1. Cerceamento em pesquisas pauta Abrascão 2012

    O que é possível encontrar em comum em uma pesquisa sobre planos de saúde, justiça ambiental e qualidade de hospitais manicomiais? Simples, todas as três sofrem com problemas de cerceamento. Esse foi o foco do painel coordenado pelo pesquisador da ENSP Paulo Amarante durante o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Entre os expositores estava o pesquisador da Escola Marcelo Firpo, e o tema proposto para debate foi Cerceamentoda pesquisa em saúde no Brasil. Segundo Amarante, trata-se de um debate pouco aprofundado que precisa cada vez mais ser incorporado nos encontros científicos pelo país.

     

  2. Determinantes sociais e planejamento do SUS em debate

    "Quando falamos em determinantes sociais da saúde (DSS), falamos de diferenças e de iniquidades, que são desigualdades injustas", afirmou o coordenador do Centro de Estudos, Política e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde, Alberto Pellegrini, durante o painel Planejamento setorial e desenvolvimento: aporte da cooperação técnicaFiocruz/Conass/Conasems. A apresentação ocorreu na tarde do primeiro dia de atividades (16/11) do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Além da exposição de Pellegrini, que abordou a questão dos DSS a respeito do planejamento, o painel contou com a palestra da pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP Patrícia Tavares, que apresentou um estudo sobre planejamento setorial de planos estaduais de saúde. 

  3. Abrascão aborda desafios da saúde indígena no país

    O Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas é o maior estudo sobre o assunto já realizado no país. Uma radiografia das condições de vida desses povos, o estudo foi tema da apresentação do pesquisador da ENSP e coordenador-geral do estudo, Carlos Coimbra Jr, no 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A exposição, realizada em 16/11, fez parte do painel Saúde e povos indígenas no Brasil: desafios nacionais e insights locais, coordenado pelo pesquisador convidado da Escola James Welch. “Os dados consolidados na pesquisa mostram, infelizmente, o quanto é difícil ser índio no Brasil”, afirmou Coimbra.

  4. Pesquisadores da ENSP lançam oito publicações no Abrascão 2012

    Seguindo a tradição dos eventos promovidos pela Abrasco, a Editora Fiocruz realizou, em 16 de novembro, o lançamento de 22 publicações, das quais oito têm pesquisadores da ENSP como autores. O lançamento ocorreu durante o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, no Espaço Saúde & Letras. Confira as fotos do lançamento e conheça as publicações que têm participação de pesquisadores da Escola.

  5. Fim da vida: discussão de políticas de saúde

    Um debate sobre as políticas de saúde para o fim da vida sob os aspectos do cuidado, ético e jurídico. Essa foi a tônica do painel Por uma política de saúde para o fim da vida, realizado no segundo dia de atividades (17/11) do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2012). A atividade contou com a participação do pesquisador e coordenador pela ENSP do Programa em Associação Ampla de Pós-Graduação em Bioética, Ética, Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), Sérgio Rego. Segundo ele, é preciso propor a discussão de políticas de saúde que não se restrinjam apenas ao momento final da vida, mas que compreendam todo processo que o envolve.

  6. Confira galeria de fotos do Abrascão 2012

    De 14 a 18 de novembro, a cidade de Porto Alegre (RS) sediou o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Com o tema Saúde é desenvolvimento: ciência para a cidadania, o congresso reuniu mais de 8 mil pessoas no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Confira a galeria de fotos dos dias 16 e 17 de novembro do Abrascão 2012.

  7. Abrascão 2012 começa homenageando diretora da Opas

    A comunidade da Saúde Coletiva brasileira assistiu ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entregar a medalha da Ordem do Mérito Médico, concedida pela presidenta do Brasil, Dilma Roussef, à diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Mirta Roses. O ato foi um dos pontos altos da solenidade de abertura do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, no dia 15 de novembro, em Porto Alegre. O presidente da Abrasco, Luiz Facchini, lembrou em sua fala que o "Abrascão é a festa política e científica da Saúde Coletiva no SUS" e os grandiosos números do evento refletem a dimensão da responsabilidade desse campo frente às necessidades da população brasileira.

  8. Formação em Promoção da Saúde ganha debate no Abrascão 2012

    O curso de especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social, coordenado pela pesquisadora da ENSP Maria de Fátima Lobato Tavares, com inscrições abertas para sua quinta turma, foi um dos destaques do painel Formação em Promoção da Saúde: graduação, pós-graduação e educação permanente, nesta sexta-feira (16/11), no 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Fátima Lobato apresentou um panorama dessa formação iniciada em 2007 na ENSP. Ela lembrou que o curso objetiva capacitar profissionais da área da saúde, da educação e afins que façam interface com o setor saúde, membros de organizações comunitárias, gestores do SUS e das diferentes esferas do governo para desenvolver práticas de promoção da saúde e desenvolvimento social.

  9. Novos rumos da saúde pautam Abrascão 2012

    O primeiro grande debate do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2012) abordou a Situação de saúde no Brasil hoje: desafios e perspectivas. Para falar sobre o tema, a mesa, coordenada pelo presidente da Abrasco, Luiz Facchini, contou com a participação da pesquisadora do Centro Latino-Americano de Estudo de Violência e Saúde Jorge Carelli Cecília Minayo, do professor da Universidade Federal de Pelotas (RS) Cesar Victora, e do secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Durante a exposição, os palestrantes apontaram as mudanças no cenário da saúde no Brasil nas últimas décadas e os rumos que precisam ser seguidos para continuar mudando gradativamente o panorama da saúde no país.

  10. Abrascão 2012: confira galeria de fotos do primeiro dia

    Cerca de 8 mil pessoas estão reunidas, entre os dias 14 e 18 de novembro, em Porto Alegre, para o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A solenidade de abertura aconteceu na noite de quinta-feira (15/11). Durante a cerimônia, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entregou a medalha da Ordem do Mérito Médico, concedida pela presidenta do Brasil, Dilma Roussef, à diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Mirta Roses. Após a solenidade, os convidados foram presenteados com uma série de atividades culturais no Centro de Eventos da PUC-RS. Acompanhe a galeria de fotos com as atividades desenvolvidas na abertura do Congresso e veja como o Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) se preparou para receber um dos maiores eventos da saúde coletiva no país.