1. Hélio Fraga comemora 30 anos nesta quarta-feira (17/12)

    Nesta quarta-feira 17/12, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga da ENSP celebrará seu trigésimo aniversário com a palestra Controlando a tuberculose no século XXI: novas tecnologias, novos riscos e os persistentes determinantes sociais. A aula, que também marca o início do Mestrado Profissional em Epidemiologia e Controle da Tuberculose, será ministrada pelo professor titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) Mauricio Barreto e acontece às 10 horas, no auditório do CRPHF/ENSP. A atividade será acompanhada da exposição Manguinhos revelado: um lugar para a ciência. O evento é aberto aos interessados.

  2. Série em DVD Nascer no Brasil será lançada na Biblioteca de Manguinhos

    O retrato do nascimento na voz das mulheres é o tema da série em DVD Nascer no Brasil, a ser lançada pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, no dia 16 de dezembro, na Biblioteca de Manguinhos, no campus da Fiocruz. O DVD contém dois títulos: Parto, da violência obstétrica às boas práticas, com 20 minutos, e Cesárea, mitos e riscos, de 17 minutos. Ambos dirigidos, fotografados e produzidos por Bia Fioretti, publicitária especialista em Criação e Comunicação em Saúde Pública. A ideia do vídeo é dar voz aos números da pesquisa Nascer no Brasil – Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento, estudo inédito coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), que teve como objetivo conhecer os determinantes, a magnitude e os efeitos das intervenções obstétricas no parto, incluindo as cesarianas desnecessárias, assim como a motivação das mulheres pela escolha do parto.

  3. Oficina discute preparação do setor saúde em grandes eventos e desastres

    Os setores da saúde, incluindo vigilância sanitária e assistência farmacêutica, estão preparados para lidar com os grandes eventos de massa e os desastres no país? As lições aprendidas durante a Copa do Mundo e os desafios que estão por vir em 2016, com a realização das Olimpíadas na cidade do Rio de Janeiro, têm despertado o interesse da comunidade científica. Para discutir o tema com os profissionais da saúde envolvidos na preparação e resposta aos desastres e aos grandes eventos, a Escola Nacional de Saúde Pública realiza, de 15 a 19 de dezembro, a oficina Elaboração de planos de preparação para desastres no setor saúde, ministrada pela professora emérita da UCLA e pesquisadora do Center for Public Health and Disasters - University of Utah, Kimberley Shoaf. 

  4. Movimentos sociais e avaliação do PAC Favelas pautam debates na segunda (15/12)

    Na segunda-feira, 15 de dezembro, a Escola Nacional de Saúde Pública promoverá duas atividades abertas ao público. Para encerrar o ano letivo do curso de Especialização em Saúde Pública (o mais antigo da ENSP - há 58 anos na grade curricular), o Deputado Federal Chico Alencar (PSOL-RJ) ministrará a palestra Movimentos Sociais e Saúde no Rio de Janeiro, às 9 horas, na sala 111 da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Na segunda atividade do dia, o  Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM) irá compartilhar os resultados da pesquisa sobre o PAC favelas, por meio do seminário de pesquisa Territórios em Movimento: Avaliação participativa do PAC Favelas – RJ na perspectiva da promoção da sáude e da justiça. O evento também acontece na Escola Politécnica, a partir das 13h30, no auditório Joaquim Cardoso de Melo.

  5. LTM/ENSP compartilha resultados de pesquisa sobre PAC Favelas

    No dia 15 de dezembro, às 13h30, o Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM) realizará o seminário de pesquisa Territórios em Movimento: Avaliação participativa do PAC Favelas – RJ na perspectiva da promoção da sáude e da justiça. O evento é organizado como atividade final de compartilhamento do conhecimento e informação e tem por objetivo sistematizar os resultados e elaborar um relatório final do projeto Políticas Públicas, Moradia, Saneamento e Mobilidade: uma análise participativa do PAC na perspectiva da promoção da saúde e da justiça ambiental, apoiado pelo edital CNPq/Ministério das Cidades de 2012. A atividade, marcada para o auditório da EPSJV/Fiocruz, é aberta aos interessados e não necessita de inscrição.

  6. Palestra de Chico Alencar encerra curso de Especialização em Saúde Pública

    O curso de especialização em Saúde Pública da ENSP encerra as atividades do ano letivo de 2014, nesta segunda-feira, dia 15, com a palestra Movimentos Sociais e Saúde no Rio de Janeiro, a ser ministrada pelo Deputado Federal Chico Alencar (PSOL - RJ). A pesquisadora da Escola Suely Rozenfeld também participará do evento, como debatedora. A atividade será às 9h, na sala 111 da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio. O curso de saúde pública é coordenado pelas pesquisadoras Gíssia Gomes Galvão, Isabel Cristina Silva Arruda Lamarca e Cláudia de Brito.

  7. Sessão discute qualidade de vida e saúde mental no trabalho

    No dia 10 de dezembro, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) vai realizar o último encontro de uma série de seminários realizados em 2014. A sessão, que acontecerá às 12 horas na sala 32, abordará a Qualidade de Vida e Saúde Mental no Trabalho e contará com a presença do pesquisador da unidade Tito de Canha. A atividade é aberta a todos os interessados. Para participar não é necessária inscrição prévia. 

  8. ENSP debate desafios da saúde reprodutiva

    Depressão e mortalidade materna, parto, aborto e más práticas obstétricas foram os temas debatidos no seminário Questões e Desafios da Saúde Reprodutiva no Brasil, promovido pela ENSP. O encontro pautou ainda a questão socioeconômica como um diferencial para determinados procedimentos no momento do parto. “Os piores resultados para as mulheres mais pobres, tanto na disponibilidade da atenção quanto nos indicadores obstétricos e perinatais, bem como as intervenções médicas, mostram que a luta pela eliminação das iniquidades em saúde deve ser um compromisso permanente.”, opinou a pesquisadora da ENSP Mariza Theme, uma das palestrantes do evento. Também participaram da atividade a assessora da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) Tizuko Shiraiwa, Maysa Luduvice da Faculdade de Enfermagem da Uerj e Leila Adesse, da ONG Ações Afirmativas em Direito e Saúde (AADS).

  9. Sessão discute qualidade de vida e saúde mental no trabalho

    No dia 10 de dezembro, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) vai realizar o último encontro de uma série de seminários realizados em 2014. A sessão, que acontecerá às 12 horas na sala 32, abordará a Qualidade de Vida e Saúde Mental no Trabalho e contará com a presença do pesquisador da unidade Tito de Canha. A atividade é aberta a todos os interessados. Para participar não é necessária inscrição prévia. 

  10. Encontro debate judicialização do SUS e aumento da cooperação com MP

    A atuação mais sistemática do Ministério Público na defesa da saúde e a instituição do Sistema Único de Saúde são duas estrelas maiores entre os propagados avanços da Nova República. Entretanto, o dia a dia de quem usa ou trabalha numa dessas instituições não cansa de demonstrar a distância que existe entre a retórica e a prática. No dia 27 de novembro de 2014, um evento selou a colaboração entre o Ministério da Saúde, por meio de sua Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, o Ministério Público e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). O produto desta colaboração será um Curso de Aperfeiçoamento no campo da Saúde e na modalidade de Ensino a Distância para os membros do Ministério Público. A Abertura do evento contou com a presença do Dr Lio Marcos Marin, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina e Presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), além do Dr. Valcler Rangel Fernandes, Vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz e do Dr. Hermano Albuquerque de Castro, diretor da ENSP/Fiocruz.