1. Conheça os livros lançados durante Congresso Abrasco

    A Abrasco promoveu o lançamento de seis novas publicações no segundo dia de atividades (2/10) do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento em Saúde, realizado em Belo Horizonte, sendo três deles da Editora Fiocruz. Entre autores e participantes do evento, estiveram presentes os pesquisadores da ENSP José Mendes Ribeiro e Jeni Vaitsman que, com Lenaura Lobato (UFF), lançaram Policy Analysis in Brazil.

  2. Presidente da Abrasco fala dos caminhos do SUS

    Luis Eugenio Portela, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), fala dos 25 anos do Sistema Único de Saúde, dos recursos destinados a ele e do combate à privatização da saúde. Apresenta, também, um balanço do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde.

  3. Bem comum, esfera pública e ética norteiam conferência

    A conferência de abertura do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, realizado pela Abrasco, de 1 a 3/10, foi proferida pela professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ana Luiza D’Àvila Viana. Com o tema Bem comum, esfera pública e ética: sentidos e nexos da universalidade, ela destacou que vivemos um momento muito importante para a consolidação de um novo projeto de saúde; período em que a atual movimentação social cobra a criação de uma sociedade que não atenda tão somente aos interesses do capital, mas também olhe e atue no sentido de melhorar o bem-estar das pessoas, na forma de serviços básicos, públicos e universais.  O presidente do congresso, Cornelis Johannes van Stralen, foi o coordenador da conferência.

  4. Política, planejamento e gestão da saúde em debate

    O simpósio Política, Planejamento, Gestão e Avaliação da Saúde, realizado na noite de quarta-feira (2/10), agitou o segundo dia de atividades do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento em Saúde. A mesa reuniu personalidades da saúde coletiva, como Jairnilson Paim, Adolfo Chorny, Gastão Wagner, Oswaldo Tanaka, sob a coordenação do ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, que apresentaram diferentes aspectos das políticas e planejamento do Sistema Único de Saúde. Na ocasião, o pesquisador da ENSP, Adolfo Chorny, foi ovacionado quando enfatizou que, atualmente, o grande problema da saúde no país é a confusão que se faz entre planilhamento e planejamento.

  5. Criação do espaço Abrasco Divulga movimenta congresso

    Uma novidade movimentou o 2º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, em Belo Horizonte: a criação do espaço Abrasco Divulga, uma iniciativa da Livraria Abrasco com a equipe de comunicação da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. No espaço destinado ao convívio dos participantes do congresso, ocorrem lançamentos editoriais, exibição de vídeos, gravação de entrevistas, debates e bate-papos sobre saúde coletiva.

  6. BH discute os rumos da saúde no Brasil

    A cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, abrigará, de 1 a 3 de outubro, o 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Com o tema Universalidade, Igualdade e Integralidade da Saúde: um projeto possível, o evento reunirá pesquisadores, estudantes, gestores públicos, representantes de movimentos sociais e partidos políticos, além de todos os interessados, para analisar criticamente os rumos da saúde no Brasil, articular conhecimentos científicos com a formulação de políticas e elaborar propostas para uma agenda de ação coletiva a ser apreciada na plenária final. A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) segue sua tradição de participar dos congressos da Abrasco e este ano não será diferente. A cobertura jornalística da atuação da Escola pode ser acompanhada no Informe ENSP.

  7. Abrasco 2013: abertas inscrições para envio de trabalhos

    De 14 a 17 de novembro ocorrerá, no Rio de Janeiro, o VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CBCSHS), cujo tema é Circulação e diálogo entre saberes e práticas no campo da saúde coletiva. A organização do evento, promovido pela Abrasco, em parceria com o Instituto de Medicina Social (IMS) da Uerj, receberá resumos de trabalhos até 16 de abril.