1. Projeto de fundações estatais é encaminhado ao Congresso Nacional

    O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional, nesta quarta-feira (11/07), o Projeto de Lei Complementar propondo a criação de uma nova figura jurídica, no que diz respeito à administração pública. Trata-se de fundações públicas de direito privado, também chamadas de fundações estatais. O texto elaborado pelo Ministério do Planejamento, com amplo apoio e colaboração do Ministério da Saúde, foi aprovado ontem pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

  2. ISEqH busca sede para Conferência Internacional em 2008

    A Sociedade Internacional pela Eqüidade em Saúde (do inglês, ISEqH), sediada na Universidade de Toronto (Canadá), solicita que as instituições interessadas em organizar a 5ª Conferência Internacional de Eqüidade em Saúde, a ser realizada em 2008, formalizem por escrito o seu interesse junto à Sociedade (ver instruções em anexo).

  3. Capes disponibiliza declaração de rendimentos

    Tendo em vista a abertura do prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/Mec) coloca à disposição de seus bolsistas e ex-bolsistas, as declarações de rendimentos.

  4. ENSP articula política de inovação industrial para saúde

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, através do Grupo de Estudos sobre o Complexo Industrial e Inovação em Saúde (GIS), junto com outras duas instituições (Instituto de Economia da Unicamp e Instituto de Economia da UFRJ), está responsável pela definição da política nacional de desenvolvimento industrial em saúde para o país, como forma de subsidiar o Ministério da Saúde em uma de suas maiores prioridades: a criação de um complexo industrial. O GIS é coordenado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pesquisador licenciado da ENSP, e Carlos Gadelha, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz e também pesquisador da ENSP.

  5. Rio de Janeiro promove Semana Estadual de Saúde Vascular

    De 8 a 11 de outubro, será comemorada a III Semana Estadual de Saúde Vascular do Rio de Janeiro. Como o objetivo da iniciativa é prevenir, controlar e diagnosticar doenças vasculares, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Regional Rio (SBACV-RJ), escolheu para este ano o tema Pé Diabético e irá promover uma série de atividades gratuitas pelo estado.

  6. Sábado (20/10) é Dia Nacional de Combate à Sífilis

    A Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis (SBDST) e as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde realizam, nesta semana, atividades para marcar o Dia Nacional de Combate à Sífilis (20/10). Com as ações pretende-se ampliar o debate na sociedade, reduzir o estigma e contribuir para ações de eliminação da sífilis congênita (transmitida da mãe para o bebê) no Brasil. Serão realizados simpósios, palestras, seminários, distribuição de folhetos e atividades educativas em vários locais.

  7. Prorrogado prazo de inscrição para o concurso da ANS

    O prazo de inscrição para o concurso da ANS, que se encerraria na quarta-feira (31/01), foi prorrogado até às 20h desta quinta-feira (1/02), pela internet, ou até sexta-feira (2/02) nas agências credenciadas da Caixa Econômica. O Edital 04, publicado em 29 de janeiro, também amplia o número de vagas para deficientes. Leia os editais em anexo.