1. MSF Scientific Days Latin America acontecerá na ENSP em 28/8

    Para debater a saúde sexual e reprodutiva com foco em homens e meninos, a ENSP vai receber a organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), em 28 de agosto, para a conferência MSF Scientific Days Latin America. O dia de atividades engloba três mesas de debates com a presença de profissionais de saúde, trabalhadores humanitários, acadêmicos e líderes da comunidade científica do Brasil, Bolívia, México, Líbano, África do Sul e Moçambique, que apresentarão painéis, estudos de caso e pesquisas publicadas, além de trocar experiências com os participantes tanto da atividade acadêmica como da atuação clínica. O encontro será de 8h30 as 17h, com inscrições gratuitas e limitadas, no auditório da ENSP.

  2. SBPC lança abaixo-assinado em defesa do CNPq

    A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), juntamente com outras 65 entidades científicas e acadêmicas, lançou em 13 de agosto uma petição on-line em defesa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). O abaixo-assinado alerta para a situação crítica em que se encontra a agência, em risco iminente de cortar o financiamento das bolsas de estudos de mais de 80 mil pesquisadores em todo o país e no exterior. Confira o texto e assine. 

  3. Dados preliminares da OMS apontam que casos de sarampo em 2019 quase triplicaram em relação ao ano passado

    Surtos de sarampo continuam a se espalhar rapidamente pelo mundo, de acordo com os últimos relatórios preliminares fornecidos à Organização Mundial da Saúde (OMS), com milhões de pessoas em risco de contrair a doença. Os casos de sarampo notificados nos primeiros seis meses de 2019 são os mais elevados desde 2006, com surtos sobrecarregando sistemas de saúde e levando a doenças graves, incapacidades e mortes em muitas partes do mundo. A quantidade é quase três vezes maior do que a registrada no mesmo período do ano passado.

  4. A universalidade está garantida?

    Neste Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, pesquisadores da ENSP debatem tal tema durante a 16º Conferência Nacional da Saúde, que acontece em Brasília, até 7/8. O Dia Nacional foi instituído como uma homenagem ao grande médico sanitarista e patrono da Fundação, Oswaldo Cruz. Em tempos de austeridade, subfinanciamento e desfinanciamento da saúde, a data promove uma necessária reflexão não somente aos cuidados individuais com a saúde, mas especialmente frente à atual conjuntura brasileira de desmonte e perdas de direitos.

  5. Plataforma permite acesso a microdados dos censos demográficos

    O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela Fapesp, lançou a plataforma DataCEM, que disponibiliza microdados dos Censos Demográficos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 1960 e 2010. Segundo o CEM, a plataforma reduz custos de pesquisadores no tratamento de dados censitários. Ao disponibilizar os microdados do Censo, o DataCEM permite ao pesquisador produzir suas próprias tabelas.

  6. Rio de Janeiro: Quinta da Boa Vista reúne milhares para comemorar o Dia Nacional da Ciência

    "Foi uma atividade gratificante; saímos satisfeitas, pois o evento cumpriu seu objetivo: divulgar a ciência", disse a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Silvana Granado sobre o encontro Domingo com ciência na Quinta, que reuniu mais de 4 mil pessoas em diferentes atividades. Silvana, junto com a equipe do projeto da ENSP 'Nascer no Brasil', representou a Escola no encontro.