1. Ministro da Saúde defende projeto de Fundações Estatais em artigo do Estadão

    Em artigo publicado na edição deste sábado (30/06), no jornal O Estado de S. Paulo, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defende o projeto de Fundações Estatais como estratégia para Novos Modelos Públicos de Gestão Hospitalar. Temporão destaca que o modelo disporá de autonomias reguladas nas áreas de gestão de recursos humanos, que passa ao regime da CLT com manutenção de concurso público, e também para as compras e contratos, patrimonial, orçamentária e contábil. A sua configuração mantém as autonomias já típicas das empresas públicas ressalvando, pela natureza fundacional, a sua condição para atuação exclusiva em áreas de natureza social, tais como a saúde, educação, ciência e tecnologia, desporto, cultura e turismo, dentre outras.

  2. Saúde debate Regulamento Sanitário Internacional em Brasília

    A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) realizam em Brasília, de 28 a 30 de agosto, um debate sobre o Regulamento Sanitário Internacional (RSI), instrumento adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 1951, para garantir a máxima segurança contra a disseminação de doenças. O encontro reunirá os principais representantes de saúde pública da América do Sul.

  3. OMS publica relatório sobre controle do tabaco no mundo

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, no dia 7 de fevereiro, um relatório com dados mundiais sobre o controle de tabaco. Segundo o relatório, embora tenham sido registrados inúmeros progressos, não há um único país que implemente plenamente todas as principais medidas de controle do tabaco preconizadas pela organização. O documento também traça uma diretriz que os governos devem adotar para evitar dezenas de milhões de mortes prematuras até meados do século.

  4. Teste rápido de HIV chega a universidades de todo o país

    Estudantes e professores de 41 universidades de todo o Brasil poderão fazer teste rápido de HIV sem sair das instituições de ensino. O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de DST e Aids, levará o estande do Fique Sabendo estratégia de mobilização para estimular a realização do exame a todas as cidades por onde a Caravana da União Nacional dos Estudantes (UNE) passará, até novembro. O início das atividades será nesta quinta-feira (14/08), na universidade carioca Estácio de Sá (campus Rebouças), a partir das 8h.

  5. ENSP gerencia fundo global na luta contra tuberculose

    Uma parceria firmada entre a ENSP/Fiocruz, a Fiotec e a FAP receberá investimentos, pelos próximos cinco anos, de US$ 27 milhões provenientes do Fundo Global de Luta contra a Aids, Tuberculose e Malária, para desenvolver um projeto que prevê a ampliação de ações de controle da tuberculose e a expansão da estratégia de tratamento da doença no Brasil.

  6. Capes disponibiliza declaração de rendimentos

    Tendo em vista a abertura do prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/Mec) coloca à disposição de seus bolsistas e ex-bolsistas, as declarações de rendimentos.

  7. Inca divulga pesquisa que verifica a concepção da população brasileira sobre o câncer

    Dados de uma pesquisa que visa a verificar a concepção da população brasileira sobre o câncer, as formas de prevenção, detecção precoce e tratamento da doença serão lançados na próxima sexta-feira, 25 de maio, às 9h. O lançamento faz parte do início das comemorações dos 70 anos do INCA, Instituto Nacional de Câncer. A solenidade de Abertura, realizada logo em seguida, contará com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

  8. Campanha Contra o Abuso de Álcool permanece no ar até 15/01

    A campanha publicitária contra o abuso de álcool nas festas de fim de ano tem caráter educativo: prevenir e promover a saúde e lembrar que bebida e direção não combinam. A divulgação da campanha do Ministério da Saúde, que começou no dia 20 de dezembro, vai até o dia 15 de janeiro, com mensagens pela televisão, rádio, jornais e revistas, internet e cinema. A campanha é uma ação da Política Nacional sobre Bebidas Alcoólicas, lançada em maio desse ano, e traz dois os slogans: Não esqueça que você faz falta para a sua família. Se beber, não dirija e Não esqueça que você faz falta para seus amigos. Não exagere na bebida. Veja o material da campanha no portal do Ministério da Saúde.

  9. Ministro do meio ambiente defende alternativas econômicas sustentáveis na Amazônia

    O ministro Carlos Minc disse na quarta-feira (10/09) que está temeroso com uma possível aceleração no ritmo do desmatamento da Amazônia, especialmente em função do período de campanha eleitoral e da seca, que chega ao ápice na Região. Durante debate sobre "Políticas Públicas e o Futuro da Amazônia", promovido nesta quarta-feira (10/09) pela CNBB, Minc disse que está monitorando de perto a situação na floresta e ficou impressionado com a quantidade de focos de incêndio que viu durante sobrevôo que fez para uma fiscalização no Mato Grosso, na última terça-feira (9/09).