1. Morre Szachna Eliasz Cynamon, fundador do DSSA/ENSP

    Morreu neste domingo (10/06), aos 82 anos, o professor e pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP (DSSA/ENSP/Fiocruz) e criador do Programa Universidade Aberta, Szachna Eliasz Cynamon. Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1969), fundou o DSSA/ENSP e foi idealizador da primeira patente tecnológica internacional da Fiocruz, em 1996.

  2. Fundos ampliam poder do Brasil nas negociações internacionais de clima

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na sexta-feira (01/08), no Rio de Janeiro, que a criação do Fundo Amazônia e o encaminhamento, ao Congresso Nacional, do Projeto de Lei que cria o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, possibilitarão ao Brasil fazer as coisas direito e transitar em fóruns internacionais de cabeça erguida e com a sensação do dever cumprido.

  3. ENSP e SESDEC/RJ elaboram projeto de colaboração sistêmica e permanente

    Uma reunião realizada na terça-feira (23/01), com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (SESDEC/RJ) subsecretária-geral, Monique Zita dos Santos Fazzi; subsecretárias de Atenção à Saúde, Kátia Machado da Motta, e de Desenvolvimento de Sistemas de Saúde, Anamaria Carvalho Schneider; e assessores do secretário Sérgio Côrtes e da ENSP Rosana Kuschnir, coordenadora do projeto; Pedro Barbosa, vice-diretor, e Francisco Braga, pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps) , deu continuidade às discussões sobre a forma de operacionalizar a proposta básica do Termo de Cooperação entre as duas instituições. A partir de um Termo de Cooperação mais geral, serão delineados campos de cooperação e desenvolvidos projetos mais específicos.

  4. OMS recebe sugestões pela internet para atualizar relação de doenças

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) abriu espaço na Internet sobre seu projeto de revisão da Classificação Internacional de Doenças (CIE), com a intenção de que, pela primeira vez, qualquer interessado possa participar e apresentar suas opiniões. Qualquer interessado pode acessar o ICD - Update and Revision Platform e se registrar para oferecer sua colaboração, com as correspondentes argumentações e provas, através de um formato semelhante à famosa enciclopédia virtual Wikipedia.

  5. Campanha contra rubéola será modelo para outros países

    Seis observadores e consultores internacionais do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) desembarcaram, nesta segunda-feira (01/09), no Brasil, para acompanhar e conhecer a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Rubéola, desenvolvida pelo governo brasileiro, e que pretende imunizar 70 milhões de pessoas.