1. Regionalização é estratégia para operacionalizar a saúde

    No terceiro de atividades (3/10) do 2º Congresso Brasileiro de Planejamento, Política e Gestão em Saúde, promovido pela Abrasco, o tema Redes de Atenção à Saúde e regionalização foi destaque de mesa-redonda. Coordenada pela representante da Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul, Beatriz Dobash, a atividade teve participação da pesquisadora da ENSP Rosana Kuschnir, do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, e do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) José Ângelo Machado. Os palestrantes afirmaram, em consenso, que a regionalização é um grande desafio, pois a saúde precisa operar nesta lógica.

  2. Conheça os livros lançados durante Congresso Abrasco

    A Abrasco promoveu o lançamento de seis novas publicações no segundo dia de atividades (2/10) do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento em Saúde, realizado em Belo Horizonte, sendo três deles da Editora Fiocruz. Entre autores e participantes do evento, estiveram presentes os pesquisadores da ENSP José Mendes Ribeiro e Jeni Vaitsman que, com Lenaura Lobato (UFF), lançaram Policy Analysis in Brazil.

  3. Bem comum, esfera pública e ética norteiam conferência

    A conferência de abertura do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, realizado pela Abrasco, de 1 a 3/10, foi proferida pela professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ana Luiza D’Àvila Viana. Com o tema Bem comum, esfera pública e ética: sentidos e nexos da universalidade, ela destacou que vivemos um momento muito importante para a consolidação de um novo projeto de saúde; período em que a atual movimentação social cobra a criação de uma sociedade que não atenda tão somente aos interesses do capital, mas também olhe e atue no sentido de melhorar o bem-estar das pessoas, na forma de serviços básicos, públicos e universais.  O presidente do congresso, Cornelis Johannes van Stralen, foi o coordenador da conferência.

  4. Política, planejamento e gestão da saúde em debate

    O simpósio Política, Planejamento, Gestão e Avaliação da Saúde, realizado na noite de quarta-feira (2/10), agitou o segundo dia de atividades do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento em Saúde. A mesa reuniu personalidades da saúde coletiva, como Jairnilson Paim, Adolfo Chorny, Gastão Wagner, Oswaldo Tanaka, sob a coordenação do ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, que apresentaram diferentes aspectos das políticas e planejamento do Sistema Único de Saúde. Na ocasião, o pesquisador da ENSP, Adolfo Chorny, foi ovacionado quando enfatizou que, atualmente, o grande problema da saúde no país é a confusão que se faz entre planilhamento e planejamento.

  5. Criação do espaço Abrasco Divulga movimenta congresso

    Uma novidade movimentou o 2º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, em Belo Horizonte: a criação do espaço Abrasco Divulga, uma iniciativa da Livraria Abrasco com a equipe de comunicação da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. No espaço destinado ao convívio dos participantes do congresso, ocorrem lançamentos editoriais, exibição de vídeos, gravação de entrevistas, debates e bate-papos sobre saúde coletiva.

  6. BH discute os rumos da saúde no Brasil

    A cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, abrigará, de 1 a 3 de outubro, o 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Com o tema Universalidade, Igualdade e Integralidade da Saúde: um projeto possível, o evento reunirá pesquisadores, estudantes, gestores públicos, representantes de movimentos sociais e partidos políticos, além de todos os interessados, para analisar criticamente os rumos da saúde no Brasil, articular conhecimentos científicos com a formulação de políticas e elaborar propostas para uma agenda de ação coletiva a ser apreciada na plenária final. A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) segue sua tradição de participar dos congressos da Abrasco e este ano não será diferente. A cobertura jornalística da atuação da Escola pode ser acompanhada no Informe ENSP.

  7. Abrasco 2013: abertas inscrições para envio de trabalhos

    De 14 a 17 de novembro ocorrerá, no Rio de Janeiro, o VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CBCSHS), cujo tema é Circulação e diálogo entre saberes e práticas no campo da saúde coletiva. A organização do evento, promovido pela Abrasco, em parceria com o Instituto de Medicina Social (IMS) da Uerj, receberá resumos de trabalhos até 16 de abril.