1. Especialistas debatem relação de dependência na saúde

    O primeiro seminário do ciclo de debates sobre o Sistema Único de Saúde que a ENSP está promovendo foi realizado no dia 10 de abril e teve como tema O segmento de Autogestão da Saúde Suplementar e sua relação com o SUS. O encontro reuniu os pesquisadores José Sestelo, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/Bahia), Carlos Octávio Ocké-Reis, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Ialê Falleiros, da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venância (EPSJV/Fiocruz), que abordaram a relação de dependência existente entre os setores público e privado de saúde no país.

  2. Evento analisa crise ambiental e seus impactos na saúde

    Na sessão científica A crise socioambiental e o materialismo histórico e dialético, promovida pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), o pesquisador Ary Miranda alertou para o crescimento econômico e populacional, além de comentar os impactos sobre o meio ambiente e a saúde provocados pela produção e consumo de energia no país. De acordo com o palestrante, as relações entre os componentes de desenvolvimento geram impactos sobre o solo, ar, água, clima, trabalho, estilo de vida e saúde. “A exaustão dos serviços na natureza é justificada pela lógica do desenvolvimento do capitalismo e do consumo”, explicou. 

  3. Revista Cadernos de Saúde Pública comemora 30 anos

    Nas últimas três décadas, a revista Cadernos de Saúde Pública passou por muitas mudanças até alçar ao status de umas das mais conceituadas publicações científicas nacional e internacional, ocupando o 1º lugar em todas as áreas na base Scielo, com quase 25 milhões de acessos. Com o objetivo de comemorar a data, foi realizada uma solenidade especial que reuniu as atuais editoras e os ex-editores do Cadernos, além do diretor da ENSP, Hermano Castro e da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade, para uma homenagem àqueles que construiram os trinta anos de história da publicação.

  4. Revista Cadernos de Saúde Pública comemora 30 anos

    Nas últimas três décadas, a revista Cadernos de Saúde Pública passou por muitas mudanças até alçar ao status de umas das mais conceituadas publicações científicas nacional e internacional, ocupando o 1º lugar em todas as áreas na base Scielo, com quase 25 milhões de acessos. Com o objetivo de comemorar a data, foi realizada uma solenidade especial que reuniu as atuais editoras e os ex-editores do Cadernos, além do diretor da ENSP, Hermano Castro e da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade, para uma homenagem àqueles que construiram os trinta anos de história da publicação.

  5. Promoção da saúde: aula reflete sobre os processos de formação

    O pesquisador do departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública, Carlos Otávio Fiúza Moreira, será o palestrante da aula inaugural do curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social nesta quinta-feira (3/4). Com o tema Educação como reconstrução da experiência, o pesquisador irá propor uma reflexão acerca dos processos de formação, promoção da saúde e suas dimensões individual e coletiva. A atividade está marcada para o auditório térreo da ENSP, às 8 horas.

  6. Câncer: evento revela conflitos entre indústria e pesquisa

    As contradições a respeito das evidências produzidas pela ciência e o confronto de interesses provocado pelos setores da economia, indústria e comércio, em relação aos agentes cancerígenos, foram expostos pelo epidemiologista e professor da Universidade de Turim, Itália, Benedetto Terracini. Em conferência na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), na quarta-feira (26/3), o italiano comentou o papel da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC/OMS) na avaliação da potencialidade de determinado agente produzir câncer ou não. A atividade foi coordenada pelos pesquisadores da ENSP Liliane Reis Teixeira e Francisco Pedra. Assista, em vídeo, à reportagem sobre a apresentação do professor Terracini e acesse, na Biblioteca Multimídia da ENSP, sua exposição completa.

  7. Mostra destaca ações de enfrentamento da tuberculose

    Pelo quarto ano consecutivo, o Centro de Referência Prof. Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) promoveu um encontro entre profissionais de saúde, gestores e pesquisadores com o objetivo de difundir as informações sobre a tuberculose (TB). A IV Mostra ENSP de mobilização nacional na luta contra a tuberculose, uma das ações realizadas pela Fiocruz na semana de conscientização sobre TB, expôs um panorama das pesquisas realizadas pela instituição sobre a doença. O evento reuniu o coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), Draurio Barreira; o diretor da ENSP, Hermano Castro; o chefe do Hélio Fraga, Otavio Porto; a gerente de Pneumologia Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (RJ), Ana Alice Bevilaqua; e Raquel Piler, do Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT/RJ). 

  8. Saúde coletiva e saúde pública: diferenças e semelhanças

    Os termos Saúde Pública e Saúde Coletiva são facilmente confundidos, uma vez que as diferenças entre eles são muito sutis, mas existentes. E foi sobre esta ótica que o pesquisador da UFBA Jairnilson Paim proferiu a palestra de abertura do ano letivo da ENSP em 2014. A exposição, realizada no dia 26 de março, traçou ainda um histórico da formação da Saúde Coletiva no país, que nasceu junto com o movimento da Reforma Sanitária brasileira. Assista, em vídeo, os melhores momentos da apresentação do professor Paim e acesse, na Biblioteca Multimídia da ENSP, sua exposição completa.

  9. Publicação apresenta panorama da água potável no país

    A ENSP promoveu o lançamento do livro The BraSIS Project: a EU-Brazil Sector Dialogue Project on Basic Sanitation. Fruto do projeto Brazilian Sanitation Information System (BraSIS), aprovado como parte da 6ª Convocatória dos Diálogos Setoriais entre União Europeia e Brasil, a publicação apresenta os resultados obtidos através do projeto BraSIS, na qual aponta um panorama das várias abordagens a respeito das informações sobre água potável no Brasil. Na ocasião, foram apresentados dados de pesquisas que compõem os dez capítulos da publicação, que conta com a colaboração de diversos pesquisadores da Fiocruz e de outras instituições nacionais e internacionais. A publicação está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.