1. Campanha Contra o Abuso de Álcool permanece no ar até 15/01

    A campanha publicitária contra o abuso de álcool nas festas de fim de ano tem caráter educativo: prevenir e promover a saúde e lembrar que bebida e direção não combinam. A divulgação da campanha do Ministério da Saúde, que começou no dia 20 de dezembro, vai até o dia 15 de janeiro, com mensagens pela televisão, rádio, jornais e revistas, internet e cinema. A campanha é uma ação da Política Nacional sobre Bebidas Alcoólicas, lançada em maio desse ano, e traz dois os slogans: Não esqueça que você faz falta para a sua família. Se beber, não dirija e Não esqueça que você faz falta para seus amigos. Não exagere na bebida. Veja o material da campanha no portal do Ministério da Saúde.

  2. DST/Aids: campanha de prevenção no carnaval tem foco nas mulheres jovens

    O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou, no domingo (27/01), no Rio de Janeiro (RJ), a campanha de prevenção à aids para o carnaval 2008. Com foco na população jovem, especialmente as mulheres, a campanha tem como slogan Bom de cama é quem usa camisinha. Este ano, a ação traz uma novidade: 100 mil tatuagens temporárias, com a inscrição Tenho atitude. Uso camisinha, que serão distribuídas no Rio de Janeiro, em Recife/Olinda e em Salvador. Nessas cidades, também serão distribuídas 100 mil bandanas, com a mesma frase.

  3. Prazo para solicitação de bolsas Pró-Gestão é ampliado

    O prazo para solicitação de bolsas do Programa de Fortalecimento e Apoio ao Desenvolvimento Institucional e Gestão em C&T (Pró-gestão/Convênio Fiocruz/Faperj) foi ampliado pela Coordenação do Convênio na VPDIGT. O Edital e demais documentos poderão ser acessados na Intranet ENSP e na Intranet da Fiocruz. Todas as solicitações deverão ser submetidas à avaliação de Comitê interno para análise prévia dos projetos, emissão de parecer e assinatura do Diretor da Unidade para posterior encaminhamento a VPDIGT até 1/06.

  4. Fundações estatais: tema será discutido no Congresso do Conasems

    Fundações Estatais: novo modelo de gestão e Judicialização da Saúde: pontos e contrapontos serão os temas das duas oficinas que antecedem o XXIII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde a ser realizado de 27 a 30 de junho de 2007, em Joinville (SC). Opesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP) Pedro Barbosa participará da discussão sobre as fundações estatais como debatedor.

  5. Núcleo de Biossegurança da Fiocruz: parceria com a ENSP

    A preocupação com a contenção de riscos nas atividades laboratoriais, assistenciais e de serviços em saúde fez com que, ao longo do tempo, várias Unidades da Fiocruz desenvolvessem projetos na área de Biossegurança. A reunião dessas inúmeras iniciativas deu origem ao Núcleo de Biossegurança (NuBio/Fiocruz), cujo objetivo é planejar e racionalizar essas atividades a fim de aprimorar os processos científicos e controlar a execução dos fatores de segurança do pesquisador, de seu objeto de investigação e do ambiente. Ligado à Vice-Presidência de Serviços de Referência e Ambiente (VPSRA/Fiocruz), o NuBio passou a funcionar no Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA) da ENSP em fevereiro de 2007, sob a coordenação de Telma Abdalla de Oliveira Cardoso e com uma equipe de 15 colaboradores vindos de diversas Unidades da Fundação. O NuBio também atua como instância executora das políticas propostas pela Comissão Técnica de Biossegurança (CTBio) da Fiocruz.

  6. Saúde debate Regulamento Sanitário Internacional em Brasília

    A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) realizam em Brasília, de 28 a 30 de agosto, um debate sobre o Regulamento Sanitário Internacional (RSI), instrumento adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 1951, para garantir a máxima segurança contra a disseminação de doenças. O encontro reunirá os principais representantes de saúde pública da América do Sul.

  7. Censo do CNPq de grupos de pesquisa termina em 30/11

    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) realiza até 30 de novembro o sétimo censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP). Realizado a cada dois anos, o censo é importante para fazer um levantamento dos Grupos de Pesquisa (GPs) do país. A informação é do CNPq.

  8. ENSP gerencia fundo global na luta contra tuberculose

    Uma parceria firmada entre a ENSP/Fiocruz, a Fiotec e a FAP receberá investimentos, pelos próximos cinco anos, de US$ 27 milhões provenientes do Fundo Global de Luta contra a Aids, Tuberculose e Malária, para desenvolver um projeto que prevê a ampliação de ações de controle da tuberculose e a expansão da estratégia de tratamento da doença no Brasil.

  9. Inca divulga pesquisa que verifica a concepção da população brasileira sobre o câncer

    Dados de uma pesquisa que visa a verificar a concepção da população brasileira sobre o câncer, as formas de prevenção, detecção precoce e tratamento da doença serão lançados na próxima sexta-feira, 25 de maio, às 9h. O lançamento faz parte do início das comemorações dos 70 anos do INCA, Instituto Nacional de Câncer. A solenidade de Abertura, realizada logo em seguida, contará com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.