1. Classificação Internacional de Doenças aponta que burnout é um fenômeno ocupacional

    A síndrome de burnout está incluída na 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) como um fenômeno ocupacional. Não é classificada como uma condição de saúde. É descrita no capítulo "Fatores que influenciam o estado de saúde ou o contato com os serviços de saúde", que inclui razões pelas quais as pessoas entram em contato com serviços de saúde, mas que não são classificadas como doenças ou condições de saúde.

  2. Congresso discutirá segurança do paciente e políticas públicas

    A Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente realiza seu I Congresso, com o tema Segurança do Paciente como direito: reduzir riscos com a contribuição de todos. O encontro acontece no Rio de Janeiro, nos dias 5, 6 e 7 de junho. O evento é presidido por Victor Grabois, pesquisador da ENSP e coordenador executivo do Proqualis - Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente, um programa institucional do Icict/Fiocruz. 

  3. Vacinação contra gripe será estendida para toda população

    A partir desta segunda-feira (3/6), toda a população terá oportunidade de se vacinar contra a gripe enquanto durarem os estoques da vacina. Ou seja, quem não faz parte do público-prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza também pode procurar a unidade de saúde mais próxima para se vacinar. Essa é a recomendação do Ministério da Saúde já enviada aos estados e municípios. 

  4. Anvisa abre consulta pública sobre o uso do glifosato no Brasil

    Está aberta, até 6 de junho, Consulta Pública 613/2019 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que trata da manutenção do ingrediente ativo glifosato em produtos agrotóxicos no país e das medidas decorrentes de sua reavaliação toxicológica. Desde 2008 o ingrediente ativo de agrotóxico glifosato está em revisão de registro na Anvisa por conta de efeitos sobre a saúde das pessoas.

  5. Margareth Dalcolmo discute complexidade da rotina médica

    Em sua 56ª edição, o Projeto Humanidades na Saúde realizou debate acerca do livro O Médico Doente, de Dráuzio Varella. O evento propôs reflexões com médicos, gestores e diretores da área da Saúde sobre temas considerados polêmicos e grandes divisores de opiniões no meio da ciência. A pesquisadora da ENSP/Fiocruz, Margareth Dalcolmo, foi uma das palestrantes.

  6. STF confirma proibição de trabalho insalubre de gestantes e lactantes

    Na quarta-feira, 29 de maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional o trecho da reforma trabalhista que abriu a possibilidade de gestantes e lactantes trabalharem em atividades insalubres. Por 10 votos a 1, a Corte confirmou liminar proferida em maio pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, suspendendo a norma. Com a decisão, segundo Moraes, fica valendo a regra anterior.

  7. Dia Mundial Sem Tabaco: Fiocruz discute resultados de inquéritos sobre prevalência do tabagismo

    Segundo o Vigitel - Brasil 2017, no conjunto de 27 cidades, a frequência de adultos fumantes foi de 10,1%, sendo maior no sexo masculino (13,2%) que no feminino (7,5%). Os dados estarão presentes na apresentação “Achados sobre uso de tabaco com base em inquéritos populacionais nacionais”, a serem apresentados pelo pesquisador Francisco Inácio Bastos durante evento comemorativo ao Dia Mundial Sem Tabaco, em 30 de maio, às 10h, no auditório do Icict/Fiocruz.

  8. Nota Abrasco em apoio aos pesquisadores da Fiocruz

    A Abrasco manifesta a sua solidariedade com a equipe de pesquisadores da Fiocruz responsável pelo 3° Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira. Pesquisadores de diversas áreas do conhecimento científico, gestores do Sistema Único de Saúde e profissionais da saúde de nosso país reconhecem a contribuição da área da Saúde Coletiva para a identificação e dimensionamento dos problemas de saúde da população brasileira.