1. Caderno especial apresenta ações de preservação das toninhas

    O jornal O Globo publicou, em 10 de julho, mais uma edição do caderno Planeta Terra, com reportagens, infográficos e fotos exclusivas sobre as principais atividades em defesa da preservação da toninha. O tema é resultado de uma parceria entre O Globo, a ENSP e a ONG WWF-Brasil. Entre as matérias, destacam-se a notícia de que o mar de Jurubatiba deverá ser uma área de proteção do mamífero e um panorama da campanha do jornal pela preservação da espécie. O pesquisador da ENSP/Fiocruz Salvatore Siciliano é um dos especialistas ouvidos para o especial.

  2. Manifesto de associação de pescadores do Rio pede apuração de crimes e medidas de proteção a associados

    Pescadores da Associação de Homens e Mulheres do Mar (Ahomar), que teve dois integrantes assassinados no último fim de semana, organizações não governamentais, como a Justiça Global e a Amigos da Terra Brasil, e ambientalistas divulgaram na última sexta-feira (29/6) um manifesto em que cobram apuração dos crimes, ampliação de medidas de proteção aos pescadores da Baía de Guanabara, além de uma reunião com a Petrobras. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio e a Fiocruz apoiam as reivindicações da Ahomar.

  3. Fiocruz repudia assassinatos de pescadores da Baía de Guanabara e se solidariza com movimentos sociais

    A Presidência da Fiocruz torna público o seu veemente repúdio pelos brutais assassinatos dos pescadores e ativistas João Luiz Telles Penetra (Pituca), de 40 anos, e Almir Nogueira de Amorim, de 45 anos, que morreram na madrugada do sábado passado (23/6) na Baía de Guanabara. Ambos tiveram pés e mãos amarrados e morreram afogados. João Luiz e Almir integravam a Associação Homens e Mulheres do Mar (Ahomar) e militavam no movimento ambientalista da baía. Em 18 de junho, durante a Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, os dois participaram de uma atividade da Tenda Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, organizada pela Fiocruz.

  4. Contaminação de rios prejudica saúde de pescadores

    O pesquisador da ENSP Salvatore Siciliano comentou, em entrevista ao jornal O Globo de domingo (24/6), o risco de contaminação dos pescadores provocado pelo excesso de metais, principalmente mercúrio, nos rios da Região Norte Fluminense do Rio de Janeiro. De acordo com ele, o tempo de exposição pode aumentar significativamente a contaminação da água.

  5. Divulgado vencedor do concurso Quero Ver Toninha

    O jornal O Globo publicou, nesta segunda-feira (18/6), o resultado do concurso de cartazes Quero ver Toninha, que integra a campanha visando à preservação da espécie de golfinho mais ameaçada no Brasil. O leitor Alexandre Esteves Neves, de 38 anos, foi o grande vencedor e sua obra ficará lado a lado com os cartazes sobre sustentabilidade feitos por trinta grandes designers do mundo, que participam da exposição Glob-All Mix, com curadoria do designer Felipe Taborda.

  6. Movimento pelas toninhas conquista área de preservação

    A campanha pela preservação da toninha - realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), jornal O Globo e WWF-Brasil - ganhou a adesão do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e resultou em importante conquista para a conservação da espécie: a criação de uma área de proteção para o pequeno cetáceo com a ampliação do Parque Nacional de Jurubatiba, na Região Norte Fluminense. A notícia foi divulgada pelo jornal O Globo nesta quarta-feira (13/6), dia da abertura da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontece no Rio de Janeiro até 22/6 e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

  7. Mutirão de limpeza das praias reúne centenas de voluntários

    A edição de segunda-feira (11/6) do jornal O Globo destacou o mutirão de limpeza das praias realizado no domingo em Copacabana, em Ipanema e no Leblon como mais uma ação da campanha pela preservação das toninhas, desenvolvida pela Escola Nacional de Saúde Pública, o jornal O Globo e a WWF-Brasil. O mutirão também contou com apoio do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido e reuniu centenas de voluntários nas três praias. A reportagem traz depoimentos dos participantes e alerta para a importância de preservação do ambiente para a sobrevivência da toninha.

  8. Toninha: mutirão de limpeza de praias no dia 10/06

    Na equação para preservar as toninhas, conscientizar a população sobre a limpeza das praias e a preservação ambiental são fatores imprescindíveis para se obter resultados positivos. Cientes dessa condição, a Escola Nacional de Saúde Pública, em parceria com o jornal O Globo, a WWF-Brasil e o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, convida para o mutirão de limpeza das praias, no dia 10 de junho, coroando um conjunto de ações da campanha pela preservação do pequeno cetáceo. A atividade acontecerá nas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, a partir das 9h30. Todos estão convidados.

  9. Resultado do concurso Quero ver Toninha sairá no dia 17 de junho

    Os participantes do concurso de cartazes 'Quero ver Toninha', que integra a campanha visando à preservação da espécie de golfinho mais ameaçada no Brasil, conhecerão o resultado no próximo dia 17. Pelo regulamento do concurso, os trabalhos deverão tratar do tema 'Mar sem lixo. Mar com toninha'. A obra do vencedor ficará lado a lado com os cartazes sobre sustentabilidade, feitos por 30 grandes designers do mundo, que participarão da exposição Glob-All Mix, com curadoria do designer Felipe Taborda.