1. Palestra aborda epidemiologia da TB no mundo

    Em palestra direcionada aos alunos do curso de especialização em Pneumologia Sanitária, a pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) Margareth Dalcolmo, abordou a situação epidemiológica, os tratamentos usuais e as perspectivas com o advento das novas descobertas para a tuberculose resistente. "Hoje, existem no mundo aproximadamente 450 mil casos de tuberculose resistente, e 150 mil mortes em decorrência dessa grave forma da doença. O Brasil, que apresenta uma queda consistente na mortalidade nos últimos 10 anos, possui uma situação diferenciada em relação aos demais países da América Latina por contar com uma série de ações de controle e tratamento da TB".

  2. Perspectivas mundiais de controle do tabaco em debate

    No dia 15 de agosto, o Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP) promoverá o Seminário Internacional sobre as Perspectivas de Controle do Tabaco no Mundo. A atividade pretende apresentar e discutir os desafios para o controle do tabaco, as melhores apostas para isso ocorrer e as estratégias da indústria para interferir nas políticas públicas, e contará com a participação de pesquisadores do cenário nacional e internacional. O evento faz parte das atividades de encerramento do curso de atualização em Políticas de Controle do Tabagismo da Escola. O encontro, que é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia, terá início às 9 horas no salão internacional da ENSP.

  3. Hábitos do cotidiano afetam práticas alimentares

    "As práticas de alimentação são construídas socialmente. E a ideia de como uma prática social é construída nos leva a pensar de que maneira ela pode mudar". A fala do professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Ruben Araújo de Mattos diz respeito à relação das ciências sociais e humanas e suas influências na alimentação. Na aula inaugural do curso de aperfeiçoamento em Alimentação e Cultura da ENSP, o professor destacou aspectos do cotidiano que afetam diretamente às práticas alimentares, como por exemplo, a inserção da mulher no mercado de trabalho e a situação econômica das famílias brasileiras.

  4. Hélio Fraga inicia capacitação em pneumologia sanitária

    Visando capacitar profissionais de saúde de nível superior que atuam na área de pneumologia sanitária, em especial a tuberculose, o Centro de Referência Prof. Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz) deu início, em 4 de agosto, ao curso de especialização em Pneumologia Sanitária. A aula magna foi ministrada pelo médico e coordenador do Programa Nacional de Tuberculose do Ministério da Saúde, Dráurio Barreira, que abordou a inovação em diagnóstico e tratamento no controle da tuberculose.

  5. Filme provoca debate sobre o agronegócio no Brasil

    A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) promoveram o lançamento do filme O veneno está na mesa II, como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente da Fiocruz. A atividade contou com a exibição do longa, seguida de uma mesa redonda com a participação do cineasta e diretor da obra, Silvio Tendler, do pesquisador do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) Luiz Cláudio Meirelles, e da representante da Articulação Nacional de Agroecologia Flávia Londres. Na ocasião, Meirelles ressaltou que existem possibilidades de mudança no atual modelo de produção estimulado pelo agronegócio e que é preciso cobrar dos órgãos competentes que cumpram, de fato, seu papel.

  6. Seminário discute formação e transformação do trabalho

    No dia 6 de junho, a Escola Nacional de Saúde Pública realiza o seminário 'Trabalho, formação e transformação', às 9h30, no salão internacional. O evento irá discutir as experiências e métodos que articulam formação (de trabalhadores e especialistas em saúde), pesquisa e intervenção sobre as condições de trabalho desfavoráveis à saúde, visando transformá-las. A atividade também promoverá o lançamento do livro (Se) Former pour transformer le travail - Dynamiques des constructions d'une analyse critique du travail, organizado pelas pesquisadoras Catherine Teiger, do Centro Nacional de Pesquisa Científica (Paris), e Marianne Lacomblez, da Universidade do Porto. 

  7. Seminário discute formação e transformação do trabalho

    No dia 6 de junho, a Escola Nacional de Saúde Pública realiza o seminário 'Trabalho, formação e transformação', às 9h30, no salão internacional. O evento irá discutir as experiências e métodos que articulam formação (de trabalhadores e especialistas em saúde), pesquisa e intervenção sobre as condições de trabalho desfavoráveis à saúde, visando transformá-las. A atividade também promoverá o lançamento do livro (Se) Former pour transformer le travail - Dynamiques des constructions d'une analyse critique du travail, organizado pelas pesquisadoras Catherine Teiger, do Centro Nacional de Pesquisa Científica (Paris), e Marianne Lacomblez, da Universidade do Porto. 

  8. Nova espécie de micobactéria será tema de sessão do Cesteh

    No dia 28 de maio, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoverá uma palestra com o pesquisador Jesus Ramos, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), acerca do tema Mycobacterium fragae, uma nova espécie de micobactéria, isolada no Brasil. A atividade, que faz parte do ciclo de seminários promovido pela unidade, acontecerá na sala 32 do Cesteh, às 12 horas. 
     

  9. Especialistas discutem relação entre autogestões e ANS

    O segundo seminário do ciclo de debates sobre o Sistema Único de Saúde que a ENSP está promovendo, em parceria com o Cebes, ocorreu no dia 22/5 com o tema Como as autogestões funcionam e se relacionam com a ANS e o Estado: limites e potencialidades da representação. O encontro reuniu Ana Maria Assunção Carneiro, da AMS Petrobras; Luiz Vianna (UFRJ), que representou o ex-diretor da FioSaúde, João Gonçalves Barbosa; o diretor da ANS/MS, Leandro Reis Tavares; José Luiz Toro, da Unidas - Autogestões em Saúde; e o diretor da FioSaúde, José Antônio Diniz. Cada representante de sua autogestão apresentou um panorama das formas de operação aos usuários desta modalidade de gestão em saúde, enquanto o diretor da ANS trouxe números sobre planos de saúde e de autogestões no país. Confira, em vídeo, os melhores momentos das apresentações.

  10. Rede de Escolas debate acreditação pedagógica

    Entre os dias 19 e 21 de maio, a ENSP sediou o 10º Encontro Nacional da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública. Diversos temas foram debatidos, entre eles a Certificação e EAD nas Escolas: estágio atual das articulações internas e externas, com palestra da pesquisadora da ENSP e então coordenadora da Rede, Tania Celeste Nunes; e Acreditação Pedagógica: resultado da experimentação e perspectivas, com apresentação da também pesquisadora da Escola Rosa Souza. O objetivo do evento foi fazer um balanço das atividades da Rede em 2013, discutir as principais pautas e os projetos aprovados pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que serão implementados em 2014 e 2015.