1. Eventos adversos a medicamentos é foco de artigo do 'Cadernos de Saúde Pública'

    Os estudos sobre eventos adversos a medicamentos (EAMs) são importantes para não comprometer o impacto positivo da farmacoterapia. Os EAMs têm maior impacto sobre as taxas de morbidade da população e não aumentam os custos operacionais do sistema de saúde. No Brasil, foram registradas 55.604.537 internações no Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS), entre 2008 e 2012, das quais 273.440 (0,49%) estavam relacionadas a EAM. Destes, 2.528 (0,92%) morreram. Esses resultados provêm de um artigo do Cadernos de Saúde Pública.

  2. 'A gente vive em cima da corda bamba': experiência de profissionais especializados em HIV/Aids é tema de pesquisa

    A epidemia de HIV/Aids continua sendo um desafio para a saúde pública mundial mesmo depois de quase 40 anos de epidemia. Um artigo publicado pelo Cadernos de Saúde Pública objetivou compreender a experiência de profissionais da saúde que trabalham em um Serviço de Atenção Especializada em HIV/Aids no nordeste brasileiro.

  3. Livro de pesquisadoras da ENSP é contemplado no Prêmio Abeu 2018

    O livro Novas e velhas faces da violência no século XXI: visão da literatura brasileira do campo da saúde, organizado pelas pesquisadoras da ENSP Maria Cecília de Souza Minayo e Simone Gonçalves de Assis foi contemplado com a segunda colocação da categoria Ciências Humanas do Prêmio Abeu, da Associação Brasileira das Editoras Universitárias. A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira, 5/11, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A publicação é da Editora Fiocruz.