1. Palestra abordará desafios e incertezas das epidemias de Zika e Covid-19

    O pesquisador Gustavo Matta, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, proferirá a palestra “Lições aprendidas e incertezas frente às epidemias de Zika e Covid-19” no dia 29 de setembro, às 14h, em evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP e o Observatório Covid-19 Fiocruz. Coordenador da Rede Zika Ciências Sociais e do eixo Impactos Sociais do Observatório, Gustavo falará sobre os efeitos das epidemias na sociedade, no sistema de saúde e acerca da capacidade de resposta da ciência diante de duas grandes emergências de saúde. A palestra pode ser acompanhada pelo link https://youtu.be/T9TrA-C4V6k.

  2. Desafios da formação em saúde pública no contexto da pandemia é pauta de seminário internacional

    A Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública da América Latina (RESP-AL) promoveu, no dia 16 de setembro, o seminário virtual Desafios da formação em saúde pública em tempos de pandemia. A atividade se propôs a discutir em que medida a pandemia influencia a formação em Saúde Pública e quais reflexões são necessárias para levar adiante estratégias formativas que considerem o novo cenário. Assista ao debate!

  3. Seminário internacional discutirá desafios da formação em Saúde Pública em tempos de pandemia

    A pandemia tem imposto uma série de desafios para além da Saúde afetando diversos campos, sendo um deles, o da Educação. Ciente da importância do debate acerca desses impactos gerados pelo novo coronavírus, a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública da América Latina (RESP-AL) vai promover, no dia 16 de setembro, das 16h às 18h, o seminário virtual Desafios da formação em saúde pública em tempos de pandemia. Saiba mais e participe!

  4. Evento vai estabelecer novo dia internacional para o ar limpo

    Como Centro Colaborador em Saúde Pública e Ambiente da Organização Mundial da Saúde/Organização Pan-Americana da Saúde (OMS/OPAS), por meio da Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), a Fiocruz vai realizar a primeira celebração sobre o Dia Internacional do Ar Limpo para o Céu Azul. Participe!

  5. Acesso a medicamentos é privilégio de poucos

    O Fortalecimento da Assistência Farmacêutica na América Latina e o Acesso a Medicamentos foi a pauta da mesa da manhã de 4 de setembro, último dia de debates on-line realizados em comemoração ao aniversário de 66 anos da ENSP. Fruto de parceria entre a Vice-Direção da Escola de Governo em Saúde (VDEGS/ENSP) e o Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP), o debate alertou para as diversas dificuldades impostas ao acesso a medicamentos no contexto da pandemia. Confira!

  6. Aniversário da ENSP: desafios da Educação marcam primeiro dia de debates

    As comemorações do aniversário de 66 anos da ENSP iniciaram nesta terça-feira (1/9) com um debate on-line sobre a polêmica temática Volta às aulas, com base no olhar de alunos, professores e da própria Fiocruz. Na ocasião, foi feita, ainda, uma homenagem à Escola, com a participação de gestores da Fundação e representantes de associações. Confira tudo que aconteceu na manhã do primeiro dia de debates!
     

  7. ENSP celebra 66 anos com debates sobre desafios e caminhos da saúde em tempos de pandemia

    Ela nasceu em 1954, ancorada em um conceito amplo de saúde pública. De lá para cá, traçou uma jornada repleta de conquistas. A maior Escola de Saúde Pública da América do Sul vai completar 66 anos e celebrará essa longa trajetória com uma série de debates on-line. Na pauta, temáticas atuais, abordadas por palestrantes consagrados. Confira a programação e participe!

  8. Evento discutirá governança e estratégias políticas em resposta à covid-19

    O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP promoverá o webinar Governança e estratégias políticas em resposta a covid-19: atuação governamental em experiências internacionais – os casos da China, Alemanha e Espanha. A atividade, organizada pelo Observatório covid-19: Informação para Ação, contará com a participação das pesquisadoras do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola, Luciana Dias de Lima e Adelyne Mendes Pereira. O debate acontecerá no dia 8 de setembro, a partir das 14 horas, e será transmitido pelo canal da VideoSaúde no Youtube.

  9. ENSP celebra 66 anos com debates sobre desafios e caminhos da saúde em tempos de pandemia

    Ela nasceu em 1954, ancorada em um conceito amplo de saúde pública. De lá para cá, traçou uma jornada repleta de conquistas. A maior Escola de Saúde Pública da América do Sul vai completar 66 anos e celebrará essa longa trajetória com uma série de debates on-line. Na pauta, temáticas atuais, abordadas por palestrantes consagrados. Confira a programação e participe!

  10. ENSP debaterá saúde do trabalhador dos Agentes de Combates às Endemias em tempo de pandemia

    O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) realizará, na próxima quarta-feira, 26/8, às 18h, pelo Facebook do Cesteh a live Saúde e Trabalho dos Agentes de Combate às Endemias em tempos de pandemia: processo de adoecimento e morte causado pelo uso de agrotóxicos neurotóxicos e cancerígenos banidos em outros países, aprofundado por covid-19
    A atividade será transmitida na página do Facebook do Cesteh.