1. Encontro discute ciência a serviço do poder e da exclusão dos corpos

    O pesquisador da ENSP Paulo Amarante vai abrir o III Seminário de Ciências Humanas e Sociais no Campo de Saúde: O Corpo Humano nos Ideais Higienista, Eugenista e Alienista. O evento será realizado no dia 11 de novembro, na Unesp de Rio Claro. A proposta do encontro é discutir o papel que a ciência exerce quando, servindo ao poder, contribui para homogeneizar os corpos e mentes criando uma sociedade excludente e intolerante.

  2. ENSP promove seminário sobre saúde mental materna. Participe!

    Um tema pouco abordado pela saúde coletiva brasileira, a saúde mental materna será o foco do seminário promovido pela ENSP no dia 17 de outubro. O encontro, marcado para 9 horas, no auditório do INCQS/Fiocruz, reunirá pesquisadores da Escola, da Uerj e da City University, de Londres. As inscrições estão abertas e devem ser feitas por e-mail.

  3. Sessão debate saúde e trabalhos dos policias do Rio de Janeiro

    O Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) desenvolve estudos com a finalidade de investigar os impactos das condições de trabalho no processo de adoecimento e morte dos policiais. Este será o foco da exposição da pesquisadora Patrícia Constantino, na terça-feira (14/10), durante sessão científica marcada para 9 horas, no salão internacional. A atividade é aberta a todos os interessados.

  4. Sessão aborda 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador

    A 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (4ª CNSTT), que ocorrerá de 10 a 13 de novembro em Brasília/DF, foi o tema abordado pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) em palestra proferida pelo pesquisador Jorge Mesquita Huet Machado. Acerca do tema Saúde do trabalhador e trabalhadora, direito de todos e todas e dever do Estado, a conferência terá como eixo principal a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador.
     

  5. Reforma Sanitária na Colômbia em debate na ENSP

    O Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cepi-DSS/ENSP/Fiocruz), promoveu no âmbito de atividades do projeto Social Determinantes of Health (SDH Net), iniciativa da União Europeia que realiza pesquisas sobre DSS, o evento 'Perspectivas sobre a Reforma Sanitária na Colômbia (1993-2014)'. O debate, realizado na ENSP, contou com as palestras do Diretor da Área de Saúde e professor da Universidade Andina Simon Bolívar, Jaime Breilh e dos professores da Universidade Nacional da Colômbia, Maurício Torres e Juan Carlos Eslava. O objetivo foi debater a conjuntura atual, analisar as mudanças iniciadas na década de 90 e ainda, as medidas necessárias para a criação de uma política de saúde mais equânime naquela nação.

  6. Sessões científicas mobilizam Escola na próxima quarta-feira (1/10)

    Vigilância Sanitária nos eventos de massa e a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador serão os temas discutidos em duas sessões científicas da ENSP nesta quarta-feira (1º/10). Promovidas respectivamente pelo Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps) e pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), as atividades serão abertas a todos os interessados, não necessitando de inscrição prévia.

  7. Sessão aborda vigilância sanitária nos eventos de massa

    O Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP) realizará, no dia 1º de outubro, uma sessão científica para debater a Vigilância Sanitária nos eventos de massa. A atividade contará com a participação da pesquisadora da Escola Vera Pepe. Não é necessária inscrição prévia e todos os interessados podem participar. A sessão será realizada das 12h30 às 14h, na sala 718 do prédio da ENSP.
     

  8. Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador é tema de seminário

    O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) realizará, no dia 1º de outubro, uma sessão científica com o pesquisador da unidade Jorge Machado sobre a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador. A atividade acontecerá às 12 horas, na sala 32 do Cesteh e aberta a todos os interessados. Para participar não é necessária inscrição prévia.

  9. ENSP recebe pesquisadora francesa para aula sobre saúde, risco e mídia

    No dia 29/9, de 9h às 13 horas, acontecerá na ENSP a aula aberta do curso de curta duração 'Saúde, risco e mídia', ministrado pela professora Hélène Romeyer, pesquisadora francesa do Instituto de Comunicação da Université Stendhal (Grenoble / França). O curso, do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict/Fiocruz, tem como instituições parcerias a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) e a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). A atividade está marcada para o salão internacional da ENSP.

  10. Palestra discute desafios da implementação do SUS

    Com o tema Princípios e aspectos político-institucionais do Sistema Único de Saúde, a pesquisadora da ENSP Luciana Dias de Lima, ministrou palestra no Centro de Referência Prof. Hélio Fraga para os alunos do curso de especialização em Pneumologia Sanitária. A atividade abordou as principais mudanças institucionais do Estado e da política de saúde expressas na Constituição Federal de 1988. Além disso, enfatizou os avanços e dificuldades do SUS tendo em vista fatores relacionados ao contexto dos anos 1990 e 2000.