1. Iniciativas de comunicação e movimentos sociais informam população das favelas e periferia sobre Covid-19

    Movimentos sociais publicam materiais informativos e se organizam para orientar e ajudar população mais vulnerável. Avanço do vírus nas favelas cariocas já preocupa especialistas. Campanhas e materiais didáticos voltados a esse público coemçam a ser desenvolvidos, e participação da comunidade é importante para abordagem comunicacional mais eficaz, dizem especialistas. 

  2. Aula on-line destacará atuação dos profissionais de saúde durante a pandemia de Covid-19

    A Área de Política, Planejamento, Gestão e Cuidado em Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz, promove, nesta quarta-feira (8/4), a aula on-line Profissionais de Saúde e Covid-19. A sessão virtual está marcada para as 10h, na plataforma Zoom, e receberá a pesquisadora Maria Helena Machado, especialista em Gestão do Trabalho em Saúde. Recentemente, a pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde publicou artigo sobre essencialidade dos profissionais num cenário de crise sanitária. O texto destaca a vocação e missão desses profissionais para atenção à saúde da população. “O enfrentamento da crise sanitária com o novo Covid-19, em nosso país, tem sido possível por conta exatamente do SUS e de seus trabalhadores".

  3. ENSP apoia sindicato dos petroleiros frente à pandemia da Covid-19

    Apesar de pouco falado, os petroleiros se enquadram em serviços essenciais. Na intenção de obter alguns esclarecimentos sobre seus direitos neste momento de pandemia, o Sindicato dos Petroleiros do Rio (Sindipetro) procurou auxílio do grupo do Centro de Saúde e Estudos do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) para sanar as eventuais dúvidas que surgem diante das imposições feitas por parte dos empregadores, frente à Covid-19.

  4. Presidentes da Abrasco, SBB, SBMT e Sobrasp enviam carta ao Ministro da Saúde sobre o risco de disseminação da Covid-19 nas unidades básicas de saúde

    Em carta enviada ao Ministro da Saúde, os presidentes da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB); da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), e da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), com o apoio de especialistas envolvidos nos diversos aspectos do enfrentamento à pandemia, reconhecem a importância do Manual de Manejo Clínico da Covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde e suas revisões. No entanto, se mantêm preocupados com o elevado risco de disseminação do vírus nos serviços básicos de saúde. A experiência de outros países tem mostrado que minimizar o contato presencial entre profissionais de saúde e usuários com síndrome respiratória aguda grave, bem como evitar aglomeração de pessoas nestas unidades, é crucial para impedir a propagação do vírus, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde sobre a organização da atenção à Covid-19.

  5. Como a saúde pode ser o grande motor da recuperação econômica do país

    O professor da ENSP e coordenador das Ações de Prospecção da Fiocruz, Carlos Gadelha, em entrevista ao Portal GGN, conta como foi montado o programa de articulação de todas as áreas do governo em torno do complexo da saúde. Ela fala ainda sobre a importância de ressuscitar o conceito de saúde universal e da possibilidade do complexo da saúde se transformar na grande alavanca para a próxima etapa do desenvolvimento nacional.

  6. Universidade da Bahia promove seminário virtual sobre os desafios do enfrentamento ao coronavírus

    O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) irá realizar uma série de seminários virtuais intitulados ISC em casa. O primeiro encontro tratará dos Desafios para o enfrentamento da Covid-19 no Brasil, marcado para as 10h, e terá como palestrantes a diretora do ISC, Isabela Cardoso, o pesquisador da Fiocruz e membro do Conselho Consultivo do Cebes, José Noronha, e o professor do Instituto de Saúde Coletiva, Jairnilson Paim. As palestras serão transmitidas no canal do ISC, no youtube. Acompanhe. 

     

  7. Faperj anuncia liberação de R$30 milhões para pesquisa sobre Covid-19

    A Faperj anunciou o lançamento de chamada emergencial destinada apoiar a pesquisa de Covid-19. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a Fundação. Poderão participar instituições de Ensino, Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro, startups e micro, pequenas e médias empresas. Intitulada Ação Emergencial Projetos para Combater os Efeitos da Covid-19 – Parceria Faperj/SES – 2020, a iniciativa lança simultaneamente (no mesmo documento), três chamadas: Apoio à Rede de Pesquisa em Vírus Emergentes e Reemergentes (Chamada A); Apoio a Projetos já concedidos e contratados em Editais da Faperj (Chamada B): e Apoio a Projetos em rede a serem financiados com recursos da Faperj em parceria com a SES (Chamada C). No total, serão disponibilizados R$30 milhões para os projetos aprovados.

  8. DataSUS lança plataforma de monitoramento dos casos de Covid-19

    O DataSUS, Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, lançou uma plataforma na qual é possível ficar informado sobre os casos de coronavírus em todo o Brasil. No site é possível checar a quantidade de casos confirmados, número de óbitos, taxa de letalidade, casos por região, dia, estado, semana epidemiológica e acumulados.