1. Marina Silva emociona público que lotou auditório da ENSP

    É preciso acabar com a fulanização das leis. No Brasil, temos o péssimo hábito de dar nome às leis. As leis não são das pessoas, elas são da sociedade e devem ter cidadania própria, devem valer por si mesmas, afirmou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, num dos muitos momentos em que arrancou aplausos das mais de 350 pessoas alunos, professores e pesquisadores da Escola e de outras Unidades da Fiocruz que lotaram o auditório térreo da ENSP/Fiocruz para assistir à conferência de abertura do ano letivo na Escola. Entre os presentes, o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, que compôs a mesa junto com o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, e os três vice-presidentes da Fundação: Paulo Gadelha, de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho, Ary Carvalho de Miranda, de Serviços de Referência e Ambiente e que também responde interinamente pela Vice-Presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico; e Maria do Carmo Leal, de Ensino, Informação e Comunicação. Ouça o áudio da aula inaugural na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  2. Seminário sobre Direitos Humanos e Saúde destaca parcerias

    O tema Direitos Humanos e Saúde é de extrema relevância e exige abordagens interdisciplinares, transdisciplinares e compromissos sociais. Este é um momento de atualização e enriquecimento, de intercâmbio com novos parceiros e interlocutores, destacou o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, na abertura do II Seminário de Direito e Saúde e VI Seminário Nacional de Direto e Saúde, na ENSP, no qual foi lançado oficialmente o site do Grupo de Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (GDIHS) e divulgada a criação da linha de pesquisa Direito, Saúde e Cidadania. Áudios e apresentações disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  3. Abordagens antropológicas do ato de comer

    A mesa da tarde do I Simpósio Nacional de Saúde Alimentação e Cultura reuniu as palestrantes, Rosa Wanda Garcia, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; Maria do Carmo Soares de Freitas, da UFBA, e Maria Eunice de Souza Maciel, da UFRGS, para discutir as Abordagens antropológicas do ato de comer. A primeira palestrante, Rosa Garcia, falou sobre a subjetividade das práticas alimentares. Em seu discurso, analisou a alimentação como objeto e concluiu que ela demanda uma compreensão multidisciplinar, com vários olhares, e uma colaboração interdisciplinar. Para entendermos o que a gente come, temos que entender as culturas e os valores de cada população. A partir desse conhecimento é que podemos fazer alguma intervenção maior. Aliás, nossa área da nutrição sempre procura intervir em algo, afirmou. O áudio e as apresentações podem ser acessados na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  4. Gestão pública: Fernando Abrucio faz conferência na ENSP

    Os cursos de Gestão Hospitalar, Gestão de Sistemas e de Gestão de Recursos Humanos encerram as atividades de 2007 com uma conferência de Fernando Abrucio, cientista político e coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo da FGV de São Paulo. Francisco Abrucio é um dos maiores especialistas brasileiros em administração pública. A palestra Trajetória recente da gestão pública brasileira renovação da agenda e desafios específicos para a saúde será realizada na quarta-feira (12/12), das 9h às 12h30, no Auditório Térreo da ENSP. O evento é aberto ao público.

  5. Doenças crônicas não transmissíveis: situação atual e novos desafios

    Problemas cardiovasculares e respiratórios, câncer e diabetes são algumas das doenças crônicas não transmissíveis que acometem todo país e preocupam o setor público de saúde. Baseado nesse tema, o pesquisador Eduardo Maranhão apresentou Grandes desafios das doenças crônicas não transmissíveis: situação, avaliação pelo método Delphi, sistematização de metas e pesquisas necessárias para atingi-las, em sessão científica na ENSP na segunda-feira (23/06). O arquivo está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  6. Mestrado Profissional em Gestão da Informação e Comunicação em Saúde: aula inaugural em 25/08

    Saúde, Informação e Tecnologia é o tema da aula inaugural da segunda turma do Mestrado Profissional em Gestão da Informação e Comunicação em Saúde, que acontecerá na segunda-feira (25/08), às 14 horas, no Salão Internacional da ENSP. A mesa-redonda será composta de José da Rocha Carvalheiro, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz e presidente da Abrasco; João Baptista Risi Jr., da Opas/Ripsa; e Domingos Fernandes Conceição, do Datasus.

  7. ENSP coordenará projeto TEIAS Manguinhos em 2010

    A partir de 2010, a ENSP gerenciará as atividades e serviços de saúde da rede assistencial básica de Manguinhos através do conceito de TEIAS - Território Integrado de Atenção à Saúde, uma iniciativa inédita para a Escola. O projeto foi apresentado para a comunidade da Fiocruz, na quinta-feira (10/12) durante o 1º Seminário TEIAS - Escola Manguinhos, pela pesquisadora Elyne Engstrom, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP). Com a parceria de diversas unidades da Fiocruz, o projeto TEIAS buscará melhorar a qualidade de vida e saúde dos quase 60 mil moradores da região por meio de inovações na atenção, no ensino e na pesquisa. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, os áudios e apresentação do seminário.