágica para as próximas gerações".

  4. Redução difícil de engolir, artigo de José Gomes Temporão

    José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde, pesquisador da ENSP/Fiocruz e membro titular da Academia Nacional de Medicina, fala sobre a criação recente, pelo Ministério da Justiça, de um grupo de trabalho com o objetivo de avaliar a redução de tributação de cigarros, como estratégia para diminuir o consumo de cigarros estrangeiros de baixa qualidade, o contrabando e os riscos à saúde dele decorrentes. 

  5. Edição temática de CSP aborda saúde dos professores no Brasil

    O volume 35, suplemento 1, da revista Cadernos de Saúde Pública apresenta um panorama da saúde dos professoras e dos professores da Educação Básica no Brasil. O editorial da publicação temática aborda as dimensões educação, trabalho e saúde, e os autores debatem conceitos e métodos de investigação da área de saúde dos trabalhadores para examinar as conexões entre o plano macro do setor educacional e o plano singular do processo saúde doença.

  6. Pleitos vitais: o que o STF deveria saber sobre a medicina baseada em evidências

    O pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP/Fiocruz, Cláudio Cordovil Oliveira, e o doutorando em Direito na Universidade do Chile, João Vitor Cardoso, assinam artigo sobre medicamento de alto custo. O STF analisará, nesta quarta-feira, 22 de maio, se o Estado deve fornecer medicamento de alto custo, não disponível na lista do SUS, a portador de doença grave sem recursos financeiros.

  7. Pela proibição do uso do amianto no Brasil e no mundo

    ENSP/Fiocruz reforça a posição da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro pela proibição do uso do amianto no Brasil e no mundo. O amianto mata! As fibras quando inaladas, tanto pelos trabalhadores, em qualquer ponto da cadeia produtiva, como pela população ambientalmente exposta, podem causar doenças como fibrose pulmonar, câncer de pulmão e mesotelioma. 

  8. Pesquisa da ENSP avalia fatores associados à qualidade de vida e diabetes

    “O Diabetes mellitus (DM) é uma doença onerosa, de ocorrência frequente e incidência crescente em todo o mundo e, de acordo com cálculos estimados para 2015 pela Internacional Diabetes Federation (IDF), a sua prevalência foi 415 milhões, ou 8,8% da população mundial.” Essa questão é tema de um artigo da ENSP, que avaliou os fatores associados à qualidade de vida de brasileiros e de diabéticos.