1. Seminário temático debate saúde mental e trabalho no Rio Grande do Sul

    O Curso de Aperfeiçoamento em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana promoverá o Seminário Temático Saúde Mental e Trabalho no Rio Grande do Sul: abordagens e desafios. O evento é organizado pelo Cesteh/ENSP/Fiocruz, em parceria com o Cerest Região Centro. O seminário, marcado para o dia 27 de junho, às 9 horas, contará com a participação do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Alvaro Merlo, e da psicóloga do Cerest Vales, Patrícia Fagundes. A mesa será moderada pela pesquisadora do Cesteh, Letícia Masson.

  2. OMS oferece ferramenta e estabelece meta para acelerar ações contra resistência antimicrobiana

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou na terça-feira, 18 de junho, uma campanha global convocando os governos a adotarem um instrumento para reduzir a disseminação da resistência antimicrobiana, eventos adversos e custos. Denominada AWaRe, a ferramenta foi desenvolvida pela Lista de Medicamentos Essenciais da OMS para conter a resistência crescente e tornar o uso de antibióticos mais seguro e eficaz.

  3. Capes seleciona 65 projetos para França e Alemanha

    Em continuidade à política de internacionalização da educação superior brasileira, a Capes publicou, na terça-feira, 11/6, três novos editais de cooperação com instituições estrangeiras. As iniciativas preveem a concessão de bolsas de apoio a projetos realizados em conjunto com entidades alemãs, por meio do programa Probral, e francesas, por intermédio do Brafitec e do Cofecub.

  4. Censo de 2020: pesquisadores debatem sobre o corte

    O IBGE anunciou, no fim de maio, a redução do questionário do Censo 2020 - que passou de 112 questões planejadas para 78. Técnicos do próprio órgão discordaram da decisão e salientaram os sérios riscos que o corte pode trazer para o mapeamento de informações necessárias à formulação de políticas públicas. Com base nessa medida, o Icict/Fiocruz promoveu debate com pesquisadores de diversas áreas durante o evento "Censo 2020 e saúde – Importância para evidências científicas e políticas públicas", no começo de junho. 

  5. Atlas da Violência: relaxamento do Estatuto do Desarmamento implicará em mais mortes

    Em 2017 houve 65.602 homicídios no Brasil, o que equivale a uma taxa de aproximadamente 31,6 mortes para cada cem mil habitantes. Trata-se do maior nível histórico de letalidade violenta intencional no país. Os dados são do Atlas da Violência 2019, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

  6. ENSP/Fiocruz recebe ônibus da Justiça Itinerante nesta quarta-feira (12/6)

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) receberá, nesta quarta-feira, 12 de junho, o ônibus do programa Justiça Itinerante. A iniciativa é conduzida na Fiocruz pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP) e pela Coordenação de Cooperação Social. A parceira é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado recentemente entre a Fiocruz e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).