1. Domingo com ciência na Quinta

    Em comemoração aos Dias Nacionais da Ciência e do Pesquisador, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência realizará, no dia 7/7, o Domingo com ciência na Quinta. O evento tem como objetivo chamar a atenção da população e dos governantes para a importância da ciência no dia a dia e no desenvolvimento sustentável do país, com mais de 150 experimentos e exposições de muitas áreas científicas. A ENSP estará representada pela equipe do projeto Nascer no Brasil, que desenvolverá atividades voltadas para gestantes. Entre elas estão rodas de conversa, bate papo e exibição de vídeos sobre a temática do nascimento.

  2. Participe da consulta pública sobre reavaliação do ingrediente ativo do agrotóxico glifosato

    Até segunda-feira, 8 de julho, é possível participar da consulta pública 613/2019 da Anvisa, que trata da manutenção do ingrediente ativo glifosato em produtos agrotóxicos no país e das medidas decorrentes de sua reavaliação toxicológica. Desde 2008, o ingrediente ativo de agrotóxico glifosato está em revisão de registro na Anvisa, por conta de efeitos sobre a saúde das pessoas.

  3. Encontro da Abrasme: Cidadania e Saúde Mental em pauta

    Durante os dias 20 e 22 deste mês, foi realizado o 4º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) e sediado pela UFBA. Com o tema Racismo, desigualdades e injustiças sociais, a abertura, no Teatro Castro Alves, em Salvador, contou com a presença do diretor da ENSP, Hermano Castro, do coordenador do Laps/ENSP/Fiocruz, Paulo Amarante, da professora do Laps e membro da diretoria da Abrasme, Ana Paula Guljor, entre outros representantes de entidades a nível nacional.

  4. Brasil e Reino Unido iniciam cooperação na área de saúde pública

    O Brasil e o Reino Unido serão parceiros em uma cooperação técnica bilateral para o aprimoramento de ações na área de saúde pública. Direcionado a países em desenvolvimento, o programa Saúde Melhor é uma iniciativa de financiamento do governo britânico, cujo lançamento global aconteceu, em Londres, nesta segunda-feira, 24/6, com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

  5. Seminário temático debate saúde mental e trabalho no Rio Grande do Sul

    O Curso de Aperfeiçoamento em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana promoverá o Seminário Temático Saúde Mental e Trabalho no Rio Grande do Sul: abordagens e desafios. O evento é organizado pelo Cesteh/ENSP/Fiocruz, em parceria com o Cerest Região Centro. O seminário, marcado para o dia 27 de junho, às 9 horas, contará com a participação do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Alvaro Merlo, e da psicóloga do Cerest Vales, Patrícia Fagundes. A mesa será moderada pela pesquisadora do Cesteh, Letícia Masson.

  6. OMS oferece ferramenta e estabelece meta para acelerar ações contra resistência antimicrobiana

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou na terça-feira, 18 de junho, uma campanha global convocando os governos a adotarem um instrumento para reduzir a disseminação da resistência antimicrobiana, eventos adversos e custos. Denominada AWaRe, a ferramenta foi desenvolvida pela Lista de Medicamentos Essenciais da OMS para conter a resistência crescente e tornar o uso de antibióticos mais seguro e eficaz.