1. Participe da Feira Agroecológica nesta quinta-feira (25/4)

    A próxima edição da Feira Agroecológica Josué de Castro acontecerá nesta quinta-feira, 25 de abril, das 9h às 14h, no espaço em frente à portaria da Leopoldo Bulhões, serão comercializados, como de costume, alimentos orgânicos, produzidos sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos ou mudanças genéticas, que evitam danos à saúde de quem os consome e à natureza.

  2. Inscrições abertas para premiação de experiências exitosas em atenção primária à saúde

    Estão abertas as inscrições para o Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal. Equipes de Saúde da Família, Coordenações de Atenção Básica regionais ou municipais, Secretarias Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde têm até o dia 15 de junho para indicar suas experiências exitosas. Para participar, é preciso preencher um formulário eletrônico disponível no edital. O Prêmio foi lançado em 5 de abril pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil, durante um evento para marcar o Dia Mundial da Saúde. 

  3. Dicas para um consumo adequado de ovos de Páscoa por crianças

    Um dos símbolos emblemáticos da Semana Santa são os ovos de chocolate, favoritos das crianças durante o domingo de Páscoa. Por esse motivo, a equipe da Coordenação Técnica de Nutrição do IFF/Fiocruz, deu suas recomendações em relação ao consumo de ovos de Páscoa por crianças.
    Meu filho pode comer chocolate? Em qual quantidade? Qual o melhor chocolate? são dúvidas comuns que os pais têm quanto aos ovos de Páscoa, e que as especialistas em nutrição do IFF/Fiocruz esclarecem. 

  4. Nota pela Democracia e Saúde, em defesa do SUS

    No dia 11 de abril de 2019 o governo federal publicou o Decreto No. 9.759 que extingue inúmeros colegiados da administração pública federal, excluindo a sociedade de participar das instâncias de formulação e gestão de importantes políticas sociais. Mesmo não tendo atingido órgãos do Sistema Único de Saúde, o princípio constitucional de “participação da comunidade” no SUS está gravemente ameaçado.

  5. I Seminário Brasileiro de Saúde Materno-Infantil e Poluentes Ambientais: inscrições abertas

    I Seminário Brasileiro de Saúde Materno-Infantil e Poluentes Ambientais é um evento com âmbito nacional e participação prevista de convidados internacionais, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do campo teórico e de pesquisas relacionado aos poluentes ambientais e seus impactos sobre a saúde das crianças desde a sua concepção.

  6. ENSP convida para CD Ampliado nesta quarta-feira (17/4)

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoverá reunião ampliada do Conselho Deliberativo nesta quarta-feira, 17 de abril. Na pauta estão Orçamento e a Política de integridade, riscos e controles internos da gestão Fiocruz. O CD Ampliado será coordenado pelo diretor da ENSP, Hermano Castro, e contará com a participação da Presidência da Fiocruz e do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc). A reunião é aberta a todos os interessados. 

  7. Conselho Deliberativo da Fiocruz divulga nota sobre situação da Ciência e Tecnologia no país

    O Conselho Deliberativo da Fiocruz, reunido em 5/4, vem se somar a outras entidades científicas e instituições para manifestar intensa preocupação com os cortes no Orçamento Federal, anunciados pelo Ministério da Economia no dia 29 de março. O contingenciamento de 42,27% do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), previsto pelo novo Decreto 9.741, coloca em risco real as ações necessárias ao enfrentamento dos problemas de saúde pública do país e de desenvolvimento da ciência e tecnologia para garantir a sustentabilidade do SUS.