1. Roda de conversa on-line debate tabagismo e pandemia nesta terça-feira (7/7)

    Ampliar o acesso ao conhecimento científico e a informações de qualidade a partir do debate sobre temas de saúde pública em meio à pandemia do novo coronavírus. Com esse intuito, a Editora Fiocruz promove, nesta terça-feira (7/7), a roda de conversa on-line Tabagismo em Tempos de Pandemia. O debate integra a agenda cultural da 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias, evento promovido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). 

  2. Sessão virtual debaterá crises entremeadas no contexto da pandemia

    O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP promoverá mais uma sessão virtual sobre o novo coronavírus. O debate terá como tema o livro Crises entremeadas no contexto da pandemia - antecedentes, cenários e recomendações. O evento está marcado para 13 de julho, às 14 horas, via Plataforma Zoom, e contará com a participação dos organizadores do livro, Norma Valêncio e Celso Maran de Oliveira, pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e da pesquisadora do Cesteh/ENSP Simone Oliveira. 

  3. Movimento de Equidade Sustentável em Saúde será lançado nesta quinta-feira (2/7)

    Nesta quinta-feira (2/7), será lançado, às 9h, o Movimento de Equidade Sustentável em Saúde (Sustainable Health Equity Movement, em inglês), evento virtual que reúne redes e pessoas de todas as regiões, culturas e profissões em torno do princípio ético do direito universal à saúde. O encontro contará com a presença de gestores de organizações mundialmente reconhecidas, sendo um deles o ex-diretor da ENSP e coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss. Saiba como participar!
     

  4. Panorama da Covid-19 no Rio de Janeiro em debate na ENSP

    A próxima sessão virtual promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP debaterá o Panorama da Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. A sessão, marcada para o dia 7 de julho, às 14 horas, será transmitida via plataforma Zoom. A atividade contará com a participação do pesquisador da Fiocruz Raphael Guimarães e do pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Gabriel Borges. 

  5. ENSP debate direito à água e ao saneamento

    O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP (Ceensp) promoveu, no dia 9 de junho, o debate on-line intitulado Cooperação Gaema/MPRJ e Fiocruz para o Direito à Água e ao Saneamento. Coordenada pelo pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP Paulo Barrocas, a atividade contou com a presença da procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Rosani da Cunha Gomes, do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), José Alexandre Maximino Mota, e do pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), o engenheiro sanitarista Alexandre Pessoa Dias. Confira!

  6. Fiocruz debate APS no enfrentamento à covid-19 nesta quarta-feira (17/6)

    A Fiocruz promoverá, nesta quarta-feira (17/6), o seminário A APS no enfrentamento à covid-19: experiência da Fiocruz e os desafios para o fortalecimento do SUS. A atividade debaterá os desafios da APS no cenário pré-pandemia e as perspectivas e desafios para o pós-pandemia, além dos projetos estratégicos da instituição no âmbito da Atenção Primária à Saúde. O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal da VideoSaúde, no Youtube. O seminário contará com a participação do diretor da ENSP, Hermano Castro, e dos pesquisadores Lígia Giovanella, Gisele Odwyer e André Perissé.

  7. Sessão virtual debaterá catástrofe sanitária e psicossocial da Covid-19

    O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP promoverá mais uma sessão virtual sobre o novo coronavírus. Com o tema Covid-19, Catástrofe Sanitária e Psicossocial: um convite ao exercício da narratividade, o debate virtual está marcado para 15 de junho, às 14 horas, via Plataforma Zoom. A sessão contará com a participação das pesquisadoras da ENSP Marilene de Castilho Sá e Lilian Miranda e com a pesquisadora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Fernanda Canavêz. 

  8. Nesta sexta-feira, pesquisadoras da ENSP participam de debate sobre direito à água

    Nesta sexta-feira, às 18h, as pesquisadoras Adriana Sotero e Bianca Dieile, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca 9ENSP/Fiocruz), partitiparão de debate on-line sobre o "Direito à Água e Pandemia". As pesquisadoras pertencem ao Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental, cuja  missão é desenvolver ensino, pesquisa e prestação de serviços no campo do Saneamento, Saúde Ambiental e áreas afins, contribuindo para a melhoria contínua do quadro sanitário do país. O debate será realizado no canal do vereador Renato Cinco no Youtube.