1. Educação e democracia, Setembro Amarelo e história da Fiocruz Amazônia pautam terceiro dia de atividades do aniversário da ENSP

    Nesta quinta-feira, 5 de setembro, as atividades em comemoração aos 65 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) serão marcadas por debates sobre educação e democracia em tempos de crise e prevenção do suicídio na Atenção Básica, além de uma celebração em homenagem aos 25 anos do Instituto Leônidas e Maria Deane. No terceiro dia de comemorações a ENSP receberá o professor, escritor e ex-parlamentar, Chico Alencar. A tradicional Feira Agroecológica Josué de Castro também fará parte da celebração. Partitcipe!

  2. Reforma sanitária, homenagem e formatura marcam segundo dia de atividades dos 65 anos da ENSP

    Nesta quarta-feira, 4 de setembro, as atividades em comemoração aos 65 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) terão continuidade, a partir das 9 horas, com a mesa Da Reforma Sanitária às contrarreformas: Por onde recomeçar? Além do debate, o dia será marcado, também, pelas tradicionais formaturas do stricto e lato sensu, e por uma homenagem ao professor emérito e pesquisador da ENSP, Victor Valla (in memoriam). 

  3. Centro de Estudos debate teorias contemporâneas e determinantes sociais da saúde

    A próxima edição do Centro de Estudos da ENSP debaterá Transformações contemporâneas, teoria social, e determinantes sociais da saúde. O Ceensp será coordenado pela pesquisadora da ENSP, Patrícia Tavares Ribeiro, e contará com a participação da pesquisadora da USP, Aurea Maria Zölner Ianni. O pesquisador da ENSP, Nilson do Rosário Costa, será o debatedor do Ceensp, que está marcado para a próxima quarta-feira, 11 de setembro, a partir das 13h30. A atividade é aberta aos interessados.

  4. Democracia é saúde: comemorações dos 65 anos da ENSP começam nesta terça-feira, 3/9

    Com a mesa Democracia é Saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca dá início às comemorações dos seus 65 anos. Políticas públicas, saúde e educação e suas interfaces com a democracia estão entre os temas trazidos pelos convidados na mesa de abertura, marcada para 9h, no auditório térreo da Escola. Já na tarde do dia 3, a partir das 14h, acontecerá a mesa Aposentadorias e o desafio na formação de quadros. Participe! Todas as atividades são abertas ao público. 
     

  5. Participe da celebração dos 65 anos da ENSP

    O diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Hermano Castro, convida a todos para as comemorações dos 65 anos da instituição. As atividades terão início na terça-feira, 3 de setembro, e seguem com extensa programação até sexta-feira, 6 de setembro. Neste ano, a programação destaca o tema: 'Desigualdade, Democracia e Políticas Sociais'. Confira a mensagem do diretor. 

  6. ENSP celebra 65 anos com extensa programação

    Na vanguarda da construção de uma saúde pública universal e equânime, e incansável na luta contra os retrocessos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca comemora 65 anos de pesquisa, produção científica e formação em saúde pública debatendo a Desigualdade, Democracia e Políticas Sociais. Os ataques, o desmonte e o desfinanciamento da saúde e da educação como um todo vêm aumentando a cada ano, mês, dia... Frente a tal cenário, é preciso se manter firme e dar luz aos debates que são caros e fundamentais à saúde pública. Confira a programação completa do aniversário da ENSP 2019.

  7. Desafios da Atenção Primária em debate nesta quinta-feira (29/8)

    A Universidade do Estado do Rio de Janeiro vai receber o Debate Desafios da Atenção Primária e a necessidade de profissionais de Saúde, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e pelo Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ) com participação de todos os institutos de Saúde Coletiva do estado do Rio de Janeiro, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e entidades da área.

  8. Pesquisadora da ENSP desenvolve projeto ‘Da Publicação Acadêmica para a Divulgação Científica’

    A pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e co-editora chefe do Cadernos de Saúde Pública, Marília Sá Carvalho, desenvolverá projeto de Divulgação Científica no campo da Saúde. A iniciativa, aprovada em edital da Fiocruz, busca estimular a divulgação científica por meio do diálogo entre cientistas e a sociedade. 

  9. ENSP promove palestra sobre comunicação não violenta

    A ENSP/Fiocruz, por meio do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT), promoverá na quinta-feira, 29 de agosto, a palestra Comunicação Não Violenta para construção de relações saudáveis de trabalho. A atividade contará com a participação do coordenador da Câmara de Mediação de Conflitos da OAB-RJ, Sergio Harari e da Relações Públicas, certificada em Comunicação Não Violenta, Carla Mullulo. A palestra é aberta aos interessados e acontecerá às 9 horas, na sala 410 do prédio da ENSP.