1. Alienação parental e guarda compartilhada: debate está disponível em vídeo

    O Dihs/ENSP promoveu a palestra Alienação Parental e Guarda Compartilhada: uma questão dos Direitos Humanos e Saúde. A atividade contou com a participação da juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Mylène Glória Pinto Vassal, e foi coordenada pela pesquisadora do Dihs, Maria Helena Barros. O debate está disponível no Canal da ENSP, no Youtube.

  2. Alienação parental e guarda compartilhada em debate na ENSP

    O Dihs/ENSP, promoverá na segunda-feira, 3 de junho, a palestra Alienação Parental e Guarda Compartilhada: uma questão dos Direitos Humanos e Saúde. A atividade contará com a participação da juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Mylène Glória Pinto Vassal. A coordenação da atividade é da pesquisadora do Dihs/ENSP, Maria Helena Barros. A palestra é aberta a todos os interessados e acontecerá no salão internacional da ENSP, às 13h30. 

  3. ENSP debate o enfrentamento da tríplice epidemia da dengue, zika e chikungunya

    O Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) promoverá, no dia 12 de junho, sessão científica a respeito do enfrentamento da tríplice epidemia da dengue, zika e chikungunya. Seu objetivo é apresentar a proposta de vigilância comunitária em saúde que intenciona o fortalecimento da mobilização social para o enfrentamento da epidemia e controle do mosquito em Minas Gerais. 

  4. Vidas negras importam: um Brasil forjado na escravidão é debate na ENSP

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca promoveu a 15ª Edição do Ciclo de Debates – Conversando sobre a Estratégia Saúde da Família. O primeiro dia, 8 de maio, discutiu o Contexto Histórico-Social em um Brasil forjado na Escravidão. Na ocasião, a pesquisadora da UFRJ, Katiuscia Ribeiro ressaltou que a maior violência, maior do que a violência do extermínio cotidiano da população preta, é ter que pedir que as vidas negras sejam garantidas. Confira os vídeos no canal da ENSP no youtube.

  5. Governo Crivella é uma morte cerebral para a saúde, aponta Paulo Pinheiro

    Comparado com o governo de 1989 - falido na gestão de Saturnino Braga, o primeiro prefeito eleito do Rio de Janeiro -, o atual gestor municipal, Marcelo Crivella, foi apontado como um dos responsáveis pela pior crise já vista na cidade, de acordo com o professor visitante da ENSP/Fiocruz, o vereador Paulo Pinheiro. Vivemos um momento ruim: muitos pedidos de empréstimos, problemas orçamentários, dívidas de obras irregulares. Enfim, para o que veio Marcelo Crivella? Ele não disse até hoje. Depois de 29 meses de governo, se havia algo inteiro, foi destruído.” Confira a cobertura do evento no canal da ENSP, no youtube.

  6. Formação de trabalhadores na fronteira Brasil-Uruguai em debate na ENSP

    A edição de maio do 'Encontros do Cesteh' abordará Formação de Trabalhadores da Saúde por meio de abordagem significativa da educação na fronteira Brasil-Uruguai. A atividade será apresentada pelo pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Frederico Peres da Costa. Marcado para o dia 15 de maio, às 12 horas, na sala 32 do Centro, o evento é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia.